Ir para o conteúdo
perez

Controlar lampadas 220v

Mensagens Recomendadas

perez

Boas,

Tenho duas torres com 3 lâmpadas de halogéneo cada.

Gostava de as pôr a acender alternadamente para fazer uma espécie de "light show".

Eu sei que é possível controlar 220v com 9v mas por incrível que pareça não consigo encontrar nada --'

Alguém me pode indicar um site ou um esquema que eu possa pegar para fazer o que quero?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Electrónica não é a minha especialidade, mas pressuponho que vás precisar de 3 circuitos diferentes.

Com relés deves conseguir fazer isso, mas penso que precisarias de vários circuitos.

(Já agora, vê este tópico: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/62003-raspberry-algumas-questoes/ )

Obrigado pela resposta.

Apesar de não ter encontrado exactamente o que queria o espírito thinkerer fez-me pesquisar projectos que relacionassem voltagens baixas com voltagens altas e acabei por ter uma ideia que acho que vai funcionar, só falta agora fazer o "projecto" e passar para o hardware.

Como tenho arduino e é bastante fácil de programar e de controlar uma relay com ele, estou a pensar em comprar o chip atmega328 (chip do arduino), usar a placa que tenho para o programar e depois uso apenas o chip em stand-alone.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TGPTIAlves

Boas,

então é assim, o mais fácil é comprares um microcontrolador (por exemplo um Arduino) e pores isso a piscar. Nota que só precisas de um relé e de um microcontrolador para os piscares a todos. Isto naõ tenho a certeza, mas li algures que os relés estragam-se relativamente rápido devido a comutações rápidas (como seria esse o caso), por isso, em alternativa terias de ir para um TRIAC, coisa que nunca usei, mas o esquema é mais ou menos o mesmo que um relé. Outra coisa que tens de ter em conta é que com um relé tens limitações na frequência de "pisco" das tuas lâmpadas. Com o Relé, colocavas as três lâmpadas em paralelo e estava safo, com o TRIAC acho que podes fazer o mesmo mas tens de ter em atenção com a corrente que as lâmpadas vão precisar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Boas,

então é assim, o mais fácil é comprares um microcontrolador (por exemplo um Arduino) e pores isso a piscar. Nota que só precisas de um relé e de um microcontrolador para os piscares a todos. Isto naõ tenho a certeza, mas li algures que os relés estragam-se relativamente rápido devido a comutações rápidas (como seria esse o caso), por isso, em alternativa terias de ir para um TRIAC, coisa que nunca usei, mas o esquema é mais ou menos o mesmo que um relé. Outra coisa que tens de ter em conta é que com um relé tens limitações na frequência de "pisco" das tuas lâmpadas. Com o Relé, colocavas as três lâmpadas em paralelo e estava safo, com o TRIAC acho que podes fazer o mesmo mas tens de ter em atenção com a corrente que as lâmpadas vão precisar.

foi exactamente isso que pensei.

arduino já tenho, já mandei vir uma relé para testes, exactamente por causa disso da frequência de mudança de estado da rele.

estive a ver esse triac e também me parece uma solução plausível. mas como já mandei vir uma relé, vou experimentar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Se não percebes muito de electricidade, em vez de TRIAC, pesquisa por relé de estado sólido, ou solid state relay.

O TRIAC não se liga directamente (de forma segura) ao TRIAC e o trabalho que dá criar o circuito à volta do triac faz valer a pena comprar a solução já feita. Que é o tal relé de estado sólido.

Existem uns poucos que funcionam com 5V, para poderes usar com o Arduino.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Se não percebes muito de electricidade, em vez de TRIAC, pesquisa por relé de estado sólido, ou solid state relay.

O TRIAC não se liga directamente (de forma segura) ao TRIAC e o trabalho que dá criar o circuito à volta do triac faz valer a pena comprar a solução já feita. Que é o tal relé de estado sólido.

Existem uns poucos que funcionam com 5V, para poderes usar com o Arduino.

Mas pelo que estive a pesquisar uma relé normal vai servir bem, eu também não quero strobes malucos, quero apenas que vá alternando entre as várias lâmpadas, por isso acho que nem vou precisar de usar essa solução, mas de qualquer maneira obrigado pela dica, nunca se sabe.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NEDM64

Estás a tentar resolver muitos problemas de uma só vez ;)

É assim, o arduino sozinho não consegue ligar e desligar um relé, porque os seus pinos não têm a corrente (mA) necessária para o ligar, mesmo que seja um relê de 5V, é preciso um transístor para fazer o drive.

Além disso, sempre que desligas o relê, vem de volta uma corrente que pode danificar o arduino ou o transístor... é necessário um díodo de protecção.

O que precisas é de um circuito que faça o drive do relê a partir do arduino, fácilmente encontras o projeto na net:

IO-PIC16F84-RELAY.GIF

Quanto á frequência, os reles, realmente, não aguentam com muita frequência, mas têm a vantagem do circuito das lâmpadas, neste caso, ficar 100% isolado do arduino.

O díodo pode ser da série 1N400x, muito comum, muito fácil de encontrar, o transístor pode ser um qualquer "general purpose" como o ubíquo 2N7000, também conhecido por BS170, mas há outros idênticos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Eu comprei um módulo com dois relés para o Arduino no eBay a semana passado por 3,6£. Por esse preco, não acho que valha a pena fazeres tu montagens.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

@bubulindo, obrigado pela dica, é mesmo isso que eu vou fazer, encontrei mesmo o que queria fazer quase pelo mesmo preço de uma só relé numa loja de cá.

@NEDM64, obrigado pela informação!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.