Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

xDarkLink

Raspberry - Algumas Questões

Mensagens Recomendadas

xDarkLink

Bom dia pessoal, tenho algumas dúvidas que gostaria que me tentassem esclarecer.

São apenas algumas questões baseadas com a possível utilização do raspberry, sendo elas.

1) É possível com o raspberry desligar/ligar uma certa tomada?

Exemplo concreto: Imaginem um sistema de som ligado à noite, reproduzindo áudio, chegando a uma certa hora da madrugada desligar-se de forma a poupar electricidade.

2) É possível com o raspberry desligar/ligar múltiplos interruptores? talvez com controladores wi-fi em cada interruptor que comunicassem depois com o raspberry?

Exemplo concreto, neste caso óbvio: Controlar uma ou várias lâmpadas sem ter que me levantar.

Obrigado desde já por este espaço,

Mário.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Penso que aquilo que precisas é de um relé.

Há alguma documentação sobre o assunto (e.g. 1, 2), mas normalmente é para controlar circuitos de 5V ou assim. Controlar uma ligação de 230V penso que já é algo que requer um pouco mais de cuidado...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
xDarkLink

É fantástico chegar aqui e passado uma hora ter uma resposta tão completa como a tua, era mesma esta informação que andava a procura para poder investigar :)

Mais uma vez obrigado a ti e ao fórum, muito conteúdo e conhecimento se partilha aqui ;)

Só uma questão muito rápida antes de me debruçar sobre toda a informação:

Esses microcontroladores para colocar no circuito de cada lâmpada funciona sem fios certo? porque a ideia era para várias lâmpadas e ter apenas um Raspberry central a controlar :)

Obrigado mais uma vez Rui !

Muito agradecido,

Mário.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não sei se há dispositivos do género sem fios, mas duvido que compense em termos monetários... Devem ficar mais caros do que usando um RPi em cada local.

Também era capaz de ser boa ideia estudares alternativas como o Arduino, que também te deve permitir algumas poupanças.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
xDarkLink

Okay então já percebi, irei pesquisar o mercado e ler toda a documentação que forneceste quando chegar a casa.

Obrigado mais uma vez ;)

Editado por xDarkLink

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Há protocolos feitos propositadamente para isto, já com lâmpadas, tomadas e interruptores prontos a funcionar. É o caso do X10 (informação na Wikipedia, loja com tralha variada).

Podes perfeitamente usar um rPI, ou até mesmo um Arduino, para controlar parte ou todo o sistema.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Desculpa estragar o tópico, mas pelas questões que colocaste, não acho muito seguro que te metas num projecto destes individualmente. 230V são perigosos, podem matar, causar incêndios e estragar imenso hardware (e não me refiro só à raspberry pi).

A Rpi é muito chata de fazer interface por causa das tensões a que funciona. Ligar um relé directamente a uma Rpi é impossível, por exemplo.

Daí que a melhor aposta é um interface rádio... existem várias opcões, mas as mais comuns são a XBee (simples de usar) e a outra é usando uns módulos chamados nRF24L01 (super baratos no eBay, comparativamente à XBee). Claro que estes últimos não são tão simples de usar.

Do outro lado do interface rádio, podes usar um Arduino ou um chip usado nesse Arduino (para ser mais barato) e já que funciona a 5V as hipóteses de ligar lá um relé aumentam consideravelmente, no entanto, terás de construir o hardware por ti próprio já que não há nada disto já feito.

Procura por Solid State Relays.

O maior problema é mesmo alimentar estes circuitos que vão actuar as tomadas. Como tencionas alimentar os circuitos que vão comutar a tomada e comunicam por rádio com o Arduino? Com um carregador de telemóvel? Ou seja, usas uma tomada por cada uma que vais controlar?

Seja como for, não recomendo que te metas nisto sozinho. Não estou a ser um velho do Restelo, acho que as pessoas devem aproveitar esta onda do Arduino e fazer o máximo de projectos que conseguirem mas nunca algo que envolva tensões AC já que isso é perigoso.

P.S.: Eu sou um engenheiro electrotécnico. E também já pensei em algo assim, mas para ter algo permanente a alimentar este circuito é uma chatice que não compensa.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.