Hercles Posted August 6, 2013 at 01:49 PM Report #520970 Posted August 6, 2013 at 01:49 PM Olá! Alguém tem algum codigo de simples entendimento para transformar um dado "idade" de numeral para extenso? Exemplo: (numeral ) idade: 33 para extenso na caixa => idade: trinta e três anos. Já vi codigo para extenso para valores escrito em cheque como do tipo: "Trinta e tres mil e cento e vinte e dois reais e dois centavos", achei muito complicado pra transformar em um codigo simples pra escrita da idade.
nunopicado Posted August 6, 2013 at 01:53 PM Report #520972 Posted August 6, 2013 at 01:53 PM Para idade não é preciso tanto, basta-te ir às centenas, mas esse código que viste não deverá fugir muito à regra. Basta remover a parte das decimais, que não fazem falta aqui, assim como tudo que for igual ou superior aos milhares (muito embora eu pessoalmente pretenda viver mais de 1000 anos 😛 ) Tirando isto, o que sobra do código deverá ser bastante simples. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Hercles Posted August 6, 2013 at 02:22 PM Author Report #520982 Posted August 6, 2013 at 02:22 PM (edited) como eu tiro fora a parte fracionada deste codigo? unit Um; interface function valorPorExtenso(vlr: real): string; implementation uses SysUtils; function valorPorExtenso(vlr: real): string; const unidade: array[1..19] of string = ('um', 'dois', 'três', 'quatro', 'cinco', 'seis', 'sete', 'oito', 'nove', 'dez', 'onze', 'doze', 'treze', 'quatorze', 'quinze', 'dezesseis', 'dezessete', 'dezoito', 'dezenove'); centena: array[1..9] of string = ('cento', 'duzentos', 'trezentos', 'quatrocentos', 'quinhentos', 'seiscentos', 'setecentos', 'oitocentos', 'novecentos'); dezena: array[2..9] of string = ('vinte', 'trinta', 'quarenta', 'cinquenta', 'sessenta', 'setenta', 'oitenta', 'noventa'); qualificaS: array[0..4] of string = ('', 'mil', 'milhão', 'bilhão', 'trilhão'); qualificaP: array[0..4] of string = ('', 'mil', 'milhões', 'bilhões', 'trilhões'); var inteiro: Int64; resto: real; vlrS, s, saux, vlrP, centavos: string; n, unid, dez, cent, tam, i: integer; umReal, tem: boolean; begin if (vlr = 0) then begin valorPorExtenso := 'zero'; exit; end; inteiro := trunc(vlr); // parte inteira do valor resto := vlr - inteiro; // parte fracionária do valor vlrS := inttostr(inteiro); if (length(vlrS) > 15) then begin valorPorExtenso := 'Erro: valor superior a 999 trilhões.'; exit; end; s := ''; centavos := inttostr(round(resto * 100)); // definindo o extenso da parte inteira do valor i := 0; umReal := false; tem := false; while (vlrS <> '0') do begin tam := length(vlrS); // retira do valor a 1a. parte, 2a. parte, por exemplo, para 123456789: // 1a. parte = 789 (centena) // 2a. parte = 456 (mil) // 3a. parte = 123 (milhões) if (tam > 3) then begin vlrP := copy(vlrS, tam-2, tam); vlrS := copy(vlrS, 1, tam-3); end else begin // última parte do valor vlrP := vlrS; vlrS := '0'; end; if (vlrP <> '000') then begin saux := ''; if (vlrP = '100') then saux := 'cem' else begin n := strtoint(vlrP); // para n = 371, tem-se: cent := n div 100; // cent = 3 (centena trezentos) dez := (n mod 100) div 10; // dez = 7 (dezena setenta) unid := (n mod 100) mod 10; // unid = 1 (unidade um) if (cent <> 0) then saux := centena[cent]; if ((dez <> 0) or (unid <> 0)) then begin if ((n mod 100) <= 19) then begin if (length(saux) <> 0) then saux := saux + ' e ' + unidade[n mod 100] else saux := unidade[n mod 100]; end else begin if (length(saux) <> 0) then saux := saux + ' e ' + dezena[dez] else saux := dezena[dez]; if (unid <> 0) then if (length(saux) <> 0) then saux := saux + ' e ' + unidade[unid] else saux := unidade[unid]; end; end; end; if ((vlrP = '1') or (vlrP = '001')) then begin if (i = 0) // 1a. parte do valor (um real) then umReal := true else saux := saux + ' ' + qualificaS[i]; end else if (i <> 0) then saux := saux + ' ' + qualificaP[i]; if (length(s) <> 0) then s := saux + ', ' + s else s := saux; end; if (((i = 0) or (i = 1)) and (length(s) <> 0)) then tem := true; // tem centena ou mil no valor i := i + 1; // próximo qualificador: 1- mil, 2- milhão, 3- bilhão, ... end; if (length(s) <> 0) then begin if (umReal) then s := s + ' real' else if (tem) then s := s + ' anos' else s := s + ' de reais'; end; // definindo o extenso dos centavos do valor if (centavos <> '0') // valor com centavos then begin if (length(s) <> 0) // se não é valor somente com centavos then s := s + ' e '; if (centavos = '1') then s := s + 'um centavo' else begin n := strtoint(centavos); if (n <= 19) then s := s + unidade[n] else begin // para n = 37, tem-se: unid := n mod 10; // unid = 37 % 10 = 7 (unidade sete) dez := n div 10; // dez = 37 / 10 = 3 (dezena trinta) s := s + dezena[dez]; if (unid <> 0) then s := s + ' e ' + unidade[unid]; end; s := s + ' centavos'; end; end; valorPorExtenso := s; end; end. Leia mais em: Valor por Extenso: Delphi http://www.devmedia.com.br/valor-por-extenso-delphi/21974#ixzz2bC813Ynj Edited August 6, 2013 at 02:55 PM by nunopicado Adicionadas tags GeShi
nunopicado Posted August 6, 2013 at 02:58 PM Report #520990 Posted August 6, 2013 at 02:58 PM (edited) Mas que grande código... Tens de absorver as ideias por trás do código que vês... Se analisares o código encontras facilmente (aliás, está até mais ou menos bem comentado). Olha aí um mais simples, só para a idade (entre 0 e 999): function IdadeExtenso(Idade:Word):String; const cUnidades:Array[1..19] of string=('um','dois','três','quatro','cinco','seis','sete','oito','nove','dez','onze','doze','treze','catorze','quinze','dezasseis','dezassete','dezoito','dezanove'); cDezenas:Array[2..9] of string=('vinte','trinta','quarente','cinquenta','sessenta','setenta','oitenta','noventa'); cCentenas:Array[1..9] of string=('cento','duzentos','trezentos','quatrocentos','quinhentos','seiscentos','setecentos','oitocentos','novecentos'); cZero='zero'; cCem='cem'; cSeparador:Array[boolean] of String=('',' e '); begin Result:=''; if Idade>999 then Exit; if Idade=0 then Result:=cZero else if Idade=100 then Result:=cCem else begin if (Idade Mod 10=0) and (Idade<>10) then Result:='' else if Trunc((Idade Mod 100) div 10)=1 then Result:=cUnidades[(Idade Mod 100)] else Result:=cUnidades[idade Mod 10]; if Idade Mod 100>=20 then Result:=cDezenas[Trunc((Idade Mod 100) div 10)]+cSeparador[idade Mod 10>0]+Result; if Idade>100 then Result:=cCentenas[Trunc((Idade Mod 1000) div 100)]+cSeparador[idade Mod 100>0]+Result; end; end; Edited August 10, 2013 at 10:18 AM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Hercles Posted August 6, 2013 at 03:20 PM Author Report #520994 Posted August 6, 2013 at 03:20 PM (edited) Show!!!!!! só faltou concatenizar anos. if Idade Mod 100>=20 then Result:=cDezenas[Trunc((Idade Mod 100) div 10)]+cSeparador[integer(Idade Mod 10>0)]+Result + ' anos'; if Idade>100 then Result:=cCentenas[Trunc((Idade Mod 1000) div 100)]+cSeparador[integer(Idade Mod 100>0)]+Resul + ' anos'; end; end; Valeu Amigão!!!! Edited August 6, 2013 at 04:08 PM by nunopicado Adicionadas tags GeShi
nunopicado Posted August 6, 2013 at 04:10 PM Report #520995 Posted August 6, 2013 at 04:10 PM Não pus de propósito, porque assim serve para numeros inteiros em geral e não apenas idade. De qualquer maneira, se queres, recomendo que, em vez de meteres onde meteste, duplicando código, metas no fim, antes do último end da função, assim: Result:=Result+' anos'; "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts