Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

v1tal1ty213

Duvida para projeto pessoal com fim lucrativo

Mensagens Recomendadas

v1tal1ty213

Muito boa tarde!

Venho por este meio, pedir aos programadores mais experientes e com conhecimentos avançados a nível do que é essencial para que tudo funciona bem.

Tenho vindo a implementar um projecto que possa ajudar me ganhar um extra sem ter que trabalhar.

1 web site (em java ou c#)

mobile apps (Ja consultei que posso chegar a criar CrossPlatform com pnoneGap, como posso criar a parte para cada uma)

- Ios;

- Android;

- Blackberry;

1 web service a consultar uma base de dados.

tanto o web apps como o web site vão consultar o web service para obter os dados.

A nível de implementação sou capaz de criar. O meu problema é a pratica?

- Para alem do web hosting do pagina web e do web service, terá alguns custos adicionais?

- Qual será a melhor maneira para atingir uma estrutura compatível para que isso tudo possa vir a funcionar.

tenho conhecimentos de c#, asp, SQL, java, javascript, css, html....

ps: Ajudam me livrar do emprego, quero lucrar para poder estudar :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

Consegues colocar questões mais específicas?

Claro... Quero criar uma plataforma em que as pessoas desejam consultar informação, tanto a nível de web como a nível dos telemóveis.

Não vou mencionar o que será o meu negocio, mas no fundo é uma simples consulta.

para que isso funcionar eu tenho que pagar ao domínio para ter o web site na Net, como tenho que disponibilizar a aplicação móvel para se poder fazer o download.

Necessito de um server caseiro ou posso alugar um que tudo vai funcionar bem?

Estou a perguntar isso porque nao tenho a certeza alugando um dominio se o meu web site tera acesso a base de dados...

essa é primeira duvida que tenho

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr
Estou a perguntar isso porque nao tenho a certeza alugando um dominio se o meu web site tera acesso a base de dados...

essa é primeira duvida que tenho

Teras de ter um dominio e também espaço no servidor (para colocares o site)

Dependendo do tipo de espaço (Linux/Windows), pode estar incluido ou não acesso a bases de dados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

No meu caso, tenho mais experiência em ambiente windows. Terei que precisar mesmo de um servidor numa fase inicial?

ou existe outras alternativas?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

(...)ganhar um extra sem ter que trabalhar.

isto não existe. Vais ter de trabalhar para ganhar este extra :P

Agora a sério:

O domínio compras em empresas como dynadot ou esotérica para .pt's

O alojamento, tens várias hipóteses:

Gratuíto (funcionalidades muito limitadas) Vê alguns posts aqui no p@p como este ou este

Partilhado (este deve de ser o mais popular);

VPS

Dedicado

Agora depende do que queres fazer e o serviço que pretendes implementar. Acho que o mais popular é o alojamento partilhado, contudo, não tens total controle sobre o servidor.

Não tenho a certeza sobre os alojamentos gratuitos, mas todos os outros permitem que acedas a bd e desenvolvas em tecnologias variadas.

Talvez possas começar com um alojamento partilhado para inicio e depois se precisares então alteras. E, claro, para começares a desenvolver só precisas de um ambiente de testes no teu PC (LAMP, WAMP, XAMP, ...), mas isto já deves saber tendo em conta os conhecimentos que tens.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

Tenho conhecimentos básicos/ médios, consigo escrever o código, mas no fundo para criar tudo eu não tenho... Reconheço que irei precisar esforços pois dinheiro não cai do céu.

Como mencionei mais em cima. o projeto é simples. 1 web site, uma app movel(feita em phonegap, para ser basico).

Agora o que me impede é:

Criar o web service é facil, nao sei como hei de o disponibilizar ao publico.

E ate agora percebi que preciso obrigatoriamente ter um servidor em casa, com um base dados, com web service instalado nele a fazer as pesquisas e entregar os resultados para quem acedesse o meu site ou app.

Corigem se esta errada esta idea na ultima linha...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

O servidor não tem necessáriamente que estar em tua casa, aliás, na maior parte dos casos o mais aconselhável é alugares um servidor, partilhado ou whatever te for mais conveniente, como disse o Virneto, e colocares lá o teu site, apesar de obviamente teres de pagar um x por mês, dependendo do plano que escolhes, da empresa, etc... :)

Para o desenvolvimento, ou seja, enquanto fazes o teu projecto, aí sim precisas de ter um programa que emule o servidor onde vais disponibilizar o website, para poderes ir testando enquanto desenvolves. :)

Obviamente, os custos e as necessidades, quer em termos de servidores quer em termos de desenvolvimento variam completamente dependendo de projeto para projeto, de plataforma para plataforma, etc... :)

• Voto 1

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

O servidor não tem necessáriamente que estar em tua casa, aliás, na maior parte dos casos o mais aconselhável é alugares um servidor, partilhado ou whatever te for mais conveniente, como disse o Virneto, e colocares lá o teu site, apesar de obviamente teres de pagar um x por mês, dependendo do plano que escolhes, da empresa, etc... :)

Então primeiro posso criar o site e a base de dados e web service... Depois alugo e meto tudo ONLINE. Assim posso fazer testes e vir implementar as apps moveis, e ver realmente a melhor solução para melhorar o desempenho.

no entanto estando o site online consigo aceder lo de qualquer PC, e verificar se esta tudo a funcionar na perfeição.

Os servidores alugados toleram ou não modificações? Digamos que crio versão beta, e todos os dias vou fazer upload do site com versão mais recente...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Os servidores alugados toleram ou não modificações? Digamos que crio versão beta, e todos os dias vou fazer upload do site com versão mais recente...

Tanto alugando o servidor, como espaço, podes aceder as vezes que quiseres e atualizares o conteúdo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

Tanto alugando o servidor, como espaço, podes aceder as vezes que quiseres e atualizares o conteúdo

Maravilha então!

Já agora onde devia se concentrar mais a minha atenção?

A nível implementação já criei e estou habituado a lógica e ao codigo.

mas alugar os servidores e estes passos de configuração tem alguma magia ou é upload e já esta?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

acho que o servidor seria a ultima coisa que me preocuparia.

No meu caso preocupava-me primeiro em por tudo a funcionar, e se nao houvesse fundos para o servidor, usaria um computador pessoal ou o raspberry PI(se nao tiveres, nao vale a pena investir so' para fazer de servidor!) para fazer de servidor, um DNS free a apontar para a maquina e ja' dava para o desenrasque.

• Voto 1

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

Na minha maquina ja criei uma versao "Beta", conecta se com a web service e disponibiliza os dados ao site.

Ja criei apps que pedem a um web service os dados e manipula conforme o que quero.

Tendo esta experiencia presumo que consigo criar, se ja o fiz na minha maquina hei de conseguir.

O que me deixa preocupado é mesmo esta questao do web hosting e do hardware que vou precisar.

Necessito então obter por uma tarifa VPS para alojamento do site e a base dados + web service?

No meu caso preocupava-me primeiro em por tudo a funcionar, e se nao houvesse fundos para o servidor, usaria um computador pessoal ou o raspberry PI(se nao tiveres, nao vale a pena investir so' para fazer de servidor!) para fazer de servidor, um DNS free a apontar para a maquina e ja' dava para o desenrasque.

Digamos que eu dinheiro tenho ja a parte... Tenho uns 800 euros disponíveis para fazer isso acontecer.

Ja criei e ja fiz montes de projetos piquenos( escola ), mas tambem ja trabalhei e tenho nocao que nao é so fazer a pagina web. ou criar uma app.

No fundo para isso tudo funcionar é necessario algum conhecimento de web servers, e eu nao tenho isso muito.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Se calhar, em primeiro lugar preocupa-te a ter tudo a funcionar na tua máquina.

agree!

Acho também que primeiro deves orientar a tua atenção para o desenvolvimento da aplicação no ambiente de testes do teu pc.

Só depois de teres a estrutura montada (-base de dados; -Funcionalidades/Software da aplicação -Interação da aplicação com a BD; ...) vale a pena pensares em domínio e alojamento live!

Have fun!! :thumbsup:

Necessito então obter por uma tarifa VPS para alojamento do site e a base dados + web service?

Não tem de ser VPS. pesquisa alojamentos partilhados (aka Shared Hostings) e VPS. depois decides o que é mais adequado ao teu projeto

Digamos que eu dinheiro tenho ja a parte... Tenho uns 800 euros disponíveis para fazer isso acontecer.

Wow!!!

Imaginando que optas por um VPS tiras ~€100 para o alojamento anual e mais €10/12 para o domínio anual também;

800-100-12=€688.

Ainda enches o depósito, compras um tapete novo para o gato e pagas uns copos à malta! :D:cheesygrin:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

@v1tal1ty213

Sendo realista, quantas pessoas esperas que usem as tuas aplicacoes, por seguinte quantas vezes irao pedir informacoes ao servidor?

Quando o utilizador pede ao servidor informacao, o servidor processa muita coisa? Se sim, consegues optimizar? Se nao, usa um servidor dedicado.

A escolha de o servidor, dedicado ou partilhado, deve-se resumir 'as tuas necessidades da aplicacao e ao dinheiro que dispoes, se o que fazes e' leve no servidor e tens poucos(relativamente) utilizadores, entao partilhado e' melhor, qualquer coisa depois investes num privado.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
v1tal1ty213

Correto ;) obrigado pelo info.

Ja agora ultima duvida. para o alojamento pretendido...

- ter o site Online

- ter a base dados;

- ter o web service a responder sempre que alguém lhe fizer um pedido, seja ele web site ou app movel;

tendo em conta também que Web site será criado em .Net. A Base dados será MySQL(a borla), e apps moveis feito em html5 (Phone Gap).

Dps de fazer um estudo do mercado e do planeamento de marketing, espero uns 20 ou 30 mil entradas por mes.

na Base de dados tera so informacao de texto.

Qual será a minha melhor solução para hosting?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.