Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

N3lson

[Resolvido] Calculo errado

Mensagens Recomendadas

N3lson

boas estou a desnvolver uma aplicação e numa parte terei de apresentar o saldo, mas acontece que da errado, pois no lugar de apresentar o valor (-) negativo apresenta sempre positivo.

($desp < $somatorio) ? $saldo_tmp = $somatorio - $desp: $saldo_tmp = $desp - $somatorio;

no 1º caso dá 1303 mas no segundo deveria dar -1303 mas resulta sempre em positivo, e apartir desse resultado fica tudo mal

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
N3lson

Resolvi desta forma mas acho não ser a melhor forma, se souberem o que estou a fazer errado, agradecia

if($desp <= $somatorio) {
			$saldo_tmp = $somatorio - $desp;
			}
		else{
			$saldo_tmp = $desp - $somatorio;
			$saldo_tmp = -$saldo_tmp;
			}

// Saldo Final Total

if($saldo_tmp >= 0){
			$saldo_final = $passivo + $saldo_tmp;
			}
		else{
			$saldo_final = $saldo_tmp + $passivo;
			}

Editado por N3lson

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
N3lson

Isso est+á bem definido, o que não percebo é a razão de ambas as condições darem o mesmo valor e uma delas na realidade tem de dar (-)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

boas estou a desnvolver uma aplicação e numa parte terei de apresentar o saldo, mas acontece que da errado, pois no lugar de apresentar o valor (-) negativo apresenta sempre positivo.

($desp < $somatorio) ? $saldo_tmp = $somatorio - $desp: $saldo_tmp = $desp - $somatorio;

no 1º caso dá 1303 mas no segundo deveria dar -1303 mas resulta sempre em positivo, e apartir desse resultado fica tudo mal

Penso que estás a utilizar o operador ternário de uma forma errada... Devias ter:

$saldo_tmp = ($desp < $somatorio) ? $somatorio - $desp :  $desp - $somatorio;

Mas penso que o problema é mesmo na fórmula que estás a usar.

Se tu subtrais sempre o menor ao maior, vais ter sempre um resultado positivo (ou pelo menos não negativo). Ou seja, não devias estar a usar a estrutura condicional se também queres ter valores negativos (como AJBM já referiu, de certo modo).

Acho que devias ter algo do género:

$saldo_final = $passivo + $somatorio - $despesas;

Neste caso, antes de fazer debug, acho que é melhor pegar no lápis e papel.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
N3lson

Ou seja, não devias estar a usar a estrutura condicional se também queres ter valores negativos

Tens razão, não tinha verificado isso, ás vezes quanto mais olhamos menos vemos :-)

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.