Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Miroi Tavares

Banco de Dados Gestao de Estoque

Mensagens Recomendadas

Miroi Tavares

Estou a fazer as tabelas no Access e a interface é para fazer no VB6 .... peço a vossa ajuda a me ajudarem a verificar as tabelas se já estão corretamente normalizadas e se não falta nada... outra minha grande preocupação é fazer a codificação com o vb... embora eu já ter feitos todos os meus formulários o que me resta é só a codificação com o vb... agradecia muito a vossa colaboração...

Relacionamentos_zps57c9a90b.jpg

Código:

Nome do Cliente:

Sobrenome do Cliente:

Telefone:

Código:

Nome do Produto:

Designação do Produto:

Preço:

Estoque:

ID Categoria:

Codigo_Fornecedor

Nome do Fornecedor:

Endereço:

Telefone:

E-Mail:

Código:

Categoria:

Código:

Data:

Valor Total:

Fornecedor:

Forma de Pagamento:

Codigo_Usuario

Primeiro_Usuario

Sobrenome_Usuario

Tipo_Usuario

Pass_Usuario

Nome_Usuario

Confirmacao_Usuario

Factura:

Data:

Forma de Pagamento:

Nome do Cliente:

Codigo PGTO:

Forma de Pagamento:

Código:

Produto:

Valor:

Total de Items:

Quantidade:

Compra:

Factura:

ID do Produto:

Quantidade:

Desconto da Venda:

Editado por Rui Carlos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

Olá,

Desculpa, mas isso mais parece uma listagem de campos, já que não estão categorizados (falta o nome da tabela).

Devias ter algo do género (por exemplo):

Produtos (idProduto, Descricao, DataUltimMovimento)

Clientes (idCliente, Nome, Morada)

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miroi Tavares

(Imagens no spoiler.)

Categoria_zps1a0dd12e.jpg

Caixa_zpsd67f09fc.jpg

ADDStock_zps8924a29a.jpg

FrmADD_zps3d875ce2.jpg

Check_zps6dfc99c5.jpg

Confirmacao_zpsb27b948d.jpg

Confirm1_zpsb6bfafa0.jpg

Consumidor_zpsf7c0da53.jpg

Disconto_zps389cf535.jpg

Localizar_zps876729a5.jpg

Fornecedor_zpse7af9ee9.jpg

Login_zps9f5ef2b1.jpg

FrPo_zps055c4c15.jpg

FrmPoEnco_zpse37c73ae.jpg

FrmProdutos_zps1dae1720.jpg

FrmProdutos_zps1dae1720.jpg

Usuario_zpsafccf09b.jpg

Venda_zps7af861b1.jpg

MDI_zpseb94572f.jpg

este é o projecto que estou a fazer....

so me falta codificar todas as tabelas e os formularios

Editado por Rui Carlos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

assim é muito difícil de analisar a basedados.

faz assim:

abres a basedados/ferramentas da base dados/Relações.

adicionas todas a tabelas e fazes a relações e depois coloca aqui a pagina.

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

1- tabela (itens da compra) serve para ?

2- tabelas (itens fatura) serve para? penso que falta o idcod, e aquelas duas chaves devem ser retiradas penso eu.

faço estas duas perguntas porque penso que os campos (itens da compra) poderiam estar incluidos na tabela compras e (itens fatura) na fatura .

se itens da compra serve para registar as compras, talvez falte ainda uma tabela para requisitar os produtos aos fornecedores.

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miroi Tavares

Boas Boa tarde

Eventualmente eu vivo em Angola e praticamente cá em nossas lojas a forma das facturas vem da forma que eu fiz no relacionamento...

1 a tabela itens da compra serve para quando eventualmente o gestor fazer as compras na preencha na tabela compra mais sim os produtos vêm no item da compra

2 a tabela factura é que vai ter todos os detalhes da compra do cliente usei chave composta na tabela para que os produtos os nomes dos produtos nao se repetem varias vezes numa factua...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas sendo assim não tenho mais nada a dizer, está bem estruturada.

referente ao cod, poderei ajudar em bva ou seja controles desvinculados, mas acontece que muito dos forms podem ser vinculados.

se quiseres em vba diz alguma coisa.

cumps

acao

Editado por acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

1- sim se o produto tiver validade, depois consegues ter um alerta ou uma listagem dos produtos com data de validade proxima ou já caducada, é uma boas ajuda á gestão dos produtos, produtos com pouca validade pode fazer uma campanha de descontos. existe isso aqui em ptpt.

2- na tabela clientes tambem podes ter o endereço, pode servir para campanhas publicitarias.

mais uma observação na tabela produtos.

o estoque conforme tens funciona, mas se tiveres uma tabela estoque podes ainda adicionar mais um campo para controlar um valor minino para depois efectuar uma listagem dos produtos para encomendar antes de zerar o stok.

ps: também podes aumentar este campo na tabela produtos, decisão é tua.

referente as duas tabelas itens....., eu penso que optaria por as fundir uma na fatura e outra nas compras, porque não vejo razão para estarem separadas.

se fosse um registo para guardar a possivel compra antes de dar o numero da factura era aceitavel, agora assim já estás a atribuir o numero da factura, se fosse aqui em pt depois de atribuir o numero à fatura depois só anulando-a mas é necessario justificação. se anulas muitas tens o fisco à porta.

o que acrescentava era uma nota de encomendas ao fornecedor.

pensa bem se é isso que queres!.

cumps

acao

Editado por acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miroi Tavares

Boa tenho uma dúvida... Se eu vou fazer a conexão com o vb6 é necessário as tabelas estarem relacionadas como estão na figura?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

desculpa não ter respondido antes.

não é necessario estarem relacionadas, mas para um bom funcionamento, seja vb6, vb2010, ms access ou outro ide, tem que estar relacionadas.

para vb6 tens um bom toturial na seccao vb classico, isto é se não usares classes.

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miroi Tavares

Boas... Boa noite acompanha só o meu raciocínio.,

Se tenho uma tabela tipos de usuários, será necessário eu ter mais uma tabela funcionários?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

isso dependerá de quem quer autorizar entrar no programa, se forem só funcionarios pode colocar na tabela funcionarios um campo possword e gerir assim as entradas, se quiser autorizar outro tipo de pessoas, (exemplo clientes, fornecedores, etc) tambem pode colocar la na tabela o campo password, mas torna-se mais dificil gerir varias tabelas, mas mesmo assim é possivel.

terá ser você a decidir.

mas seja qual for a sua decisão deve colocar niveis, e agregar esses niveis a parte do programa, exemplo nivel 1 apenas visualiza tabelas fornecedores etc.

se decidir apenas a tabela funcionarios pode gerir com a categoria de funcionario e ou nivel.

ps: a tabela funcionarios deve sempre existir + (uma com a categoria) = opção.

agora a de usuarios dependerá de você.

edit:

referente ao meu post com nº10, eu escrevi aquilo pensando que você ia fazer tudo em access, já não me lembrava da sua questão, que ia usar o vb6.

se você usa o windows 7 ou superior eu aconselhava a usar o vb2010 ou 2012 na versão express que é gratis, porque eu já tive dificuldade em fazer o ficheiro executavel devido a uma dll do win7 que não funcionou com o vb6, que resolvi fazendo o executavel no win xp.

cumps

acao

Editado por acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Miroi Tavares

Vou permanecer só com a tabela de conta onde vai se cadastrar lá os funcionários...

Agora outra dúvida que eu tenho, as consultas faço também no access?

Vou permanecer só com a tabela de conta onde vai se cadastrar lá os funcionários...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

desculpe só agora responder mas estive ausente.

isso depende de você.

eu aconselharia em sql. ex:(select coluna1, coluna2, colunaetc from TabelaTeste where coluna1 = xxxxxx order by coluna2 desc;)

mas se for uma consulta dificil de fazer pode faze-la no acess e copiar o comando sql dessa mesma consulta.

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.