Jump to content
nunopicado

Desenho de base de dados - Contas Correntes

Recommended Posts

nunopicado

Boas

Precisava de ideias para criar numa base de dados a gestão de contas correntes de clientes (e porventura, fornecedores).

Neste momento já tenho isso a funcionar, mas não gosto da solução que arranjei.

O que tenho no momento é:

- Tabela de cabeçalhos de documentos

- Tabela de linhas de documentos

- Tabela de entidades (clientes e fornecedores).

Na tabela de cabeçalhos, além do campo TotalDocumento, tenho um campo ValorPago.

Quando a factura é a pronto, o campo ValorPago é igual ao TotalDocumento.

Quando a factura é a crédito, o campo ValorPago é 0.

Depois, a cada recibo, o campo ValorPago é actualizado, e quando for igual a TotalDocumento, o documento é considerado completamente pago.

O problema disto é que não há uma ligação directa entre o recibo e o documento que ele paga. Embora ainda não me tenha acontecido, torna-se muito fácil de haver um gato, e o valor em divida se perder.

Para animar, as contas correntes terão de passar a ser calculadas sem perder o rasto da taxa de IVA de cada produto, por causa do IVA de caixa.

Claro que eu podia aplicar o campo ValorPago à tabela de linhas, e não à de documentos, e isto ficava resolvido.

Mas já que vou mexer, quero deixar isto o melhor possível.

Aqui a dúvida é mais o design, mas só para conhecimento, tenho isto em MySQL.

Há ideias?

Obrigado

Nuno

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nelsonr

Boas,

eu uso uma tabela de relações com o ID do documento recibo e a lista de documentos que paga (tendo cada registo o valor associado)

ex:

ID Doc Numero Valor

1 FA A/1 100€

2 FA A/2 20€

3 RE A/1 50€ (paga 30€ da FA A/1 e 20€ da FA A/2)

Na tabela de relações ficava

ID ID Valor

3 1 30

3 2 20

nunopicado

Obrigado pela resposta...

E como farias, por exemplo, para saber:

1. Qual o total por saldar

2. Quais as linhas de documento que faltam saldar (aplicando essa tabela de relações às linhas em vez de aos documentos)

Aqui seria porventura as que não existissem na tabela de relações.

Mas e as que existem, mas não estão completas?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nelsonr

Ali nas faturas, tenho tambem o campo do valor pago, como tinhas indicado no teu post.

Precisas mesmo de ter o valor pago nas linhas?

Quando fazes um recibo normalmente é sobre um valor do documento, não dizes as linhas que pagas.

Edited by nelsonr

nunopicado

A história das linhas será necessária para implementar o IVA de Caixa.

Como o IVA, nesses casos, é apurado pelo recibo, e não pela factura, é necessário saber que linhas está a pagar, para saber ao certo qual o imposto que esse recibo vai liquidar.

Quer dizer, então o ValorPago nas linhas de documento tem mesmo de existir... hmmmmm

Parece-me tão frágil esta solução... :(

nelsonr

Não tou a ver isso funcionar.

Então acontece montes de vezes uma fatura X, pagares o valor Y sem teres de indicar cada um dos artigos que estás a pagar.

Mas sim, estou a ver que para o IVA de caixa vai ter de haver forma.

Mas nesse caso podes guardar o mesmo tipo de relação, entre o recibo e o ID das linhas que paga, e nas linhas tens o total pago.

Uii vai ser lindo

nunopicado

Pois vai, vai...

A história das linhas nem me preocupa por demais... Adiciono o campo ValorPago às linhas, e a cada recibo, preencho esse campo.

Mas já que lhe vou mexer (partindo do principio que vou implementar o IVA de Caixa, que nesta altura, nem sei se vale a pena), gostava de ver outra solução.

A ideia de mexer era mesmo tirar o tal campo ValorPago.

Mas não consigo pensar maneira de o fazer sem ele.

Ainda testei uma tabela à parte que registasse todos os movimentos de contas correntes, mas isso dá-me o total em divida, mas não quais as linhas/documentos por pagar.

nelsonr

Se tiveres as linhas sempre na mesma ordem, e pagares por essa ordem, ficas a saber quais as linhas pagas somando o valor de cada linha até atingir o valor pago.

Mas fica mais simples se guardares o valor.

nunopicado

Pois, estou a ver que sim... :)