Jump to content
D e n n i s

Perfil de utilizadores

Recommended Posts

D e n n i s

Boa tarde,

No meu website cada jogador da equipa tem uma página pessoal, o que eu gostaria de fazer era permitir que o mesmo editasse a página. (Mas sem ter opção de iniciar sessão, ou registar.. apenas ir a página, ter um botão de EDITAR, colocar uma password que eu lhe fornecerei e pode editar)

Bem.. eu nunca trabalhei com php, apenas 1 vez nos ultimos dias para fazer um formulario de contato enviar os dados para o email.

Sei que tenho de criar as páginas em php (estão em html) e ligar à base de dados, e.. programar php.

Eu não faço a mínima de como isso se faz, por isso queria pedir algum artigo, algum tutorial, alguma coisa que me diga como fazer, que me ensine.

Obrigado,

Denis Vieira

pikax

Sabes programar em alguma linguagem?

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

D e n n i s

HTML e CSS, mas não estudei css a 100% mas sempre que preciso de fazer alguma coisa pesquiso e consigo.

pikax

falo em Linguagem de Programacao, nao linguagem de markup como HTML.

Se souberes o basico e conheceres alguma outra linguagem, tens aqui um guia porreiro http://www.w3schools.com/php/

Se nao souberes programar... aconselho outra linguagem para comecares.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Loira

quase que para passar o html para php e quase so a tag do php pk as restantes formataçoes sao quase iguais...

maas, e como o pikas disse esse site o w3 e muito bom mesmo :)

mas qualquer das formas desde que saibas a tag que queres e so googlar e tens la a sintatexe (quase ninguem decora isso xD )

a nivel de base de dados, começa com wamp ou xamp.. instalas o isso nao te esqueças de instalar a APACHE :P

a partir dai consegues entrar localmente (localhost) e tens acesso ao php my admin

(inicialmente o user sera root a pw e em branco)

a partir dai podes criar as tuas bases de dados (suponho que saibas criar tabelas e atributos e bla bla. se nao souberes, na altura devida dirte-emos)

depois so tens que fazer uma API em PHP de ligaçao e voila...feito :D

caso queiras usar fora de casa, ou pagas um host + dominio baratuxo pa teres la alojada num server a tua base de dados e visualizares o site em qualquer lado, ou andas com as coisas na pen ahaha

"Hello guys. You don't know me, but I know you. I want to play a game. Here's what happens if you lose"

"Só erra quem produz... Mas só produz quem não tem medo de errar"

irc @Login

NickServ Acesso a Number1 autorizado

D e n n i s

Olá,

Eu tenho o site hospedado em 000webhost e um domínio .tk

@Loira, vamos com calma, muita desta coisa é nova para mim.. Mas o principal neste momento é fazer as páginas e ser possível ao utilizador alterar a info da sua página (a única pessoa que pode criar páginas sou eu, os utilizadores apenas terão uma password de acesso à pagina de edição da sua página)

@Pikax, eu tenho aprendido as coisas que vou precisando entendes, precisei de uma galeria em flash, aprendi a fazer. Quis colocar um menu em jquery, aprendi a mexer nisso.. Agora quero fazer isto e queria ir apenas para o essencial.. Tens alguma dica para isso? Ou tenho mesmo de aprender o php completo?

Obrigado pela ajuda malta (:

Rui Carlos

Permitir a edição se usar uma linguagem server side como o PHP parece-me complicado...

Podes é permitir aos utilizadores aceder ao site por FTP e editarem directamente os ficheiros HTML e afins.

quase que para passar o html para php e quase so a tag do php pk as restantes formataçoes sao quase iguais...

Pois... convém não esquecer que PHP é uma linguagem de programação, com conceitos como variáveis, estado, estruturas de controlo, funções, etc.

Ou seja, a diferença está nas tags do PHP, e (sobretudo) naquilo que aparece no meio delas :D

Loira

Pois... convém não esquecer que PHP é uma linguagem de programação, com conceitos como variáveis, estado, estruturas de controlo, funções, etc.

Ou seja, a diferença está nas tags do PHP, e (sobretudo) naquilo que aparece no meio delas :D

dai falei em pesquisa conforme precisa xD mas lapso meu que me expliquei mal:c

"Hello guys. You don't know me, but I know you. I want to play a game. Here's what happens if you lose"

"Só erra quem produz... Mas só produz quem não tem medo de errar"

irc @Login

NickServ Acesso a Number1 autorizado

pikax

Para te meteres no PHP deves adaptar o site que ja' tens!

A melhor solucao a curto prazo e mais pratica e' a do @Rui Carlos, deixas os utilizadores editarem o ficheiro html.

D e n n i s

Isso assim é bastante complicado, estarem a editar html.. Sim, editar só aquilo é extremamente simples mas.. mesmo assim :/ Só me resta dedicar-me a aprender PHP de início ao fim então s:

pikax

Se vais fazer em PHP, tens 2 formas(tens mais, mas...) de fazer isso:

1. Crias um ficheiro novo com o php e preenches com os dados que o utilizador alterou. --Demoras relativamente pouco tempo a fazer e quase que nao tens que adaptar o codigo que ja' tens...
  2. Crias um base de dados e preenches a informacao necessaria no HTML quando for pedido. -- Tens que adaptar muito o codigo, fazer a base de dados, aprender a trabalhar com uma SGBD e aprender PHP -> Esta solucao e' a que e' usada em praticamente todos os sites.

rexmage

Criar um perfil de utilizador sem saber programar php é complicado. Tens milhares de soluções na internet como exemplos. Umas mais complexas, outras mais simples.

Sugiro que analises as tuas necessidades, e vejas exemplos como se faz. Ao mesmo tempo que analisas os exemplos, vê também o que significa cada função e cada linha de código.

Não te esqueças que o perfil de utilizador utiliza também base de dados associado a isso. Além de tudo isto, pensa também num sistema de login para proteger os dados dos teus utilizadores.

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

<?PHP echo "Bo0m"; ?>

D e n n i s

O que eu quero na teoria é simples:

- O site é de uma equipa, cada jogador da equipa tem a sua página pessoal

- Quero apenas que o jogador, vá a sua página, clique numa opção para editar o perfil, coloca uma palavra passe que eu lhe dei, ou escolhida por ele e faz o que tem a fazer.

- As informações da página são muito simples: Foto, Nome, Idade, ID ESL, ID HBPT, Video Promo, Posição. (Podes ver uma aqui.)

- A as páginas e password serão criadas apenas por mim, eles apenas podem editar a sua página.

Como eu disse na minha apresentação, eu quero seguir esta área, e vou aprender estas linguagens todas.. Mas, mais para a frente.. uma coisa de cada vez.. Este site é para a minha equipa, e também para eu ir aprendendo, aperfeiçoando e conhecendo as coisas..

Abraço

rexmage

Ora bem o que precisas:

- Aprender PHP, e construir uma base de dados(sugiro obviamente mysql).

| Para testares o teu código e criares base de dados deste género usa o http://www.wampserver.com/en/

| Depois só tens de ver alguns exemplos de como se constroi algo desse genero que precisas.

http://wiki.portugal-a-programar.pt/tag:php?do=showtag&tag=php

Aqui tens exemplos de algumas coisas que precisas. Não é complexo o que precisas fazer, mas dá algum trabalho. Para aprenderes, a melhor solução parece-me ser estudar, e praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar , e estudar.

Vais errar muito, mas com a prática vais perceber onde erraste e o que podes melhorar.

<?PHP echo "Bo0m"; ?>