williamjda Posted July 19, 2013 at 02:08 PM Report #519363 Posted July 19, 2013 at 02:08 PM Bom dia. Tenho uma aplicação onde foi criado o banco e uma tela para configurar a conexão do banco de dados SQL. Então ficou assim a minha aplicação: 1 uma tela de login e senha. 2 uma tela para configurar no banco os dados de conexão : IP do banco, nome banco, usuário e senha. O que quero é que quando o banco for trocado de servidor eu possa ir no configurador da minha aplicação alterar os dados do banco e a plicação carregue normalmente sem eu ter que ir no font para alterar a conexão do banco. Acredito que eu tenha que usar uma classe global mas ainda tenho dificuldades de usá-la pois não sou nenhum expert em logica de programação.kkkk O meu código do botão login esta assim: Private Sub BT_Login_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BT_Login.Click 'String de Conexão com O servidor da aplicação GRUPO PETRÓPOLIS conexao.ConnectionString = "Data Source = 10.65.7.30,2433;Initial Catalog=DBSSAT_SSMCORP;Persist Security Info=True;User ID=*****;Password=****" ''============================================================================================================================ ''============================================================================================================================ 'Faz a verificação do usuario e senha no banco de dados Try 'String de conexão no servidor da aplicação. Dim cmd As New SqlCommand("SELECT * FROM Cadastro_LoginAcessoSSMCORP WHERE Senha='" & txtSenha.Text & "'AND Login = '" & txtLogin.Text & "'", conexao) 'Abre a conexão com o banco conexao.Open() Dim dr As SqlDataReader = cmd.ExecuteReader() 'Retorna o nome do usuario que logou no sistema em uma msgbox. If (dr.Read() = True) Then MDIParent_system.txtUsuarioLogado.Text = txtLogin.Text MessageBox.Show("Bem-Vindo " & txtLogin.Text) Me.Hide() MDIParent_system.ShowDialog() Else 'Faz o retorno da mensagem de erro caso usuario e senha estajam incorretos MessageBox.Show("Login ou Senha inválidos, por favor tente novamente !!!") txtLogin.Clear() txtSenha.Clear() txtLogin.Focus() End If conexao.Close() Catch ex As Exception MessageBox.Show(ex.Message) End Try conexao.Close() End Sub como posso fazer com que a essa classe global traga o servidor do banco a partir do que eu cadastrar no meu configurador do banco de dados. obrigado.
bioshock Posted July 19, 2013 at 03:33 PM Report #519383 Posted July 19, 2013 at 03:33 PM Uma opção pode ser a utilização de XML, por exemplo. Portanto, sempre que a aplicação inicializar, só tem que ir ler a connectionstring que está no XML . <base de dados> <username></username> <password></password> <basedados></basedados> <instancia></instancia> ' Em caso de SQL </base de dados>
williamjda Posted July 22, 2013 at 01:35 PM Author Report #519554 Posted July 22, 2013 at 01:35 PM Mas quando houver uma alteração no banco de dados eu terei que alterar o XML correto? O que quero é criar um form onde nelo eu possa cadastrar as informações do banco de dados e abrir a ferramenta ja com a configuração gravada neste form. Basicamente eu terei a aplicação e um configurador. Para quando houver uma mudança de banco antes de eu abrir a aplicação eu altere as novas configurações no configurador.
cdaniel.marques Posted July 22, 2013 at 04:33 PM Report #519576 Posted July 22, 2013 at 04:33 PM (edited) Podes criar um form que dê para ler, editar e gravar xml's, de forma a poder gravar informação da base de dados num ficheiro xml conforme mencionado pelo bioshock: Uma opção pode ser a utilização de XML, por exemplo. Portanto, sempre que a aplicação inicializar, só tem que ir ler a connectionstring que está no XML . <base de dados> <username></username> <password></password> <basedados></basedados> <instancia></instancia> ' Em caso de SQL </base de dados> Edited July 22, 2013 at 04:51 PM by cdaniel.marques
williamjda Posted July 22, 2013 at 09:33 PM Author Report #519601 Posted July 22, 2013 at 09:33 PM Ok. Vou testar e qualquer duvida retorno a questão.
Recommended Posts