Jump to content
Sr Inovação

Mudar o corpo da página com metodo $_GET

Recommended Posts

Sr Inovação

Boa noite pessoal, tenho estado a seguir os vídeos tutoriais do site sys4soft(sim conheci-o atraves do P@P ) e surgiu - me uma pequena dúvida.

Bem, eu já fiz aqueles exercicios classicos de fazer páginas de login, mas ficava com a sensaçao que não conhecia os conceitos importantes da linguagem PHP apesar de saber a sixtaxe do switch e afins etc...

Sim eu sei que esta questao é muito básica mas cá vai:

Tenho uma pagina index que contem dois includes(header.php e footer.php) q tem codigo do cabeçalho e do rodapé e quero que todas as páginas tenham sempre estas paginas.

Nesses videos, aprecebi-me de duas abordagens diferentes, que são:

- na página index.php, fazer logo os dois includes e mudar o resto do conteúdo da pagina( consoante o valor duma variavel dum link clicado que depois será avaliado atraves dum if $_GET

<?php

include_once 'header.php';
		 if (isset($_GET['a'])) {
			  if ($_GET['a'] == 1) {
				  include_once 'content.php';
				}
		  }
				include_once 'footer.php';

?>

- colocar os includes(header e footer) em cada pagina que fizer.

Qual a melhor maneira,de fazer isto, com o get , é de todo uma boa prática ou nao? porquê?

Obrigado desde já

N3lson

E pq não incluis logo através dos includes directamente ????

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Sr Inovação

Assim nao tinha que pôr os includes em todas as páginas e só mudava (a parte do meio) quando clicava no link,mas eu criei este tópico mais com o proposito de perguntar qual destas duas formas é a melhor.

Se incluir o header.php e footer.php em todas as outras paginas ou fazer como estou a indicar no inicio do tópico com o $_GET

PS: mas acho que com a tecnica do $_GET estou a obter um erro estanho, se apagar o parametro do link directamente, ele nao volta ao estado anterior, ou seja quando clico num link do header tenho : index.php?a=1, ele faz o include, mas ja sem esta variavel este ja volta a pagina inicial

Obs: o script esta a ser executado no index.php talvez seja por isso da existencia do erro nao?

Pronto, eu sei que se cria este tipo dr paginas á parte como index.php e footer.php para se fazer include varias vezes

Rui Carlos

Diria que tudo depende do caso. Se tens um número de páginas fixo, e de preferência pequeno, podes criar várias páginas em que fazes os includes directamente.

Mas se tens um conjunto de páginas variável (potencialmente infinito), é pouco viável estares a criar um ficheiro para página (embora não seja impossível).

Por exemplo, num blog rudimentar, podes ter uma página about.php com a descrição do blog, em que usas um ficheiro com um include directo. Mas depois na página de cada artigo, vais ter que usar o GET (ou algo parecido).

É natural que quando removes o parâmetro a página não mostre o conteúdo. No PHP, estás a definir que se o parâmetro não estiver definido não é feito o include.