Jump to content
Sign in to follow this  
He B TeMy

Dúvida em gestão de mesas

Recommended Posts

He B TeMy

Boa tarde, estou a desenvolver uma aplicação que gere um restaurante e não tenho a "mínima" ideia de como fazer a gestão das mesas?

Por exemplo, eu queria que houvesse um número de mesas predefinido, quando clicasse na mesa abria o menu, para escolher refeição (que eu já tenho quase elaborado) e daria para voltar atrás e ficar tipo um estado da mesa, (Ocupado, livre, etc) e daria para fazer o mesmo para as outras mesas, mas ficando com a conta activa, para se poder acrescentar algo se necessário, e por fim, fazer factura e etc.

É esta ideia que tenho, mas, não entendo bem como irei fazer.

Alguém já passou por este problema ou me possa ajudar?

Obrigado.

bioshock

Como tencionas guardar os dados? Numa base de dados? Se sim, podes por exemplo criar uma tabela "Mesas" e lá determinar as que estão ou não ocupadas.

He B TeMy

Eu acho que não preciso de guardar as mesas na base de dados.

Visto que era na aplicação que eu "ocupava" as mesas com uma escolha de refeição e até ao fim do almoço/jantar tinha hipótese de adicionar mais alguma coisa á factura (provavelmente tenho de usar um form para cada mesa), e no final aí fazia a conta/factura e a mesa ficava livre outra vez...

Não precisava da base de dados para isso, acho eu..

bioshock

Não, não precisas. Mas então resta-te ficheiros de texto ou os próprios settings da aplicação.

He B TeMy

Pois, supomos assim:

Eu tenho 5 butões para 5 mesas, ao clicar num ele vai-me para o menu, escolho a refeição com uma listbox/view ao lado a contar o preço total e depois fechava o form (ou escondia) e voltava as mesas que podia escolher outra mesa e fazer o mesmo, com a possibilidade de adicionar algo a meio do almoço/jantar, p.ex: mais uma bebida ou qualquer coisa.

A minha dúvida é, terei que fazer 5 forms de menu para cada mesa ? Por este pensamento tou a ver que sim, mas não me parecia o melhor... (se bem que não quero nada de complicado... se não der por outra forma não há problema) mas se tivesse 20 mesas só para menus era 20 forms...

bioshock

Não precisas de 5 forms para nada..desde que organizes a informação correctamente, só tens de ir buscar os dados e atribuir ao form.

He B TeMy

Okay, obrigado.

Vou então tentar fazer isso e posto aqui se tiver dúvidas.

Cumps.