Jump to content
D3POD

Dúvida iReports

Recommended Posts

D3POD

Olá a todos, estou a criar um programa para um centro de reparações.

O programa para já é muito simples e consiste no registo dos equipamentos quando dão entrada na loja e estou a preparar o programa de maneira a que os técnicos possam registar por exemplo quando o equipamento está pronto ou se não tem reparação e ainda se está a aguardar algum componente.

A ideia é nesta primeira fase criar apenas o essencial e com o tempo introduzir novas funcionalidades.

Bem mas isto para explicar que irei precisar de fazer pelo menos 2 tipos de impressões.

Uma quando o cliente entrega o equipamento para servir de comprovativo de entrega e outra quando o processo termina para dar um relatório do que aconteceu na reparação.

Já tenho tudo criado, estou a tratar neste momento da DB, mas entretanto comecei já a ver a situação de imprimir esses relatórios.

Encontrei alguma informação sobre o ireports e tenho algumas duvidas pois os exemplos que encontro explicam muito bem a parte de conectar o ireports com o java, mas não muito bem a parte de enviar a ordem de impressão.

Alguém me pode ajudar explicando como posso fazer para imprimir a informação?

O ireports vai buscar a informação directamente à DB? ou vai aos jtextfield que eu expecificar?

Como posso indicar um "processo de reparação" pelo ID desse processo, ou seja, se o processo for o numero 230 como é que eu dou a ordem de impressão para esse processo?

Estou um pouco baralhado pois não estou a perceber esta parte, os exemplos que vejo, são muito vagos no que toca ao código introduzido no java.

Cumprimentos

Rui Carlos

O iReports não é mais ou menos o mesmo que o JasperReports?

Se bem me lembro, tens a opção de abrir o relatório gerado numa nova janela, onde tens um botão para imprimir (assim como mais ). Não é exactamente imprimir directamente, mas quase. O processo seria indicar o ID, abrir o relatório, e clicar no botão de imprimir.

É provável que também dê para imprimir directamente, mas nunca fiz isso. Estive agora a ver a documentação, e tens esta classe: http://jasperreports.sourceforge.net/api/net/sf/jasperreports/engine/JasperPrintManager.html

Eu costumava usar as classes equivalentes para gerar PDFs (JasperExportManager) e abrir o visualizador (JasperViewer). Por isso, também deves conseguir imprimir directamente.

saca-rolhas

Boas C3PO,

se queres gerar PDFs com a tua aplicação Java e que faça não depender de softwares externos a apenas de um .jar eu recomendo o iTextPdf porem desde já informo que é uma biblioteca complexa e configuração de documentos muito detalhados pode ser demorada, porem é sólida e versátil, pois permite fazeres tudo o que tu quiseres em PDF.

Vai a http://itextpdf.com/ para sacares o jar e a http://itextpdf.com/examples/ para veres exemplos práticos e se calhar construíres algo a partir deles para a tua solução.

Sobre o iReports já tinha ouvido falar, e constatei que é uma ferramenta espectacular que tem o layout do NetBeans que é um IDE a que estou familiarizado, recomendo.

Agora dos 10 minutos que estive a configurar uma ligação JDBC a uma base de dados MSSQL onde tive de colocar bibliotecas externas ao programa e a gerar um report através dum template pré-feito pergunto-me.

Como posso integrar isto numa aplicação de maneira a que fornecendo um Result Set dum query e um template XML feito através deste programa posso fazer o mesmo que se vê no preview, onde posso encontrar as bibliotecas necessárias para fazer isto acontecer?

Edited by saca-rolhas

The worst part of censorship is ****

Rui Carlos

Sobre o iReports já tinha ouvido falar, e constatei que é uma ferramenta espectacular que tem o layout do NetBeans que é um IDE a que estou familiarizado, recomendo.

Agora dos 10 minutos que estive a configurar uma ligação JDBC a uma base de dados MSSQL onde tive de colocar bibliotecas externas ao programa e a gerar um report através dum template pré-feito pergunto-me.

Como posso integrar isto numa aplicação de maneira a que fornecendo um Result Set dum query e um template XML feito através deste programa posso fazer o mesmo que se vê no preview, onde posso encontrar as bibliotecas necessárias para fazer isto acontecer?

Penso que aquilo que precisas é a biblioteca JasperReports, que te permite pegar no ficheiro de configuração XML do relatório, e gerar relatórios, permitindo também que os relatórios seja populados com um ResultSet.

Tenho aqui um projecto onde usei um código semelhante a este:

public void viewReport(ResultSet rs, Map<String,Object> parameters, String path) throws JRException
{
	// Compilar o ficheiro JRXML que contém a definição do relatório, e que pode ser gerado pelo iReport
	JasperReport report = JasperCompileManager.compileReport(path);

// Preencher o relatório com dados
	JasperPrint print =
			JasperFillManager.fillReport(
					report,
					parameters,  // Parâmetros a serem usados no preenchimento do relatório
					new JRResultSetDataSource(rs) // ResultSet a ser usado no preenchimento do relatório
			);

// Visualizar o relatório
	// Pode ser facilmente adaptado para em vez de abrir um visualizador, gerar um PDF, e imprimir o relatório
	JasperViewer.viewReport(print, false);
}

Edited by Rui Carlos
Corrigido erro no código (String -> Object).

saca-rolhas

Penso que aquilo que precisas é a biblioteca JasperReports, que te permite pegar no ficheiro de configuração XML do relatório, e gerar relatórios, permitindo também que os relatórios seja populados com um ResultSet.

Tenho aqui um projecto onde usei um código semelhante a este:

public void viewReport(ResultSet rs, Map<String,String> parameters, String path) throws JRException
{
	// Compilar o ficheiro JRXML que contém a definição do relatório, e que pode ser gerado pelo iReport

JasperPrint print =
			JasperFillManager.fillReport(
					report,
					parameters,  // Parâmetros a serem usados no preenchimento do relatório
					new JRResultSetDataSource(rs) // ResultSet a ser usado no preenchimento do relatório
			);

// Pode ser facilmente adaptado para em vez de abrir um visualizador, gerar um PDF, e imprimir o relatório
}

Boas,

Sobre o IReports e esse metodo tenho 2 questões.

1ª- Que informação se deve passar através dessa variável parameters e em que parte aplico o jrxml para aplicar os templates e formatos que criei no iReport Designer?

2ª- Li o THE JASPERREPORTS ULTIMATE GUIDE e com base no que li cheguei à conclusão que as bibliotecas a ser carregadas para a aplicação para que possa gerar reports em PDF e carregar dados de uma base de dados MSSQL são: jcommon, jtds, itextpdf e jasperreports contudo no metodo que forneceste o JasperFillManager acusa erro nos parâmetros declarados, alguma sugestão?

Rui Carlos

1ª- Que informação se deve passar através dessa variável parameters e em que parte aplico o jrxml para aplicar os templates e formatos que criei no iReport Designer?

O parameters contém os valores para os parâmetros existentes no JRXML.

A localização do JRXML é especificada na variável path (a primeira coisa que é feita é compilar esse ficheiro).

2ª- Li o THE JASPERREPORTS ULTIMATE GUIDE e com base no que li cheguei à conclusão que as bibliotecas a ser carregadas para a aplicação para que possa gerar reports em PDF e carregar dados de uma base de dados MSSQL são: jcommon, jtds, itextpdf e jasperreports contudo no metodo que forneceste o JasperFillManager acusa erro nos parâmetros declarados, alguma sugestão?

Qual é o erro que dá? O código que apresentei já tem alguns anos, e é possível que a API tenha mudado entretanto.

saca-rolhas

Basicamente diz que o método invocado não possui aqueles parâmetros ou seja o típico "no suitable method found"

saca-rolhas

Eu tenho o jasperreports-5.2.0.jar

Rui Carlos

Experimenta trocar

public void viewReport(ResultSet rs, Map<String,String> parameters, String path)

por

public void viewReport(ResultSet rs, Map<String,Object> parameters, String path)

saca-rolhas

Realmente assim ele come, já tinha visto na documentação da biblioteca que ele levava com Map<String,Object> mas não vejo o mal de levar com Map<String,String> uma vez que String herda de Object.

Obrigado

saca-rolhas

Aqui vai o resultado da minha pesquisa.

package reports;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.PreparedStatement;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import java.util.HashMap;
import java.util.LinkedList;
import java.util.Map;
import java.util.logging.Level;
import java.util.logging.Logger;
import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JRExporter;
import net.sf.jasperreports.engine.JRExporterParameter;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperReport;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

public class Reports {
public static final String MSSQL = "net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver";
public static final String PATH = "jdbc:jtds:sqlserver://aserver:1433;databaseName=Adatabase";
public static final String SQL_USER = "auser";
public static final String SQL_PWD = "apw";
public static void main(String[] args) throws ClassNotFoundException {

Class.forName(MSSQL);
	String fileName = "compiledReport.jasper";
	String outFileName = "apdf.pdf";
	HashMap hm = new HashMap();
	String query = "SELECT * from table";
	ResultSet rs = null;
	try {
		rs = getQueryResultSet(query, new LinkedList<String>());
	} catch (SQLException ex) {
		Logger.getLogger(Reports.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
	}
	createPDFReport(fileName, outFileName, hm, rs);
}
public void viewReport(ResultSet rs, Map<String, Object> parameters, String path) throws JRException {
	JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(report, parameters, new JRResultSetDataSource(rs));
}
public static void createPDFReport(String fileName, String outFileName, HashMap hm, ResultSet rs) {
	try {
		JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(fileName, hm, new JRResultSetDataSource(rs));
		JRExporter exporter = new net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter();
		exporter.setParameter(JRExporterParameter.OUTPUT_FILE_NAME, outFileName);
		exporter.setParameter(JRExporterParameter.JASPER_PRINT, print);
		exporter.exportReport();
		System.out.println("Created file: " + outFileName);
	} catch (JRException e) {
		e.printStackTrace();
		System.exit(1);
	} catch (Exception e) {
		e.printStackTrace();
		System.exit(1);
	}
}
public static ResultSet getQueryResultSet(String query, LinkedList<String> values) throws SQLException {
	Connection conn = DriverManager.getConnection(PATH, SQL_USER, SQL_PWD);
	PreparedStatement ps = conn.prepareStatement(query);
	if (values.size() != 0) {
		for (int i = 0; i < values.size(); i++) {
			ps.setString(i + 1, values.get(i));
		}
	}
	return ps.executeQuery();
}
}

com este bocado de código consigo converter o .jasper em pdf e creio que uma vez que importei todas as bibliotecas contidas na biblioteca de jasperreports-5.2.0 mais a de JTDS (MSSQL) consigo exportar para mais formatos.

Espero que seja útil para alguém que queira ver a vida facilitada em criar relatórios.

Edited by saca-rolhas
  • Vote 1

Rui Carlos

Eu para exportar para PDF costumava usar a seguinte linha no final do método que apresentei anteriormente:

JasperExportManager.exportReportToPdfFile(print, "ficheiro_de_output.pdf");

(Não sei se ainda funciona nas versões mais recentes.)

saca-rolhas

Eu para exportar para PDF costumava usar a seguinte linha no final do método que apresentei anteriormente:

JasperExportManager.exportReportToPdfFile(print, "ficheiro_de_output.pdf");

(Não sei se ainda funciona nas versões mais recentes.)

Os métodos que encontrei para gerar os ficheiros são todo do genero JR+ tipo do ficheiro+Exporter();

Como por exemplo: JRPdfExporter(); JRXlsExporter();...