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Contas / Atribuições - ponteiros

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Boas, Estou com dificuldade em compreender o b = a+c.

#include <stdio.h>
int ex0b(int * a, int * b) 
{
int c = *a;
printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n",*a, *b, c); // [ a-> 1, b-> 2, c-> 1 ]
*a = *b;
printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n",*a, *b, c); // [ a-> 2, b-> 2, c-> 1 ]

*b = c;
printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n",*a, *b, c); // [ a-> 2, b-> 1, c-> 1 ]

a = &c;
printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n",*a, *b, c); // [ a-> 1, b-> 1, c-> 1 ]

b = a+c;
printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n",*a, *b, c); // [ a-> 1, b-> -858993460, c-> 1 ]

}

int main(){
int a =1, b=2, c=3;
ex0b(&a,&b);
printf("[%d,%d,%d] \n",a, b, c); // [2,1,3]
return 0;
}

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pwseo

Quando no exercício fazes b = a + c tens que ter em conta que a contém o endereço de c e não o valor de c (a = &c).

O valor de b passa a ser esse valor do endereço +1*sizeof(*b) (ou seja, b aponta para o int a seguir a c; isto tem a ver com aritmética de apontadores).

Valor de *b é o valor do inteiro adjacente a c (um valor aleatório).

EDIT: Peço desculpa pela resposta apressada... Outros poderão aprofundar sobre o assunto.

Edited by pwseo

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KTachyon

Antes de falar sobre a questão:

- Como ex0b não retorna nada, o tipo de retorno devia ser void e não int.

Relativamente à questão:

Se fizeres um

printf("[ a-> %d, b-> %d, c-> %d ] \n", a, b, c); // sem os *

antes do b = a+c vais obter a resposta à tua pergunta (em conjunto com a informação que o @pwseo deu).

Podes fazer outra experiência:

for (int i = 0; i < 1.0; i++) {
   printf("a + %d (%d) -> %d\n", i, a + i, *(a+i));
}

Obténs o endereço e o que esse endereço contém desde as posições a[0] até a[9]. Vais poder verificar que apesar de o i ser incrementado em 1, as posições de memória são incrementadas em 4 (que é o sizeof(int)) e que estás a ler parte da memória do teu programa sem teres referências para os dados.

  • Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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