Jump to content
Crixus Tuga

Aplicação C# para SQL

Recommended Posts

Crixus Tuga

Boas, tenho uma base de dados feita e pronta a ser utilizada. Acontece que queria construir uma aplicação em C# (é a única linguagem em que tenho alguns princípios básicos) para que os vários utilizadores pudessem aceder e consultar a base de dados de forma rápida e intuitiva. Como nunca fiz nada do género, preciso de ajuda para começar, ou seja, de algumas video aulas, toturiais, ebooks, etc...

Para dar uma noção do que pretendo fazer: um computador (servidor) com a base de dados e 4 clientes onde será instalada a aplicação que acederá à base de dados com diferentes utilizadores.

Agradeço desde já a vossa ajuda e disponibilidade!

nelsonr

Boas,

convém dividires as tuas duvidas por partes para ficarem mais especificas e facilitar a ajuda.

Vais desenvolver em WindowsForms, correto?

Sabes fazer a parte de desenhar o form com os campos e processar os eventos (exemplo: clique nos botões)

Que tipo de base de dados é?

Crixus Tuga

Boas,

Obrigado bioshock pelos links, vou ver o que consigo absorver daí...

Nelsonr é o seguinte: é uma base de dados relativamente simples, com o nome e dados de empresas e pessoas (moradas, contactos, etc...). Construí-a em MySQL (com a ajuda do Toad for MySQL).

O programa será em WindowsForms, no Microsoft Visual Basic 2012. Em relação à parte de programação apenas sei o básico; nunca processei eventos, ou seja, o que sei, é apenas em linha de comandos e nada a ver com o relacionamento com uma base de dados.

Espero ter exposto melhor as minhas dúvidas, para que me possam ajudar a iniciar este projecto.

Cumprimentos

nelsonr

Pelo que percebo, não estás habituado à parte de windows forms.

O meu conselho começa então por criares um formulário, com os campos que irás necessitar e perceber o funcionamento, antes de te jogares de cabeça para a parte de base de dados.

A parte dos eventos não tens de saber muito, visto o VB.NET criar de forma automática.

Por exemplo, se fizeres duplo clique sobre um botão quando estás em modo de desenho, o VB.NET cria logo a função que vai processar o evento.

Também convém teres uma noção de que formulários irás precisar.

Por exemplo, executas a aplicação, o que é suposto aparecer primeiro? Que opções?

Crixus Tuga

Pelo que percebo, não estás habituado à parte de windows forms.

O meu conselho começa então por criares um formulário, com os campos que irás necessitar e perceber o funcionamento, antes de te jogares de cabeça para a parte de base de dados.

A parte dos eventos não tens de saber muito, visto o VB.NET criar de forma automática.

Por exemplo, se fizeres duplo clique sobre um botão quando estás em modo de desenho, o VB.NET cria logo a função que vai processar o evento.

Também convém teres uma noção de que formulários irás precisar.

Por exemplo, executas a aplicação, o que é suposto aparecer primeiro? Que opções?

Boas,

Vou começar por fazer um pequeno esboço do que preciso no programa.

Estava a tentar perceber como sei a localização da base de dados que criei em MySQL. Se através do ficheiro de backup .sql se através da base de dados que está feita no computador...

Cumprimentos

Edited by Crixus Tuga

nelsonr
Estava a tentar perceber como sei a localização da base de dados que criei em MySQL. Se através do ficheiro de backup .sql se através da base de dados que está feita no computador...

Normalmente, na instalação da aplicação ou quando executas, pedes os dados de ligação ao MySQL e guardas, para da próxima vez que executar, saber como ligar.