thoga31 Posted July 11, 2013 at 09:43 PM Report #518434 Posted July 11, 2013 at 09:43 PM Na sequência do exercício do @nunopicado "só porque sim", eu proponho um exercício "só porque me deu na real gana" 😄 Basicamente é suposto implementarem um procedimento ReadLight que lê uma String mas que faz highlight do input à medida que é escrito. Exemplo: write('Introduza uma linha de codigo Pascal: '); ReadLight(linha); writeln('LINHA: ', linha); https://dl.dropboxusercontent.com/u/30172141/P@P/T%C3%B3picos/exercicio_highlight.png Como podem ver, há cores diferentes para coisas diferentes: palavras reservadas, símbolos, números... Usem cores à vossa escolha. O procedimento ReadLight deverá funcionar como um ReadLn típico: por exemplo, deverá permitir backspace. Ao que deverá fazer highlight? O que quiserem. Eu dei o exemplo do Pascal. Se quiserem fazer highlight de outra coisa qualquer, é à vontade do freguês. Uma solução em Delphi utilizando Text Boxes ou Richtext Boxes também é muito bem-vinda 😉 Sejam criativos, adicionem coisas que vos passem pela cabeça, e venham daí esses códigos! Knowledge is free!
nunopicado Posted July 11, 2013 at 10:31 PM Report #518440 Posted July 11, 2013 at 10:31 PM É naquela... Eu não queria fazer batota, mas tu é que falaste em solução em Delphi, Text Boxes (TEdit e TMemo) e Richtext Boxes (TRichEdit)... É naquela, dá para mostrar como isto em Delphi/Lazarus é uma linguagem atrasada que não dá para fazer nada: unit uMain; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, FileUtil, SynEdit, SynMemo, SynHighlighterPas, SynHighlighterCpp, SynHighlighterJava, SynHighlighterHTML, SynHighlighterXML, SynHighlighterSQL, SynHighlighterVB, Forms, Controls, Graphics, Dialogs, ExtCtrls, StdCtrls, Buttons, SynEditHighlighter; type { TfMain } TfMain = class(TForm) bCpp: TSpeedButton; bBasic: TSpeedButton; bTerminar: TButton; bAbrir: TButton; bLimpar: TButton; bXML: TSpeedButton; bJava: TSpeedButton; bHTML: TSpeedButton; bSQL: TSpeedButton; dlgOpen: TOpenDialog; pnlCommand: TPanel; bPascal: TSpeedButton; synCpp: TSynCppSyn; synHTML: TSynHTMLSyn; synJava: TSynJavaSyn; SynMemo: TSynMemo; synPascal: TSynPasSyn; synSQL: TSynSQLSyn; synBasic: TSynVBSyn; synXML: TSynXMLSyn; procedure bAbrirClick(Sender: TObject); procedure bLimparClick(Sender: TObject); procedure bTerminarClick(Sender: TObject); procedure ChooseHighlighter(Sender: TObject); private { private declarations } public { public declarations } end; var fMain: TfMain; implementation {$R *.lfm} { TfMain } procedure TfMain.bTerminarClick(Sender: TObject); begin Application.Terminate; end; procedure TfMain.bLimparClick(Sender: TObject); begin SynMemo.Lines.Clear; end; procedure TfMain.bAbrirClick(Sender: TObject); begin dlgOpen.Filter:=SynMemo.Highlighter.DefaultFilter; if dlgOpen.Execute then SynMemo.Lines.LoadFromFile(dlgOpen.FileName); end; procedure TfMain.ChooseHighlighter(Sender: TObject); begin SynMemo.Highlighter:=FindComponent('syn'+(Sender AS TSpeedButton).Caption) AS TSynCustomHighlighter; end; end. Claro que isto não mostra nada, e como tal, fica o link para a aplicação: https://dl.dropboxusercontent.com/u/5146367/ReadLite.zip "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted July 12, 2013 at 02:48 PM Report #518531 Posted July 12, 2013 at 02:48 PM É impressão minha ou isto necessita de se introduzir todas as palavras/códigos que queiramos fazer highlight?
nunopicado Posted July 12, 2013 at 02:50 PM Report #518533 Posted July 12, 2013 at 02:50 PM (edited) É impressão minha ou isto necessita de se introduzir todas as palavras/códigos que queiramos fazer highlight? Eu ia dizer que sim, mas... Eu não introduzi nada! hehheheh Só lá tenho 7 linguagens: Pascal, C++, Java, HTML, XML, SQL e Basic Se for preciso mais, arranjam-se! Ainda tenho pr'aqui FreePascal, Perl, LFM, DIFF, Unix Shell, CSS, PHP, TEX, Python, Batch e INI, antes de ter de começar a escrever palavras à mão! Edited July 12, 2013 at 02:53 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 12, 2013 at 02:55 PM Author Report #518536 Posted July 12, 2013 at 02:55 PM É impressão minha ou isto necessita de se introduzir todas as palavras/códigos que queiramos fazer highlight? Não necessariamente. Se exemplificares com duas ou três palavras, chega e sobra. O objectivo não é fazer um sistema de highlight completo, é só mesmo fazer um código-base que faça o que é proposto. Mas se te quiseres divertir à grande, faz um completo para COBOL. Knowledge is free!
nunopicado Posted July 12, 2013 at 02:58 PM Report #518542 Posted July 12, 2013 at 02:58 PM Mas se te quiseres divertir à grande, faz um completo para COBOL. lol 😄 que mau! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 12, 2013 at 03:42 PM Author Report #518556 Posted July 12, 2013 at 03:42 PM Este código ainda é rudimentar e já tem uns bons meses de existência. Foi ao vê-lo que me lembrei de propor o exercício. Depois eu melhoro-o. procedure ReadLight(var s : string); const SymbolKeys : set of char = ['+','-','*','/','(',')','[',']','&','%','$','#',':',';',',','.','<','>','=']; NumberKeys : set of char = ['0'..'9']; // LetterKeys : set of char = ['a'..'z','A'..'Z']; var key : char; begin s := ''; repeat textcolor(15); key := ReadKey; if not(key = #8) then begin if not(key = #13) then begin GotoXY(WhereX, WhereY); if key in NumberKeys then textcolor(10) else if key in SymbolKeys then textcolor(12) else textcolor(15); write(char(key)); s := s + char(key); if AnsiEndsText('DISP', s) then begin GotoXY(WhereX - 4, WhereY); textcolor(14); write('DISP'); end; if AnsiEndsText('PROGRAM', s) then begin GotoXY(WhereX - 7, WhereY); textcolor(14); write('PROGRAM'); end; end end else begin GotoXY(WhereX - 1, WhereY); write(' '); GotoXY(WhereX - 1, WhereY); Delete(s, length(s), 1); end; until key = #13; GotoXY(1, WhereY + 1); textcolor(7); end; Knowledge is free!
nunopicado Posted July 12, 2013 at 09:30 PM Report #518603 Posted July 12, 2013 at 09:30 PM (edited) Pronto, toma lá... program Project1; {$APPTYPE CONSOLE} {$R *.res} uses System.SysUtils, Classes, crt; var s:String; procedure WriteXY(Text:String;X,Y:Byte;Color:Byte=7); begin GotoXY(X,Y); TextColor(Color); Write(Text); if Color<>7 then TextColor(7); end; function ReadLite:String; const Words=';program;begin;end;if;then;else;for;to;downto;do;repat;until;while;'; Opers=';+;-;*;/;<;>;<=;>=;<>;div;mod;'; var ch:Char; i:Byte; Last:String; Number,Err:Integer; begin Result:=''; Last:=''; repeat repeat ch:=ReadKey; until Ord(ch) in [8,13,27,32..255]; case ch of #8:if (Result<>'') or (WhereX=1) then begin Delete(Result,Length(Result),1); WriteXY(' ',WhereX-1,WhereY); GotoXY(WhereX-1,WhereY); end; else begin Result:=Result+Ch; if ch in [#13,#32] then begin if Pos(';'+Last+';',Words)>0 then WriteXY(Last,WhereX-Length(Last),WhereY,14); if Pos(';'+Last+';',Opers)>0 then WriteXY(Last,WhereX-Length(Last),WhereY,12); if (Last[1]='''') and (Last[Length(Last)]='''') then WriteXY(Last,WhereX-Length(Last),WhereY,13); Val(Last,Number,Err); if Err=0 then WriteXY(Last,WhereX-Length(Last),WhereY,10); Last:=''; end else Last:=Last+Ch; if ch=#13 then GotoXY(1,WhereY+1); if ord(ch)>=32 then Write(ch); end; end; until ch in [#27]; { if ch=#27 Já não é preciso... then Result:='';} end; begin ReadLite; end. Não me dei foi ao trabalho de fazer um parser como deve ser... É preciso o espaço ou o enter para separar as palavras e fazer o highlight... Edited July 12, 2013 at 10:43 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 12, 2013 at 10:33 PM Author Report #518609 Posted July 12, 2013 at 10:33 PM O teu código é mais difícil de ler, mas está aí tudo o que é preciso, excepto o facto de ReadLite não ser um procedimento que recebe por referência uma String (achei que estava implícito quando disse que devia funcionar como o readln e com o exemplo que dei). 🙂 Knowledge is free!
nunopicado Posted July 12, 2013 at 10:36 PM Report #518610 Posted July 12, 2013 at 10:36 PM (edited) Explicito estava... Mas olha, foi naquela! É que sendo função, posso usar directamente (stand alone), ou recolhendo o resultado. O facto de ser multi-linha ajudou a complicar! Edited July 12, 2013 at 10:36 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 12, 2013 at 10:39 PM Author Report #518611 Posted July 12, 2013 at 10:39 PM O teu último If é redundante: se o ciclo só interrompe com ESC, não precisas de verificar se foi premido um ESC 😛 Knowledge is free!
nunopicado Posted July 12, 2013 at 10:42 PM Report #518613 Posted July 12, 2013 at 10:42 PM O teu último If é redundante: se o ciclo só interrompe com ESC, não precisas de verificar se foi premido um ESC 😛 Pois é... Ao inicio tinha o ciclo a terminar com #27 e #13, e aí o IF era necessário. Mas depois meti o #13 a fazer o multilinha, e não tirei aquilo de lá! bem notado. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 12, 2013 at 10:56 PM Author Report #518615 Posted July 12, 2013 at 10:56 PM (edited) Pensas que eu não analiso os códigos? Ai não... 😄 Aprende-se imenso assim, vêem-se técnicas que nunca antes nos tinham passado pela cabeça... muito eu tenho aprendido convosco aqui, boa parte desta forma. In fact, a esmagadora maioria dos meus conhecimentos em Object Pascal e em boas práticas de programação e técnicas vem de vocês, guys. 🙂 Edited July 12, 2013 at 10:56 PM by thoga31 Knowledge is free!
nunopicado Posted July 12, 2013 at 10:59 PM Report #518616 Posted July 12, 2013 at 10:59 PM Uiiii... Tenho de ter mais cuidado com o que escrevo! hehehehe "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts