Jump to content
LuisVilasBoas

Informação cyber-segurança

Recommended Posts

LuisVilasBoas

Boas, chamo-me Luis, tenho 16 anos e gostava de saber o que devo estudar para poder trabalhar numa empresa de cyber-segurança(encotrar falhas em servidores, etc...).

Também gostava de saber se posso começar a aprender algumas coisas sozinho? Se sim, como e o quê?

Obrigado pela vossa reposta .

Cumprimentos!

Edited by LuisVilasBoas

Dr_Lion

Sim podes, tudo o que seja cursos relacionados com informática dá. O resto vem da tua aprendizagem própria. Porque não há nenhum curso que te ensine segurança específicamente. Tens que entender toda a lógica/funcionamento do software, para saberes como funcionam os programas/aplicações, e depois a partir daí pensares, como farias, como o fizeram, porquê, se fizeres de uma forma quais vão ser os problemas a nível de segurança e se fizesses da outra.

Depois tens essencialmente segurança orientada a redes/comunicação, e segurança a nível de programação.

Claro que podes aprender sozinho, não custa nada, começa a procurar informações na net, mas lembra-te de uma coisa. Não penses em ser "ácaro" ou mauzão, nem sonhes que ao fim de 2 ou 3 anos a aprender por ti vais ser um kevin mitnick ou um snowden. E mais importante, não é em 5 ou em 10 anos que se aprende e já está. É um processo de constante evolução e em actualização.

LuisVilasBoas

Obrigado pela resposta!

Tens algum conselho de por onde deva começar ?

Cumprimentos

Dr_Lion

Não tenho nenhum conselho específico, procura uns livros sobre o tema segurança, encontras tanto na net como em algumas livrarias. E de resto é por exemplo começares com programas simples a tentar perceber como os programas funcionam. Para isso ajuda o saber-se programar, pois acaba por se aprender o funcionamento de um programa e as suas etapas, por mais simples que este seja.. Podes também procurar por notícias sobre falhas de segurança, que te vão dar alguns tópicos para explorares..