Jump to content
Labroskas

Conexão ODBC

Recommended Posts

Labroskas

Boa Tarde,

Tenho uma aplicação em Vb6, com BD'S em SQL Server 2000. No form de entrada chamado Frmpassword onde tenho os dados para efectuar login, eu tenho sempre que escrever os dados do Servidor, Utilizador e Palavra-passe, o que se torna um pouco chato às vezes, e então eu keria mostrar uma combobox com os utilizadores existentes, o que permitiria poupar algum tempo, e evitar que se tenha que escrever sempre o nome de utilizador quando se kizer entrar no programa.

O maior problema, é que não estou a conseguir abrir a conexão em rede, para ir buscar todos os utilizadores existentes na BD.

Alguém sabe como fazer uma conexão sem ter efectuado login no programa.

Cumprimentos.

nelsonr

Boas,

mas porque é que tens de pedir sempre os dados do servidor?

Não dá para guardar num ficheiro após o utilizador preencher da primeira vez. Isso está sempre a mudar?

Com os dados do servidor, mal entres na aplicação, fazes uma ligação e les os utilizadores existentes, para mostrar.

Exemplo de ligação ao servidor SQL com VB6:

http://p2p.wrox.com/sql-server-2000/8111-how-use-visual-basic-6-connect-sql-server.html#post89202

AntonioMateus

Acho que há ai alguma confusão: Só consegues comunicar com o SQL e obter os utilizadores existentes depois de te teres autenticado no servidor SQL (e se te ligares com uma conta que tenha permissões para ler essa informação).

Geralmente quando se instala a aplicação ou quando é efectuado o 1º arranque solicitamos essa solicitada e guardamos num ficheiro ou no registry, de preferência com a password encriptada. Assim nas vezes seguintes é só ir ler essa informação onde foi guardada.

Um alternativa é usar "windows authentication" e assim já não precisas de guardar nem utilizador nem a password...

Podes consultar aqui mais sobre connections strings.

Edited by AntonioMateus

Labroskas

Bom Dia,

Pois, a minha duvida era tb se para ter acesso ao nome dos utilizadores tinha que fazer login primeiro, em baixo tenho as duas conexões que testei, e a STANDARD funciona, mas para isso tenho k indicar sempre a pass e utilizador, mas neste momento de execução do programa eu só tenho acesso ao nome de utilizador.

Na conexão TRUSTED dá erro, do tipo "não pode entrar com a conta SERVER\Convidado!!", mas eu só lhe indico o nome do Servidor tal e qual à da outra conexão.

Não sei se me tinha explicado bem acerca da introdução do utilizador, eu tenho uma textbox, que até guarda o login num ficheiro, e cada vez que entra nesse computador mete esse automaticamente, mas eu queria meter uma combobox em vez de uma textbox, pq existem utilizadores que às vezes não se lembram do nome de utilizador e estão sempre a perguntar pelo mesmo ao administrador. Agora, o problema é que eu não consigo aceder a uma tabela onde estão guardados os nomes de utilizadores, ou mesmo aceder à tabela "Master" se estiver em rede, pq no proprio servidor eu consigo.

[b]CONEXÃO STANDARD:[/b]
Conexao_Master.ConnectionString = "Provider =SQLOLEDB.1;Password=ads;Persist Security Info=True;User ID=SA;Initial Catalog=Master;Data Source=SERVER;

[b]CONEXÃO TRUSTED:[/b]
Conexao_Master.ConnectionString = "Provider=SQLOLEDB.1;Data Source=SERVER;Initial Catalog=master;Integrated Security=SSPI;"

Labroskas

Alguém sabe como descobrir "myServerName\theInstanceName" que tenho que meter na minha conexão usada em rede??

"Provider=sqloledb;Data Source=myServerName\theInstanceName;Initial Catalog=Master;Integrated Security=SSPI;"

Cumprimentos.

nelsonr

Não sei se vais conseguir descobrir isso.

Procurando ai na net, parece que talvez dê pelo sqlcmd, mas isso implicaria teres o SQL na maquina onde executas a aplicação.

E vais ter sempre de pedir o utilizador e password, porque para acederes ao SQL instalado noutra maquina, usando a autenticação do windows, podes não ter acesso à base de dados como já deves ter reparado.

Mas ainda não percebi porque não pedes os dados ao inicio e pões uma checkbox a indicar se quer guardar os dados localmente. Caso queira, guardas isso encriptado num sitio qualquer.

Na proxima entrada na aplicação, mostra uma lista dos servidores que o utilizador pediu para guardar, permitindo selecionar um ou escolher um novo.

Isto também é um bocado subjetivo estar a escrever aqui sem saber para que é a aplicação e exatamente qual a razão de pretenderes estar sempre a pedir os dados do servidor.