Jump to content
Hercles

Delphi - iniciação

Recommended Posts

Hercles

Caros, sou totalmente leigo em Delphi aprendi pascal no semestre passado e no px semestre vou aprender Delphi... Alguém pode me da algumas dicas? aonde eu baixo os aplicativos? eu uso Windows 7.

Grato.

polska

Criaste o tópico na secção errada.. Esta secção é de C++

Edited by polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

pwseo

Hercles,

O tópico está no quadro errado (Desenvolvimento Geral » C++). Além disso, fizeste um pedido vago por "dicas de Delphi" que provavelmente não poderá ser respondido enquanto não colocares questões mais específicas :)

thoga31

O tópico foi movido para a secção correcta.

Os programas a utilizar... depende da escolha dos teus professores. Podem utilizar o Delphi com uma licença da universidade ou o Lazarus que é gratuito.

Queres já começar a programar um pouco antes do semestre?

• Vote 1

Knowledge is free!

Hercles

O curso que faço vai utilizar o "Lazaro" que parece que é gratuito. Estava vendo material pra aprende alguma coisa antes de começar o curso mas não sei aonde baixar o lazaro e queria também algum site para eu começar a estudar.

thoga31

Antes de mais, é Lazarus e não Lázaro. Isto não é a Bíblia. :D

Podes fazer download no site oficial, é simples.

Não sei qual é o programa da unidade curricular, pelo que não sei se vão logo começar com GUI ou passam antes pela consola. Tens ideia?

Knowledge is free!

Hercles

Poxa nem sei o que é GUI e consola ... rsrs .... não tenho ideia... Vou perguntar a alunos que fizeram o curso.

thoga31

GUI = Graphical User Interface. Programas com ambiente GUI são programas com as janelas que conhecemos, com botões e caixas de texto e cuja interacção é feita em boa parte com o arto.

vxsearch_context_menu.jpg

Os programas em consola são deste género:

csharp-console-progress-bar.gif

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Hercles

Valeu! pelo que vi no material é este GUI - sabes aonde eu consigo baixar, já tentei alguns site mas fico de paginas pra paginas e não baixo nada...

thoga31

http://www.lazarus.freepascal.org/index.php?page=downloads

Escolhe a versão certa para ti, espera o tempo que o SourceForge indicar, e o download começa automaticamente. Não cliques em nada quando entrar no SourceForge.

Eish, vão dar logo com GUI... ok. Aqui no P@P ainda não temos nenhum tutorial de Delphi, só temos de Pascal (ou seja, programas em consola).

aqui se encontras links para sites úteis, para Delphi eu não conheço muita coisa.

Knowledge is free!

Hercles

Valeu!! Já estou baixando. Espero também poder ajudar outras pessoas por aqui.. nunca usei fóruns não sei ainda como funciona estes sites... mas quero também poder ajudar. :)

thoga31

Óptimo, precisamos sempre de pessoas para ajudar e trocar conhecimentos ;)

Isto é simples, é respeitar e ser respeitado, nada mais.

Knowledge is free!

nunopicado

De minha parte, se puder ajudar, avisa.

Coloca no foruns as questões, o mais detalhadamente possível (não digas "tenho um programa para fazer", diz antes "tenho um programa para fazer e estou com duvidas em fazer isto ou aquilo".

O Thoga está a ser modesto. Ainda que não saiba oficialmente Delphi, sabe OOP, que é a base do Delphi, além de ser ele o criador do excelente tuturial de pascal cá do forum (que por sinal, também é útil para que aprende Delphi).

Vai mantendo o contacto, participa dentro das tuas possibilidades, e põe questões sempre que precisares!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.