Jump to content
Kline777

Falta aqui conversa :P

Recommended Posts

Kline777

Boas!

Isto anda muito parado ultimamente :P começo a pensar que só há cerca de 10 pessoas em Portugal a programar em Delphi ^^

Estava a pensar que podiam ir dizendo aqui que tipo de programas têm feito ultimamente em delphi. Sem nada de muito especifico claro se não puderem. Pode ser interessante ver no que anda o pessoal a trabalhar ultimamente até porque alguns podem estar envolvidos em areas que outros desejem saber mais.

Eu felizmente tenho andado um pouco por fora do quase default "programas de gestão de dados com ligações a SQL" que quase me faz cortar os pulsos -.-

Tenho trabalhado essencialmente com o GLScene que é uma ferramenta 3D para o Delphi com um nivel bastante razoavel, muito simples para coisas simples e com grandes possibilidades para jogos, simuladores, etc.

Fiz também umas brincadeiras com WebServices mas ainda só com SOAP. Ainda nao usei os REST com o delphi mas também já vi que é bastante simples.

• Vote 1

nunopicado

Boa ideia de tópico!

10 pessoas não digo, mas os que há andam muito ocupados com idiotices das finanças para vir para aqui! ;) Imagino que a maior parte dos programadores (profissionais) de Delphi em Portugal se dedique a sistemas de facturação.

Falando nisso, é esse o meu projecto actual. Um sistema de POS, com um pezinho e meio na gestão de facturação (stocks, contas-correntes, bem como algumas especificidades mais).

Sim, MySQL está cá, e sim, webservices também, e sim, às vezes dá vontade de cortar os pulsos (a alguém).

Fora isso tenho um software de gestão de serviços técnicos, que só falta lá uns pozinhos para terminar, mas teve de passar para 2º plano devido à urgência que tive da facturação...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Kline777

Pois... infelizmente, nao sei se é só em portugal, mas parece que as empresas só querem programadores para fazer programas de facturação.... Sinceramente nao consigo perceber.

E outra coisa, nao percebo como há mercado para 3464596845643674537347 mil aplicaçoes de facturaçao com preços semelhantes -.-

nunopicado

heheheh Também não sei!

Mas no que me toca, é software de facturação próprio, pelo que sai mais barato!

Ainda há dias estava a falar com o responsável de uma empresa portuguesa, no mercado das aplicações de gestão, e trabalham exclusivamente em Delphi.

Diz-me ele que o pior que o Delphi tem é ser dificil arranjar mão de obra para ele! :)

O pessoal pensa que só existem .net e java, e esquece-se que o mercado pensa noutras coisas também!

Depois há 120304832829389432 programadores JAVA sem emprego, 23939494938298329 programadores .net sem emprego, e empresas a precisar de gajos que programem em Delphi.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Kline777

Hum... sinceramente nao tinha essa ideia. :/ mas se isso for verdade fico BASTANTE mais animado com o meu futuro :P

Por aqui por leiria acho que é mais facil arranjar emprego em .NEt que outra coisa. Mas realmente arranjar pessoal qualificado em Delphi é dificil.

nunopicado

Pois é verdade... Ou pelo menos, foi o que ele me disse.

E se formos a ver, faz sentido!

Kline777

Só digo que nao tenho essa ideia porque se fores a ver é raro veres procura de programadores delphi em sites de emprego ou assim...

I-NOZex

bem, juntando-me aqui a conversa :D

né que tenha grande voto na materia, não passo de um mediano programador de delphi

a ultima aplicação que fiz foi uma de ver tv online (para um particular) e um music player avançado que ainda tá meio por acabar XD

Quanto a essa ultima questão que falam de haver muita empresa á procura de programadores de Delphi, é como o @Kline diz, em sites de emprego ve-se é a pedirem .NET, Java, Android e assim, so tive por raridade uma vez de encontrar uma oferta em que procuravam alguem que soubesse C ou Pascal...

No entanto, num dos estágios que fiz que foi na camara municipal daqui, usavam o Lazarus... Mas realmente é aquele estigma de sempre, que o Pascal é fraco, que tá ultrapassado (isto quando dei na escola), e falo de Pascal por ser a base de Delphi...

Em aplicaçoes de desktop, ja programei com C#, VB, e Delphi, e defacto Delphi para mim remanece a melhor, por tantos motivos... Não há nada que não consiga fazer com Delphi, isto de forma facil, rapida e eficiente... Mas tenho intensões de aprender mais algo, C ou C++ ( se for será C++ Builder da Embarcadero tambem) bem como Java (:

• Vote 1

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Kline777

Bem... essa de ver TV online despertou-me a atenção :P nem sabia por onde começar para fazer uma brincadeira dessas assim de repente. Que componentes usaste para fazer isso?

nunopicado

Eu nem digo que hajam muitas... Só sei desse caso concreto, e nem sei se neste momento estão a precisar de gente.

Mas extrapolando, imagino que volta e meia as empresas que trabalhem em Delphi se vejam gregas!

I-NOZex

Bem... essa de ver TV online despertou-me a atenção :P nem sabia por onde começar para fazer uma brincadeira dessas assim de repente. Que componentes usaste para fazer isso?

como não quiz perder muito tempo, acabei por usar o componente activex do wmp, pois muitos urls de stream eram protocolos tipo mms e assim, e dos componentes que testei, o wmp foi o melhor para isso, mas so usei tipo como dizer, a area de video, os controlos e assim eram todos personalizados, alphaskin se nao me falha

não é dificil... eu que tou habituado a fazer sempre algo relativo com multimedia nas minhas aplicações de delphi...

vi alguns tempos um topico muito bem falado, acho que era para fazer um artigo sobre delphi, e realmente o delphi não é tao popular pela má fama que as pessoas atribuiram ao Pascal (confesso que tambem tive nessa fase, antes de conhecer bem a lingua, depois de ver as potencialidades dela, de saber que ate foi usada nas primeiras versoes do Adobe Photoshop, subiu ainda mais na minha consideração), e depois por não existir versão free, como por exemplo o VB tem a Express Edition... Há sempre a alternativa do Lazarus... mas do que vejo parece ser insuficiente :\

Existem tantas boas aplicações em Delphi que muitos de nós usamos todos os dias, Skype, BSPlayer, TuneUp Utilities...

• Vote 1

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Kline777

Esqueci.me de referir também que ando a trabalhar agora com o FireDac. nunopicado que andas a usar para aceder as tabelas de BD?

Eu nao conhecia estes componentes do Firedac/Unidac mas isto realmente leva fogo em relação ao ADO e ao DBExpress.

nunopicado

O FireDac não conheço.

ADO e DBExpress é naquela... São bons se não houver mais nada.

Eu uso o ZEOSLIB.

Também este vê à distância, pelo retrovisor, o ADO e o DBExpress.

Agora, comparado ao FireDac não faço ideia. Como disse, nunca o vi.

Kline777

Hum... tenho de ir ver isso. O FireDac vem com as novas versoes do Delphi, a Embarcadero comprou-o para nao terem tt concorrencia :P

• Vote 1

nunopicado

A Embarcadero cada vez mais se parece com a Sony: "Se não consegues fazer, compras quem saiba!"

Kline777

Pois :P pah eles têm que fazer pela vida... o problema é quando é "Se não sabes fazer, compras quem saiba, e estragas tudo o que fizeram de bom!" que ultimamente parece o caso

• Vote 1

nunopicado

Da Sony ou da Embarcadero? ;)

Kline777

Da Embarcadero. Pelo que tenho visto têm feito um esforço por contratar muita gente que tem feito bastante pelo delphi nos ultimos anos só que depois as condiçoes que lhes dão apra fazer algo são muito deficientes... pelo menos é o que me parece.

E esta politica de lançar um delphi todos os anos cheio de bugs em vez de esperar mais tempo para lançarem versoes mais limpas entao nem se fala.

nunopicado

O XE2 não cheguei a ver, mas tanto o XE como o XE3 se têm portado bem!

Na verdade, não me posso queixar de bugs.

O facto de sair todos anos um é realmente chato.

Parece quase o ubuntu!

Kline777

Sim, em termos de VCL está estável porque tambem nao tem havido muito de novo. Agora se fores para o FireMonkey prepara uma boa dose de calmantes...

• Vote 1