Jump to content
nunopicado

Optimização de Query

Recommended Posts

nunopicado

Boas pessoal

Tenho aqui uma query que funciona para o que eu quero. No entanto, é um bocado lenta (cerca de 2 segundos), e com tendêmcia a piorar.

SELECT *, EntidadeID AS EntID
,(SELECT Count(DocID) FROM Documentos INNER JOIN Counters ON Counters.CounterID = Documentos.CounterID WHERE EntidadeID = EntID AND TipoDoc=1) AS DocsCliente
,(SELECT Count(DocID) FROM Documentos INNER JOIN Counters ON Counters.CounterID = Documentos.CounterID WHERE EntidadeID = EntID AND TipoDoc=2) AS DocsFornecedor 
FROM Entidades 
ORDER BY Nome

Temos no fundo três tabelas, uma com uma lista de entidades (Entidades), outra com uma lista de documentos (Documentos), sendo a chave o campo EntidadeID, comum a ambas, e ainda uma terceira (Counters) com algumes características de cada documento, sendo a chave o campo CounterID.

O que eu preciso é uma lista de entidades dos tipos Cliente e Fornecedor (campos respectivos = 1) acrescida de dois campos, DocsCliente e DocsFornecedor, que indicarão respectivamente quantos documentos com o TipoDoc=1 ou TipoDoc=2 (campo este que está na tabela Counters).

Usei o método das subquerys, para calcular o nº de documentos.

Haverá algum método mais rápido?

Obrigado

PS: Eu sei que 2 segundos não é muito, agora. Mas a tendencia é de piorar, e daqui por 6 meses, preve-se que suba para mais do dobro.

Se puder evitar, melhor! ;)

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

brunoais

Experimenta usar o EXPLAIN para cada uma das queries e depois um explain para isso tudo junto.

Dá para confirmar que elas são todas simples?

Além disso, qual é o método que o DBMS está a usar para fazer isso? Será que está realmente a ir buscar os dados duas vezes?

Que indices tens? Já tens um indice que abrange EntidadeID e TipoDoc (e não um para cada um).

Já tens chave estrangeira, mas parece que faltam outras para melhorar a velocidade.

Edited by brunoais
  • Vote 1

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

nunopicado

Pois, tabelas ainda mais simples... Assim como o meu conhecimento de MySQL! ;)

Nunca tinha usado o EXPLAIN. Usei agora e o resultado foi:

| *id* |   *select_type*    |   *table*   | *type* | *possible_keys* |  *key*  | *key_len* |               *ref*               | *rows* |    *Extra*     |
|   1  |      PRIMARY       |  Entidades  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |   56   | Using filesort |
|   3  | DEPENDENT SUBQUERY | Documentos  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |  4411  |  Using where   |
|   3  | DEPENDENT SUBQUERY |  Counters   |  ref   |     PRIMARY     | PRIMARY |    1      | ampos_treino.Documentos.CounterID |    1   |  Using where   |
|   2  | DEPENDENT SUBQUERY | Documentos  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |  4411  |  Using where   |
|   2  | DEPENDENT SUBQUERY |  Counters   |  ref   |     PRIMARY     | PRIMARY |    1      | ampos_treino.Documentos.CounterID |    1   |  Using where   |

Não tenho Foreign Keys, e quanto ao método, não percebi ao que te referes. Tipo de tabelas?

Se sim, são MyISAM.

Só estou a usar chaves primárias (Entidades -> EntidadeID; Documentos -> DocID; Counters -> CounterID)

A estrutura é:

- Cada Entidade pode ter vários Documentos

- Cada Documento só pode ter 1 Counter

- Cada Counter pode ter vários Documentos

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Experimentei o seguinte:

- Mudei para InnoDB as tabelas Counters, Documentos e Entidades

- Criei uma Foreign Key no campo CounterID entre Counters e Documentos

A performance já melhorou, devolvendo de forma praticamente instantanea os dados que eu preciso. (e esta heim?).

Perguntas:

- Há alguma possibilidade de a coisa correr mal, fazendo esta alteração numa base de dados de produção. O risco de perda de dados existe?

- Que campos são elegiveis para Foreign Key?

Tentei criar uma para o EntidadeID e ele mandam-me apanhar morangos.

brunoais

O problema era muito simples. Falta de keys propriadas.

Ele usava as keys para ajudar, mas não estava a usar exclusivamente as keys.

Nunca tinha usado o EXPLAIN. Usei agora e o resultado foi:

Olha... aprende. É a ferramenta nº 1 qd se tem SELECTs que são lentos.

| *id* |   *select_type*    |   *table*   | *type* | *possible_keys* |  *key*  | *key_len* |               *ref*               | *rows* |    *Extra*     |
|   1  |      PRIMARY       |  Entidades  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |   56   | Using filesort |
|   3  | DEPENDENT SUBQUERY | Documentos  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |  4411  |  Using where   |
|   3  | DEPENDENT SUBQUERY |  Counters   |  ref   |     PRIMARY     | PRIMARY |    1      | ampos_treino.Documentos.CounterID |    1   |  Using where   |
|   2  | DEPENDENT SUBQUERY | Documentos  |  ALL   |      _NULL_     | _NULL_  |  _NULL_   |              _NULL_               |  4411  |  Using where   |
|   2  | DEPENDENT SUBQUERY |  Counters   |  ref   |     PRIMARY     | PRIMARY |    1      | ampos_treino.Documentos.CounterID |    1   |  Using where   |

Não tenho Foreign Keys, e quanto ao método, não percebi ao que te referes. Tipo de tabelas?

Se sim, são MyISAM.

Estava directamente relacionado com o EXPLAIN, mas isto acabou por ser informação interessante, mesmo.

MyISAM é uma tabela muito boa para uso temporário e em situações específicas para indices FULLTEXT. Fora isso, já não tem interesse.

Experimentei o seguinte:

- Mudei para InnoDB as tabelas Counters, Documentos e Entidades

- Criei uma Foreign Key no campo CounterID entre Counters e Documentos

A performance já melhorou, devolvendo de forma praticamente instantanea os dados que eu preciso. (e esta heim?).

Qd a velocidade é demasiado pequena, a 1ª coisa que se pensa é sempre se os indices estão correctos para o uso que a DB está a ter.

E, pelo que sei, ainda podias melhorar isso mais se usasses indices de 2 colunas para essa pesquisa específica

Perguntas:

- Há alguma possibilidade de a coisa correr mal, fazendo esta alteração numa base de dados de produção. O risco de perda de dados existe?

Mínimo. Se tiver muitos dados, mudar para InnoDB demora muito tempo (YMMV). O risco de perda não é maior que o que existe no dia-a-dia.

Há a possibilidade de perder indices específicos como indices FULLTEXT.

- Que campos são elegiveis para Foreign Key?

Tentei criar uma para o EntidadeID e ele mandam-me apanhar morangos.

Para explicar, nada melhor que o próprio manual:

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/innodb-foreign-key-constraints.html

Já agora, faz o exemplo e evita fazer multiple post.

• Vote 1

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

nunopicado

Obrigado pelas dicas

Vou dar uma olhada aos detalhes.

Já agora, dizes que podia usar indices de 2 colunas?

brunoais

Vou dar uma olhada aos detalhes.

Details do matter!

(~= os pormenores são importantes)

Já agora, dizes que podia usar indices de 2 colunas?

É mais um "devias" do que um "podias".

Aliás, se n tens queries que usam só uma dessas colunas, então n vale a pena teres esse indice e deves usar indices de várias colunas.

You gotta be smart and pay attention to those tham details!

(~= Há que ser inteligente e tomar atenção aos pormenores!)

nunopicado

lol

O inglês eu percebo... O SQLês é que vou aprendendo conforme a necessidade! ;)

brunoais

Escrevo a versão em português pq faz parte. Isto é um fórum de uma comunidade portuguesa...

• Vote 1