Jump to content
MrGil

Problema ao actualizar BD access

Recommended Posts

MrGil

Olá,

Tenho uma duvida num projecto que estou a desenvolver que não consigo resolver:

Tenho uma form principal onde tenho um datagridview ligado a uma binding source, e depois tenho um segunda form onde há um formulário para adicionar novas linhas ao DGV na form principal, e posteriormente actualizar a base de dados.

Tudo funciona, aparentemente, como previsto, pois o datagridview é actualizado. Acontece que ao fazer o updateAll na TableAdapterManager, os dados não são enviados para a base de dados.

Depois acontece uma coisa bastante curiosa: Se tentar adicionar mais uma linha, a linha que introduzi anteriormente é enviada para a base de dados (Ou seja se adicionar 2 linhas apenas a primeira é adicionada, perdendo sempre a informação da ultima)

Codigo da form principal:

Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click
NovaPesquisa.ShowDialog(FilaDeEsperaBindingSource)
GuardarFilaDeEspera()
End Sub

Public Sub GuardarFilaDeEspera()
Me.Validate()
FilaDeEsperaBindingSource.EndEdit()
Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.QuaerereDataSet)
End Sub

(Já tentei averiguar o valor devolvido pela função updateAll, a primeira vez é 0 e apartir daí é 1 (visto que está simplesmente a introduzir a linha anterior)

Codigo da form como o formulário:

Private WithEvents myBindingSource As BindingSource
Public Overloads Sub ShowDialog(ByVal bindingsource As BindingSource)
myBindingSource = bindingsource
Me.ShowDialog()
End Sub

Private Sub btnConfirmar_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles btnConfirmar.Click
If String.IsNullOrWhiteSpace(comboActividade.Text) And String.IsNullOrWhiteSpace(comboLocalização.Text) Then
MessageBox.Show("Formulário inválido.", "Quaerere", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Exclamation)
Else
myBindingSource.AddNew()
Me.Close()
End If
End Sub

Private Sub AddingNew_Handler(ByVal sender As Object, e As System.ComponentModel.AddingNewEventArgs) Handles myBindingSource.AddingNew
Dim dataTableView As DataView = TryCast(myBindingSource.List, DataView)
Dim row As DataRowView = dataTableView.AddNew()
row(COLUNA_PAÍS) = comboPaís.Text
row(COLUNA_ACTIVIDADE) = comboActividade.Text
row(COLUNA_LOCALIZAÇÃO) = comboLocalização.Text
row(COLUNA_ESTADO) = _PESQUISA_EM_ESPERA
e.NewObject = row
End Sub

Alguém me sabe dizer o que estou a fazer errado?

Obrigado desde já

Cumprimentos

cdaniel.marques

Não tens que fazer:

Me.Validate()
FilaDeEsperaBindingSource.EndEdit()
Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.QuaerereDataSet)

depois de:

myBindingSource.AddNew()

Para actualizar a binding source, o table adapter e o data set antes de fechar o form onde preenches os dados?

Edited by cdaniel.marques

MrGil

cdaniel.marques, acontece a mesma coisa... a primeira entrada só é adicionada quando adiciono uma segunda e assim sucessivamente perdendo sempre informação...

Depois dessa tua dica ainda tentei passar, o tableAdapterManager e o Dataset como argumentos na overload do ShowDialog da segunda form... Continua a acontecer o mesmo.

Estou a ficar um pouco desorientado porque não faz muito sentido (para mim) a primeira vez não produzir qualquer efeito e a partir daí armazenar dados que já deviam ter sido armazenados.

De qualquer maneira obrigado pela atenção

MrGil

bioshock, a unica diferença que encontrei nesse tópico foi:

em vez de:

Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.DataSet)

utilizar:

Me.NOMEdaTABELATableAdapter.Update(Me.NOMEBaseDADOSDataSet.NOMEdaTABELA)

não resultou, continua a mesma historia :confused:

MrGil

Sugeres então que mude de estratégia, ou seja que deixe os bindingsources e passe a fazer "à unha"?

cdaniel.marques

Outra alternativa, fazeres "à unha" (citando) apenas o código para adicionar registo.

Assim mantinhas o código do form principal, apenas tinhas de carregar os novos dados quando fecho form para adicionar. (por ex., usando o código do form load, dependendo de como tiveres adaptado o código)

cdaniel.marques

cdaniel.marques, acontece a mesma coisa... a primeira entrada só é adicionada quando adiciono uma segunda e assim sucessivamente perdendo sempre informação...

Como adicionas-te un novo registo à base de dados, ser falta de carregar novamente os dados da base de dados.

Tens no wiki fornecido pelo bioshock, o seguinte código para actualizar:

Me.NOMEdaTABELATableAdapter.Fill(Me.NOMEBaseDADOSDataSet.NOMEdaTABELA)

para carregar novamente a base de dados com os novos dados.

bioshock

Sugeres então que mude de estratégia, ou seja que deixe os bindingsources e passe a fazer "à unha"?

Sim. É muito, muito melhor.