Jump to content
joaomago

[Resolvido] Executável com base de dados integrada

Recommended Posts

joaomago

Boas pessoal,

Acabei um projeto em c# e cria criar um executável. Já tenho um programa que permite fazer isso (Inno Setup), mas o meu problema é que o projeto inclui uma base de dados em Sql Server e como os caminhos variam de computadores para computadores, ao instalar noutro computador o programa já não carrega o pretendido.

O que devo fazer?

nelsonr

Na instalação pedes os dados de acesso ao servidor.

Fazes a ligação e executas o script de criação da base de dados.

joaomago

Qual o metodo mais simples para integrar isso na minha aplicação?

nelsonr

Depende um bocado do tipo de aplicação.

Mas podes por um teste no inicio da aplicação para ver se ja tens os dados do servidor SQL definidos (guardados num ficheiro de configuração por exemplo)

Caso não tenha (primeira vez que executa), abres uma janela a pedir os dados (endereço do servidor, tipo de autenticação, login e pass se for caso disso).

Apos confirmação, abres uma ligação ao servidor e caso tenha sucesso, executas o script de geração da base de dados.

Tens é de ter o script para gerar a base de dados, mas com o Management Studio consegues ver isso.

Este é o método que utilizo, visto simplificar bastante a distribuição da aplicação.

Mas talvez o InnoSetup tenha algo que ajude neste procedimento. Como disse, nunca usei

• Vote 1

joaomago

Já criei setup, executa e tudo mais, tem a query de criação de base de dados, mas não carrega os dados nem nada relacionado com a base de dados. Já andei a procurar e não encontro nada.

nelsonr

Boas,

mas a base de dados deve conter logo dados de inicio?

Esses dados são simples, de inicialização ou contem bastante informação?

Se forem dados simples, podes gerar o script para inserir os dados depois de criar a base de dados.

Se for uma base de dados bastante complexa e não quiseres ir pelo script de inserção, outra hipótese seria a instalação levar os ficheiros da base de dados (backup ou mdf e ldf) e fazer o restauro (ou anexar) ao servidor SQL. No entanto este método tem algumas limitações, como por exemplo se por acaso o servidor SQL não for a mesma máquina onde estás a instalar a aplicação.

joaomago

sim nelson, a base de dados já deve conter dados de inicio e sim são alguns, não tem qualquer mal inserir pela script, desde que de-a já fico satisfeito.

nelsonr

- No management studio, seleciona a base de dados com o botão direito e seleciona Tasks / Generate scripts

- Vais passando as várias janelas e selecionas as tabelas/stored procedure que pretendes exportar

- Na janela que pede o tipo de exportação (ficheiro, clipboard, new query window, etc), clica no botão "Advanced"

- Na lista de opções dentro da secção General, procura a opção "Types of data to script"

- Seleciona "Schema and data", para que o management studio gere o script de criação da estrutura e inserção dos dados

Como tenho isto em Ingles, não sei o nome das opções em português, mas não deve ser complicado lá chegares

joaomago

Sim ajudou, a script que eu criava não era assim, por isso é que dava erro

joaomago

Ninguém me sabe ajudar?

Já tentei criar o setup com o próprio visual studio, com o inno setup, o installshield, vários métodos em cada um deles e não resultou ..

nelsonr

O problema é que não esta ser especifico sobre o que está a acontecer.

Por exemplo:

Mas apesar disso o executavel continua sem funcionar!

O que esperas de ajuda com esta mensagem, se as perguntas anteriores eram sobre como gerar script com os dados

joaomago

O problema é que mesmo com a script gerada, e o executável criado, ao instalar a base de dados não é criada

nelsonr
ao instalar a base de dados não é criada

O o que é que estás a fazer com o script na instalação?