Jump to content
ricduarte

Faturação

Recommended Posts

ricduarte

Boas!

Aqui tou mais uma vez a pedir ajuda!

Tenho um pequeno grande problema. Tou a criar um programa como projecto final de curso e esse programa tem o funcionalidade de fazer faturas e o o problema tá aqui.

Precisava que me dessem dicas para fazer estas faturas.

nelsonr

Fazer uma fatura requer alguns passos. Depende de qual passo pretendes.

Referes-te à parte de impressão em papel?

Se for isso, normalmente usa-se componentes de reports que facilita o desenho e criação, tais como o Crystal Reports, Active Reports, etc.

ricduarte

O objetivo é depois de inseridos os dados é criar um ficheiro pdf para posteriormente ser impresso

ricduarte

Mais uma coisa, ao inserir os dados nos campos da fatura, queria que estes ficassem guardados numa base de dados mais existe uma parte em que são vários espaços para pôr dados e que na base de dados corresponde a apenas um campo. como é que faço isso de forma diferente?

nelsonr

Podes dar um exemplo desses campos?

Normalmente se tens vários valores a guardar em apenas um campo, usa-se um caracter separador para os campos.

Se tiveres valor1, valor2, valor3, etc para guardar num campo unico, pode ficar por exemplo separado pelo caracter #, ficando guardado "valor1#valor2#valor3#,etc".

Depois ao ler o campo, separa-se pelo caracter #.

Claro que isto depende do tipo de campos.

ricduarte

Os campos que tenho sao textboxs e uns sao texto e os restantes sao campos numéricos e são 8 campos de texto e mais 8 sao de texto.

nelsonr

E alguma razão especial porque tens de por esses diferentes campos em apenas um na base de dados?

ricduarte

as textboxs para inserir dados de texto vão para um campo e as restantes vao para outro campo na BD.

tenho isto assim porque na BD tenho apenas uma tabela para fatura e pretendia guardar os dados que sao colocados nas textboxs mas obviamente nao serao todas utilizadas mas como nunca se sabe o que o futuro reserva optei por colocar este numero elevado de textboxs

nelsonr

É que isso só te complica e torna lento algumas operações.

Por exemplo, se precisares de filtrar por informação que está no meio de um campo....

Se tiveres um campo com valores da fatura: 100#23#123 sendo 100 o valor sem IVA, 23 o valor do IVA e 123 o valor com IVA.

Se quiseres filtrar pelos documentos cujo total do documento seja superior a 100 por exemplo.

Estás a ver o trabalho extra para extrair informação?

E o facto de ter um campo para cada dado não invalida de futuro acrescentar mais campos.

Mas prontos, se é isso mesmo que pretendes, já te dei um exemplo no post #6.

É teres um caracter de controlo para separar os dados. Tens é de ter a certeza que esse caracter não é usado na informação

ricduarte

para agora é o que consigo fazer porques este projecto é para apresentar publicamente dia 5 e nao me resta mt tempo para tar a fazer uma coisa muito elaborada mas neste momento o que me interessa é funcione a tempo de sexta.feira.

Muito obrigado pela ajuda nelsonr

ricduarte

Boas!

Segui a dica do nelsonr em por # para separar os valores para guardar num so campo e aquilo dá-me o seguinte erro: "Conversion from string "Venda Sementes" to type 'Long' is not valid."

nelsonr

Boas,

isso de gravar varios campos num so tens de ter o campo da base de dados do tipo varchar ou similar, para permitir guardar texto.