Jump to content
ACosta

Mostrar valor dos pontos do gráfico

Recommended Posts

ACosta

Boas tardes,

Estou a precisar de uma ajudinha com o gráfico no VB.NET.

estou a usar o Microsoft Chart.

O gráfico está a funcionar perfeitamente.

O gráfico é de linhas.

Os dados são recolhidos directamente de uma tabela na Base Dados.

O eixo de X com o tempo e o eixo do Y com os valores de cada serie que tenho.

A minha questão é a seguinte, eu preciso de saber o valor de um ponto da serie do gráfico ao passar o rato por cima da linha.

Isto é, ao passar o rato por cima da linha de uma serie no gráfico aparecer em tolltip, os dados daquele ponto da serie, tempo(X) e valor(Y).

Estou a pensar em usar o evento mousemove() mas não sei como obter os valores e mostra-los.

Gostava de ter ajuda de como fazer isto!

Obrigado,

António Costa

cdaniel.marques

Tenta este exemplo no Form Load:

Private Sub Form1_Load(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
       Dim lstPersons As New List(Of String)
       lstPersons.AddRange(New String() {"Bob", "Mary", "Greg", "Rachel"})
       Dim lstSales As New List(Of Integer)
       lstSales.AddRange(New Integer() {10, 5, 20, 15}.ToList)
       Chart1.Series(0).Points.DataBindXY(lstPersons, lstSales)
       Chart1.Series(0).ToolTip = "SalesPerson = #VALX" & vbCrLf & "Sales = #VALY{C}"
End Sub

Edited by thoga31
GeSHi

cdaniel.marques

Como já tens o gráfico preenchido (com os dados da uma base de dados), apenas precisas usar esta linha de código, após o bloco de código que usas para preencher o gráfico:

Chart1.Series(0).ToolTip = "SalesPerson = #VALX" & vbCrLf & "Sales = #VALY{C}"

Edited by cdaniel.marques

ACosta

Muito Obrigado pela ajuda! ;)

como queria a hora e o valor, no meu caso da temperatura ficou assim:

Chart1.Series(0).ToolTip = "Hora: = #VALX{H:mm:ss}" & vbCrLf & "Valor: = #VALY ºC"

ACosta

For Each zona In dcxServer.ZonasDescricao
      Dim numSerie As Integer = zona.ZDE_ID - 1
      Chart1.Series(numSerie).ToolTip = "Hora: #VALX{HH:mm:ss}" & vbCrLf & "Serie: #SERIESNAME" & vbCrLf & "Valor: #VALY " & zona.ZDE_Unidade
Next
Chart1.DataBind()

é este o código que tenho para colocar o tooltip em todas as series do gráfico, o problema é que na Hora (valor do X, #VALX{HH:mm:ss}) apenas me mostra na primeira serie, ouseja na serie(0).

já tive a fazer uns teste e se colocar #VALX apenas, sem o formato para hora na serie(0) coloca a data até tudo OK mas nas serie seguintes fico com um valor esquisito tipo 41456,6542044329

Não sei se tenho de fazer algum format diferente, suponho que o numero corresponda à hora.

Alguém sabe contornar este problema?

Obrigado,

António Costa

Edited by ACosta

ACosta

For Each zona In dcxServer.ZonasDescricao
Dim numSerie As Integer = zona.ZDE_ID - 1
Chart1.Series(numSerie).ToolTip = "Hora: #VALX{HH:mm:ss}" & vbCrLf & "Serie: #SERIESNAME" & vbCrLf & "Valor: #VALY " & zona.ZDE_Unidade
Next
Chart1.DataBind()

é este o código que tenho para colocar o tooltip em todas as series do gráfico, o problema é que na Hora (valor do X, #VALX{HH:mm:ss}) apenas me mostra na primeira serie, ouseja na serie(0).

já tive a fazer uns teste e se colocar #VALX apenas, sem o formato para hora na serie(0) coloca a data até tudo OK mas nas serie seguintes fico com um valor esquisito tipo 41456,6542044329

Não sei se tenho de fazer algum format diferente, suponho que o numero corresponda à hora.

Alguém sabe contornar este problema?

Obrigado,

António Costa

Encontrei a solução ao meu problema! E a solução é definir os valores do eixo do X como DateTime

Chart1.Series(numSerie).XValueType = ChartValueType.DateTime
Chart1.Series(numSerie).ToolTip = "Hora: #VALX{HH:mm:ss}" & vbCrLf & "Serie: #SERIESNAME" & vbCrLf & "Valor: #VALY "
Edited by ACosta