Jump to content
Sign in to follow this  
wba

Problema <a href= Vs <form action=

Recommended Posts

wba

Ora viva, como sou novato aqui vim pedir ajuda.

Já agora se me souberem dizer de bons foruns de PHP em Pt agradecia.

Ora estou a tentar fazer o meu 1º site com login/logout, sessões... e deparei-me com a seguinte situação.

Tenho uma pagina inicial que tem um formulario para user e pass e botão para Entrar ou Sair dependendo se está logado ou não.

Isto é: se não está logado aparece o botão Entrar e se já está logado aparece o botão Sair, recorri a uns IF's e ao estado das

variaveis de sessão.

No botão 'Sair' estou a usar o seguinte codigo:

<form action="logout.php" method="post" ><input type="submit" value="Sair" /></form>

que chama a pagina logout.php que está assim:

<?php
include 'core/init.php';
session_start();
$_SESSION = array();
session_destroy(); 
session_unset('NOME');
if (empty($_SESSION['NOME'])) {
header("Location: index.php");
exit(); }
?>

Portanto termina a sessão e devolve o curso do programa à pagina inicial(index.php).

O problema surge quando já estou logado e carrego no botão Sair, que deveria então desaparecer sendo substituído pelo botão 'Entrar'

tal como outros menus, que estão na pagina inicial que dependem do estado da sessão.

Ou seja o botão Sair não tem qualquer efeito, mesmo se fizer refresh à pagina incial nada acontece.

Entretanto depois de muito "escavar" deu-me para substituir toda linha de código que tenho acima referente ao form por:

<a href="logout.php" >Sair</a>

e tudo corre na perfeição, ou seja 'Sair' desaparece e é substiuido por 'Entrar' e os menus dependentes de variveis de sessão são substituidos de acordo com o esperado.

Alguem sabe então a que se deve este comportamento diferente entre usar o '<a href=... ' ou o '<form action=...'

desde já o meu obrigado

Edited by brunoais
tags code + geshi

taviroquai

Os elementos a (anchor) ou form fazem pedidos à URL indicada; No caso de a indicas a URL no atributo href. No caso de form indicas a URL no atributo action.

A diferença é que o elemento form permite fazer pedidos POST e GET, já os elementos a apenas fazem pedidos GET.

É claro que com javascript podes mudar este comportamento que indiquei...

Para o caso que indicaste acima, basta fazer um pedido GET, por isso podes fazê-lo tanto com form ou a, mas no teu caso não se justifica que o faças com um formulário... O propósito de um formulário é enviar um conjunto de dados para o servidor e neste caso não precisas de enviar dados.

Edited by taviroquai