Jump to content
GRSa

[Dúvida] Iniciar programa com parâmetro

Recommended Posts

GRSa

Olá pessoal.

Tenho uma dúvida. Como faço para que um programa escrito em pascal receba um parâmetro logo no início?

Isso seria útil em um programa que, por exemplo, fosse iniciado recebendo um caminho de um arquivo que seria manipulado durante sua execução.

Programas como o notepad podem ser iniciados da seguinte maneira: notepad arquivo.txt. Assim o programa já é iniciado para a edição do arquivo especificado.

Obrigado.

GRSa

GRSa,

Tens que investigar sobre ParamCount e ParamStr. Fiz um tutorial sobre isso: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/45691-tutorial-passagem-de-parametros-em-linha-de-comandos/

pwseo,

Funcionou perfeitamente. No meu projeto EArte (http://www.portugal-a-programar.pt/topic/61358-earte-editor-de-figuras-ascii-e-gerador-de-codigo-pascal/) consegui adicionar a função de abrir o programa através de um parâmetro que indica o arquivo editável. No Windows basta arrastar o arquivo sobre o executável ou então utilizar o recurso "Abrir com" para abrir-lo diretamente.

Obrigado.

Edited by GRSa

pwseo

GRSa,

Ainda bem que foi útil. Por acaso foi uma falha minha esquecer-me da utilização mais típica dos argumentos: especificar o nome do ficheiro a abrir com o programa.

No entanto ficou também uma ideia de como utilizar outros argumentos (flags) para controlar o comportamento de um programa, que também é importante.

Depois vou actualizar o tutorial com o teu caso :)