Jump to content
Telmo Faleiro

executar javascript

Recommended Posts

Telmo Faleiro

tenho uma pagina em html e quero fazer uma hiperligaçao por exemplo para o facebook e quero que quando o utilizador clicar nessa hiperligaçao me execute um codigo em javascript que tenho na pagina em html na pagina que abriu do facebook

Edited by brunoais
Não é preciso todo o texto ser de tamanho 5. Aliás, nenhum precisa de ser de tamanho 5.

I-NOZex

duvido que seja possivel, ate procurei rapidamente e a resposta pareceu-me ser não...

talves com iframes mas ainda assim pareceme ser demasiado remoto... uma vez que penso nao ser possivel manipular o DOM de uma frame, ate onde sei...

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Virneto

um codigo em javascript que tenho na pagina em html na pagina que abriu do facebook

Isto não faz sentido. A hiperligação abrirá a página do fb não a tua página. como é que colocas lá código?

Tens de pensar em ativar o código que pretendes do lado da tua página.

Adicionar a algum evento talvez? Deixa ver oque dizem os gurus cá da zona.. :confused:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

HappyHippyHippo

não comento tópicos em que a finalidade da dúvida toma contornos questionáveis

Edited by HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Virneto

Já que os gurus não se pronunciam, e porque eu acho que isto é interessante, continuei a pesquisar e aqui está uma hipótese de solução:

http://stackoverflow.com/questions/1280767/how-do-i-run-php-code-when-a-user-clicks-on-a-link

Mas vê lá que, caso interesse apenas executar código antes de encaminhar o utilizador para a hiperligação, também poderia ser feito em php de uma forma até muito simples.

Ou seja:

<a href="executa_isto.php">Facebook</a>

O utilizador clica no link do Facebook ou lá o que for e o que executa é o código que queres. Quando terminares de correr o teu código envias a malta para onde eles pretendem ir com um redirecionamento:

header("Location: http://www.facebook.com/");

Não vale a pena é que o teu código leve muito tempo a executar.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

HappyHippyHippo

Já que os gurus não se pronunciam, e porque eu acho que isto é interessante, continuei a pesquisar e aqui está uma hipótese de solução:

http://stackoverflow.com/questions/1280767/how-do-i-run-php-code-when-a-user-clicks-on-a-link

Mas vê lá que, caso interesse apenas executar código antes de encaminhar o utilizador para a hiperligação, também poderia ser feito em php de uma forma até muito simples.

Ou seja:

<a href="executa_isto.php">Facebook</a>

O utilizador clica no link do Facebook ou lá o que for e o que executa é o código que queres. Quando terminares de correr o teu código envias a malta para onde eles pretendem ir com um redirecionamento:

header("Location: http://www.facebook.com/");

Não vale a pena é que o teu código leve muito tempo a executar.

php não é o mesmo que javascript pois não ?

Virneto

@HappyHippyHippo

não percebi..

o link que coloquei apresenta código que utiliza javascript para chamar uma função que vai buscar código php.

tipo isto:

// as others have suggested, use javascript to make an ajax call.
<a href="#" onclick="myJsFunction()">whatever</a>
<script>
function myJsFunction() {
 // use ajax to make a call to your PHP script
 // for more examples, using Jquery. see the link below
 return false; // this is so the browser doesn't follow the link
}
</script>

Não é javascript? e não posso fazer o que entender naquela função em vez de chamar o php?

e depois ainda digo (...) também poderia ser feito em php de uma forma até muito simples...

O que é que me escapou então?

Edited by yoda

Linuxando.com | ...

HappyHippyHippo

O que é que me escapou então?

O momento em que o código é executado

Imagina que tens a página X que contem um link para a página Y. O OP diz queres executar código javascript que se encontra na página X após carregar a página Y.

Virneto

ok. eu percebo o que dizes, mas eu estou a pensar executar código e só depois encaminhar para a página de destino do link. Não após carregar a página. E até fiquei com a impressão que é isto que a questão inicial lançada pelo @Telmo Faleiro pretende, ainda que não esteja clara.

Mesmo assim, parece-me ser muito útil para, por exemplo implementar o meu próprio sistema de monitorização do comportamento de utilizadores numa página. Ou seja, quanto tempo ficaram, em que links carregaram, por que links saíram ou mesmo em que elementos fizeram hoover. Seria uma espécie de alternativa caseira aos analytics que já existem.

Linuxando.com | ...