Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, pessoal.

Tenho estado aqui a trabalhar numas ideias em Pascal, e comecei a pesquisar sobre acesso de ficheiros na Internet. Contudo, por alguma razão, as minhas pesquisas e os meus testes não estão a dar grandes frutos, e decidi fazer um reset ao que tenho visto. Considerem que não sei nada, que eu estou a considerar isso mesmo 😛

Por isso proponho um 2 em 1 neste tópico - eu aprendo e reúne-se a informação.

Por isso, quem souber "manipular" o acesso à Internet com Pascal que se acuse 😄 , e as informações serão utilizadas para mais um documento na Wiki com informação útil acerca deste assunto. 😉

Nota: também pode ser referente a Delphi, mas tentem que seja compatível com Free Pascal.

Conto convosco!

Cumprimentos.

Knowledge is free!

Posted (edited)

Olá Thoga31.

Já tentou utilizar algum serviço que utilize o protocolo webdav? Tenho uma sugestão, mas não sei se posso publicar o nome do site no fórum. O serviço disponibilizado por este site permite que se mapeie uma unidade de rede no Windows apontando para a pasta on-line. Nunca tentei no linux. De qualquer forma é uma opção para acessar arquivos on-line. Com o uso de comandos como o Exec (da unit dos) no pascal é possível mapear uma unidade de rede com o comando net use do terminal do Windows.

Espero ter contribuído.

Edited by GRSa
Posted

Tudo depende do protocolo...

Por exemplo, há componentes que acedem por FTP ou HTTP.

É algo assim que te interessa?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

Não se "liguem" apenas àquilo que eram as minhas pesquisas. Falem daquilo que sabem, seja HTTP, seja HTTPS, seja FTP 😉

Quanta mais informação reunirmos aqui, melhor ficará o documento para a Wiki. Assim não só eu mas todos os interessados poderão aprender acerca do assunto em debate. 😉

Este tópico é suposto ser diferente do comum - normalmente alguém pede ajuda para um problema específico, eu peço-vos informação dita pelas vossas palavras acerca de um assunto 🙂

E o assunto é acesso à Internet - o mais comum nisto são os downloads, por exemplo. Podem começar por aí, se quiserem...

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

A minha questão era se é esse tipo de coisas que te interessa...

No fundo, queres possibilidade de fazer downloads (e eventualmente uploads), é isso?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Essencialmente isso.

Claro que há outras questões como aceder a um XML e interpretá-lo, mas isso já é um assunto mais complexo pois envolve parsing.

A minha ideia era também, com esta informação, fazer uma versão multi-plataforma do meu PROGRAMAR Downloader em linha de comandos.

Knowledge is free!

Posted

OK, entretanto digo-te alguma coisa...

Ainda ando aqui às voltas com a AT, mas vou ver se arranjo "um buraco"!