thoga31 Posted June 24, 2013 at 06:39 PM Report #514807 Posted June 24, 2013 at 06:39 PM Olá, pessoal. Tenho estado aqui a trabalhar numas ideias em Pascal, e comecei a pesquisar sobre acesso de ficheiros na Internet. Contudo, por alguma razão, as minhas pesquisas e os meus testes não estão a dar grandes frutos, e decidi fazer um reset ao que tenho visto. Considerem que não sei nada, que eu estou a considerar isso mesmo 😛 Por isso proponho um 2 em 1 neste tópico - eu aprendo e reúne-se a informação. Por isso, quem souber "manipular" o acesso à Internet com Pascal que se acuse 😄 , e as informações serão utilizadas para mais um documento na Wiki com informação útil acerca deste assunto. 😉 Nota: também pode ser referente a Delphi, mas tentem que seja compatível com Free Pascal. Conto convosco! Cumprimentos. Knowledge is free!
GRSa Posted June 24, 2013 at 06:53 PM Report #514809 Posted June 24, 2013 at 06:53 PM (edited) Olá Thoga31. Já tentou utilizar algum serviço que utilize o protocolo webdav? Tenho uma sugestão, mas não sei se posso publicar o nome do site no fórum. O serviço disponibilizado por este site permite que se mapeie uma unidade de rede no Windows apontando para a pasta on-line. Nunca tentei no linux. De qualquer forma é uma opção para acessar arquivos on-line. Com o uso de comandos como o Exec (da unit dos) no pascal é possível mapear uma unidade de rede com o comando net use do terminal do Windows. Espero ter contribuído. Edited June 24, 2013 at 06:55 PM by GRSa
nunopicado Posted June 24, 2013 at 06:57 PM Report #514811 Posted June 24, 2013 at 06:57 PM Tudo depende do protocolo... Por exemplo, há componentes que acedem por FTP ou HTTP. É algo assim que te interessa? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
GRSa Posted June 24, 2013 at 07:20 PM Report #514816 Posted June 24, 2013 at 07:20 PM Encontrei um link que parece ser interessante para o assunto em questão. Uma unit que trabalha com o protocolo FTP e HTTP em alto nível, sem apelar para sockets: http://curl.haxx.se/libcurl/pascal/
thoga31 Posted June 24, 2013 at 07:49 PM Author Report #514822 Posted June 24, 2013 at 07:49 PM (edited) Não se "liguem" apenas àquilo que eram as minhas pesquisas. Falem daquilo que sabem, seja HTTP, seja HTTPS, seja FTP 😉 Quanta mais informação reunirmos aqui, melhor ficará o documento para a Wiki. Assim não só eu mas todos os interessados poderão aprender acerca do assunto em debate. 😉 Este tópico é suposto ser diferente do comum - normalmente alguém pede ajuda para um problema específico, eu peço-vos informação dita pelas vossas palavras acerca de um assunto 🙂 E o assunto é acesso à Internet - o mais comum nisto são os downloads, por exemplo. Podem começar por aí, se quiserem... Edited June 24, 2013 at 07:51 PM by thoga31 Knowledge is free!
nunopicado Posted June 24, 2013 at 07:51 PM Report #514823 Posted June 24, 2013 at 07:51 PM A minha questão era se é esse tipo de coisas que te interessa... No fundo, queres possibilidade de fazer downloads (e eventualmente uploads), é isso? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted June 24, 2013 at 07:54 PM Author Report #514824 Posted June 24, 2013 at 07:54 PM Essencialmente isso. Claro que há outras questões como aceder a um XML e interpretá-lo, mas isso já é um assunto mais complexo pois envolve parsing. A minha ideia era também, com esta informação, fazer uma versão multi-plataforma do meu PROGRAMAR Downloader em linha de comandos. Knowledge is free!
nunopicado Posted June 24, 2013 at 07:57 PM Report #514825 Posted June 24, 2013 at 07:57 PM OK, entretanto digo-te alguma coisa... Ainda ando aqui às voltas com a AT, mas vou ver se arranjo "um buraco"! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted June 24, 2013 at 07:59 PM Author Report #514826 Posted June 24, 2013 at 07:59 PM Primeiro os afazeres e as coisas importantes, depois isto quando houver tempo. Não há pressa 😉 Knowledge is free!
Recommended Posts