Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem, parece incrivel mas por acaso nunca tinha tido necessidade de ler dados de uma porta COM com o Delphi. Já o fiz com o .NET e é bastante facil. Não estou a conseguir com o Delphi... nem me parece ter nada nativo para ler/escrever em determinada porta COM facilmente.

Alguém tem alguma ideia de uma maneira facil de escrever e ler valores da porta COM?

Posted

Tudo se arranja... 🙂

Por acaso até há pouco tempo também não tinha tido necessidade disso.

Quando fui procurar, descobri que é possível comunicar nativamente, usando a API do windows a partir do Delphi.

Mas como não andamos aqui para perder ou fazer perder tempo, toma lá isto:

http://sourceforge.net/projects/comport/

É um componente de comunicação com a COM Port.

Uso-o para comunicar com uma balança e receber o peso, mas com certeza podes fazer muito mais com ele... 🙂

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Pois... foi isto que também encontrei. Mas não estou a conseguir ler nada do dispositivo, neste caso um medidor. Com .NET estou a conseguir, por isso nao deve ser por erro dos baudrates, paridades etc... Simplesmente nao me devolve nada no read...

Lembras.te se tiveste que fazer alguma coisa de especial?

Isso traz o TComPort, configuras a porta, chamas o Open(); e ele deve disparar o RxChar() quando recebe um valor certo?

Posted

No meu caso, a balança exige que lhe envie uma sequência, só depois é que ela retorna o valor.

Esse não tem nada disso?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Ora, então tenho algo assim:

Inicialização do componente:

Com:=TComPort.Create(Self);
                 with Com do
                      begin
                           Port:='COM'+GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,1,',');
                           BaudRate:=TBaudRate(StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,2,',')));
                           Parity.Bits:=TParityBits(StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,3,',')));
                           DataBits:=TDataBits(StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,4,','))-5);
                           StopBits:=TStopBits(StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,5,',')));
                           FlowControl.FlowControl:=TFlowControl(StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,6,',')));
                           Timeouts.ReadInterval:=StrToInt(GetField(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaConfig').AsString,7,','));
                      end;
                 try
                    Com.Connected:=True;
                 except
                    ShowMessage(cErrBalanca,epNone);
                 end;
                 if Com.Connected
                    then begin
                              Com.Open;
                              Com.OnRxChar:=ComRxChar;
                              Timer:=TTimer.Create(Self);
                              Timer.Interval:=1000;
                              Timer.OnTimer:=TimerTimer;
                         end;

para enviar a sequência, uso isto:

Com.WriteStr(Dec2Ascii(dm.qEmpresa.FieldByName('BalancaTXSequence').AsString));

E o event handler da recepção é:

procedure TfMain.ComRxChar(Sender: TObject; Count: Integer);
var
  Rx:String;
begin
    // Lê e formata o resultado da balança
    Com.ReadStr(Rx,Count);
end;

Ajuda?

Posted

Esse só converte uma string de numeros, em grupos de 3, em letras

Ex.: 065067

Converte em AC

(065=A),(067=C)

Queres codigo disso?

Posted

Tal e qual...

A ideia por tás disto é que há caracteres nas sequencias que é complicado representar em ASCII, pelo que assim, guardo na DB os decimais, e na hora converto e envio!

Posted

Tinha a ver com a configuraçao da comunicação à porta. O handshake no RequestToSend.... nunca tal tinha visto -.-

Perdoem-me a expressão mas como se diz na minha terra: Quando não se sabe f**** até os co****s estorvam -.-

Posted

Significa então que já está OK... 🙂 Assim é que eu gosto!

Posted

Muito obrigado pela ajuda 😉

Estamos cá pra isso! 🙂