Jump to content
Sign in to follow this  
CloudPT

Filtrar dados

Recommended Posts

CloudPT

Boas Tardes.

Eu tenho a tabela seguinte:

QuartosDisponiveis Data

2 2013-06-23

3 2013-06-24

1 2013-06-25

0 2013-06-26

4 2013-06-27

E quando um cliente inserir a sua data de entrada e a data de saida tem de aparecer se existe quarto ou não.

Fiz o seguinte select:

"SELECT * FROM Quartos WHERE (Entrada >= '$entrada' AND Entrada < '$saida' AND $nQuartos <= QuartosDisponiveis)";

O problema é quando eu digito o seguinte

Entrada 2013-06-23

Saida 2013-06-27

Aparece:

QuartosDisponiveis Data

2 2013-06-23

3 2013-06-24

1 2013-06-25

4 2013-06-27

E não deveria aparecer nada pois no dia 2013-06-26 não existe quarto.

Eu pensei fazer o seguinte contar o numero de dias desde 23 até 27 (neste caso 5) e contar o numero de dias do resultado ( neste caso 4) caso não fossem iguais não listava (4 <> 5) mas, deve haver maneira mais simples.

Obrigado pela atenção.

Edited by CloudPT

NunoDinis

"SELECT * FROM Quartos WHERE (Entrada >= '$entrada' AND Saida <= '$saida' AND $nQuartos <= QuartosDisponiveis)";

Penso que seja assim que querias que a query fosse feita..

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

CloudPT

Obrigado pela atenção.

Não essa é igual à que eu tenho em cima pois, imagine que eu quero reservar um quarto com entrada a 23-06-2013 e saida a 30-06-2013 e imagine que no dia 27 não tenho quartos disponiveis o que ia acontecer ? Ia listar os quarto todos que tem quartos do dia 23,24,25,26,28,29 mas, não listava o dia 27 o que é um problema o objectivo é caso isso aconteça não aparecer nenhum quarto. Percebeu ?

HappyHippyHippo

antes de mais, a tabela que tens não parece fazer sentido para o resultado que pretendes :

listar os quarto todos que tem quartos do dia 23,24,25,26,28,29

até porque a própria afirmação também não é a melhor que se pode pedir ...

estás a dizer que se queres mercar um quarto entre o dia X e o dia X+N, deverá aparecer todos os dias {X , ... , X+N}, se nenhum destes registos tiver o valor 0 na coluna "QuartosDisponiveis" ? e não listar nenhum caso contrário ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

CloudPT

Só existem 2 opções, lista ou não lista.

Lista caso o intervalo das datas de entrada e de saida não tiver nenhum '0' nos "QuartosDisponiveis".

Não Lista caso o intervalo das datas de entrada tiver um '0' nos "QuartosDisponiveis".

HappyHippyHippo

se isso é um trabalho académico, eu mandava o prof dar uma volta ao bilhar grande porque anda a ensinar más práticas de criação de base de dados.

se é um trabalho profissional, apagava tudo e fazia como deveria ser.

no entanto para resolver a tua situação, é processo será muito complicado, envolvendo sub-queries:

o que pretendes é conseguido desta forma:

select *
 from Quartos
where Data >= '$entrada'
  and Data <= '$saida'

/* até aqui tudo pacífico */
  /* agora necessitas de invalidar os registos caso exista um registo dentro das datas que tem o valor 0 na coluna "QuartosDisponiveis" */

and (select count(QuartosDisponiveis)
        where Data >= '$entrada'
          and Data <= '$saida'
          and QuartosDisponiveis = 0) = 0

CloudPT

Sou vou ter essa cadeira para o ano. Só queria treinar um pouco e assim ajudava um amigo que tem uma residencial, podia dar uma ajuda. Qual a maneira melhor para realizar o projecto?

Ele consiste numa reserva de quartos online tenho uma Tabela de Cliente e eu Tabela de Quartos Disponíveis.

Obrigado pela atenção.

HappyHippyHippo

ter uma tabela com "quartos disponíveis" não tem sentido, isto porque (pelo modelo apresentado)

- necessitas de ter 365 (366) registos por ano

- não tens qualquer tipo de informação que quarto individual que se encontra disponível

- não tens informação de quanto tempo um quarto individual se encontra indisponível

o que deverias ter seria uma tabela quartos que lista os quartos existentes e uma tabela reservas que guarda que quarto, cliente, e data inicial/data final da reserva

• Vote 1