Fitorinaudo Posted June 21, 2013 at 09:43 PM Report #514388 Posted June 21, 2013 at 09:43 PM Boas, estou a pensar começar a programar em PHP. Alguem me pode dizer que tipo de programas é que começaram por fazer? Tipo, que programas é que se costumam fazer no início da aprendizagem de PHP. Já percebi isso dos servidores e ja percebi cmeq vejo o meu 'output' no localhost. Agora tenho duas perguntas: 1 - Só consigo ver o output gerado pelo codigo que escrevi no meu servidor? Isto é, cmeq faço para por o output a dar num site onde seja possível outras pessoas verem? 2- Que tipo de codigo é que seriam benéficos e interessantes para começar? Obrigado, Cumprimentos.
bioshock Posted June 21, 2013 at 10:06 PM Report #514390 Posted June 21, 2013 at 10:06 PM Tens de ter um domínio e o servidor que vai ter o teu alojamento tem de possuir suporte para PHP. Têm em atenção que todo o código que vejas de PHP pela net, pode não ser o melhor. Verifica sempre se o código já está na extensão mysqli_* em vez de mysql_*, que está deprecated. A nova extensão trás enormes vantagens, nomeadamente a níveis de segurança. O que toda a gente começa por tentar fazer, é um sistema de login, criação de classes, ver como é que funcionam os cookies/sessões, input e output de dados provenientes de formulários (HTML), mostrar dados de X página em Y página..por aí.
Fitorinaudo Posted June 21, 2013 at 10:19 PM Author Report #514393 Posted June 21, 2013 at 10:19 PM 1- Então o resultado do meu codigo so pode ser visto pelo publico se 'alugar' em servidor mensalmente certo? Se não, só posso ver o output no localhost certo? 2- Isso de o ficheiro de texto tar na extensao mysqli_* faz com o que o codigo esteja deprecated, isto é que gera erros se houver problemas na coneção à base de dados? É isso o codigo estar deprecated? 3- Mas esses exemplos de codigo tem de estar todos dentro de HTML ou é apenas codigo PHP? Hm... Isso, neste momento, não passa de uma miragem ahah. Mas vou trabalhar para me superar 😉
bioshock Posted June 22, 2013 at 10:25 AM Report #514424 Posted June 22, 2013 at 10:25 AM (edited) 1) Sim. 2) Não é o ficheiro de texto que está na extensão mysqli_*. É o código. Deves desenvolver o código sobre a extensão mysqli_*. Quem está depecrated é a versão antiga mysql_*. Estar em deprecated significa em desuso, por conter más práticas, pouca segurança, etc. 3) Uma coisa é linguagem server-side (PHP) outra é client-side (HTML, Javascript). Convém separares as duas coisas. Edited June 22, 2013 at 10:25 AM by bioshock
Fitorinaudo Posted June 22, 2013 at 12:55 PM Author Report #514438 Posted June 22, 2013 at 12:55 PM Antes mais obrigado pela ajuda. 3) O codigo em PHP que meto no local host nao está 'inbutido' em HTML? Isto é, a estrutura nao tem de ser em HTML?
brunoais Posted June 22, 2013 at 02:59 PM Report #514467 Posted June 22, 2013 at 02:59 PM 3) O codigo em PHP que meto no local host nao está 'inbutido' em HTML? Isto é, a estrutura nao tem de ser em HTML? É mais o contrário 🙂 O html é que está misturado com o php. O php é executado e fornece output em HTML (ou o que for, HTML é que é o mais comum), depois o browser lê e interpreta o HTML. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
HappyHippyHippo Posted June 22, 2013 at 03:11 PM Report #514471 Posted June 22, 2013 at 03:11 PM na minha opinião, para teres bem a noção da separação das coisas, deverás fazer estas duas coisas: 1º - faz uma página em HTML (sem qualquer ponta de PHP) seja o que for, tu lá sabes o que queres fazer. esteja toda bonita ou não com CSS (ou javascript se sabes usar) 2º - começa a inserir PHP na página HTML que criaste. tenta perceber como receber parâmetros e alterar a página de acordo com os parâmetros não interessa o porquê das alterações, é para aprenderes e interiorizares os processos de web development. 3º - o que te der na gana !!! depois de tudo isso, tenta ler uns tutoriais na net de como usar uma framework e verás que tudo que fizeste está filosoficamente errado. não se deve amalgamar PHP no meio de HTML. mas isso fica para mais tarde, depois de já teres algum traquejo na matéria. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Fitorinaudo Posted June 23, 2013 at 12:26 PM Author Report #514560 Posted June 23, 2013 at 12:26 PM Certo. Obrigado pela ajuda
taviroquai Posted June 23, 2013 at 11:32 PM Report #514639 Posted June 23, 2013 at 11:32 PM (edited) Viva, Acho que podias começar com o código organizado da seguinte forma (vou usar comentários em PHP). É claro que nem sempre vais precisar de todos os pontos que vou listar (por vezes basta apenas os pontos 1, 3 e 6) mas se organizares o teu código pela seguinte ordem vais evitar muitos problemas que podem surgir mais tarde. Repara que a última coisa neste workflow é mostrar o OUTPUT. <?php // 1º ler/criar configurações, ou dados pré-definidos // 2º ler dados de base de dados (se for necessário) // 3º ler INPUT do utilizador // 4º validar INPUT do utilizador // 5º processar dados, salvar INPUT, se for necessário // 6º mostrar ou salvar OUTPUT (aqui pode ser em qualquer formato, seja HTML, JSON ou apenas texto) ?> Edited June 23, 2013 at 11:32 PM by taviroquai
Dannyps Posted June 25, 2013 at 03:51 PM Report #515042 Posted June 25, 2013 at 03:51 PM 1- Então o resultado do meu codigo so pode ser visto pelo publico se 'alugar' em servidor mensalmente certo? Se não, só posso ver o output no localhost certo? Não. Ao contrário do que foi dito aqui, tu mesmo podes ter a tua página hospedada no teu pc e acessível a partir de qualquer outro dispositivo na net, desde que sejam feitas as configurações necessárias. Não tem qualquer custo associado. É, no entanto, altamente desencorajado por não ser muito seguro. Mas é possível, aliás, eu tenho-o.
yoda Posted June 25, 2013 at 04:28 PM Report #515053 Posted June 25, 2013 at 04:28 PM Um servidor caseiro não tem a potencialidade de um servidor dedicado a começar logo pela condição da linha (nem com net's de 100Mb). before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
Recommended Posts