Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom eu tenho uma base de dados em Access e tenho um programa em Visual Basic para a gerir, de momento encontro-me com um problema que é na parte de realização de encomendas

A Tabela "Encomendas" encontra-se ligada a duas tabelas "Produtos" e "Clientes", ou seja na tabela "Encomendas" em si so irão aparecer os ID's dessas duas tabelas em campos diferentes.

O meu problema é que quando eu coloco isto num combobox aparecem os Id's das outras tabelas normalmente, mas eu queria era que aparecessem os nomes dos clientes e os nomes dos produtos associados ao ID e não o id em si.

(E sim as tabelas encontra-se relacionadas)

Posted (edited)

Podes mostrar o código que estás a usar para preencher a combobox?

Sim sim, isto é o que esta a preenche-las:

Dim reader As OleDbDataReader
       cmd = New OleDbCommand("Select ID_Forn from Fornecedores", ConnectionString)
       reader = cmd.ExecuteReader
       While reader.Read
           FornCB1.Items.Add(reader.Item("ID_Forn"))
           FornCB2.Items.Add(reader.Item("ID_Forn"))
       End While
       ConnectionString.Close()
       ConnectionString2.Open()
       Dim reader2 As OleDbDataReader
       cmd2 = New OleDbCommand("Select ID_Prod_Peso from Produto_Peso", ConnectionString2)
       reader2 = cmd2.ExecuteReader
       While reader2.Read
           PesoCB.Items.Add(reader2.Item("ID_Prod_Peso"))
       End While
       ConnectionString2.Close()
       ConnectionString3.Open()
       Dim reader3 As OleDbDataReader
       cmd3 = New OleDbCommand("Select ID_Prod_Uni from Produto_Uni", ConnectionString3)
       reader3 = cmd3.ExecuteReader
       While reader3.Read
           UniCB.Items.Add(reader3.Item("ID_Prod_Uni"))
       End While
       ConnectionString3.Close()
Edited by thoga31
GeSHi
Posted (edited)

No primeiro post falas numas tabelas, mas o exemplo usa outras.

De qualquer maneira, vais ter de usar o JOIN no select para juntar 2 tabelas.

Por exemplo, se tiveres a tabela Clientes com o campo ID e Nome, e tiveres a tabela Encomendas com o campo ID_Cliente, podes usar o seguinte query para retornar as encomendas juntamente com o nome do cliente a que se refere

SELECT Encomendas.ID_Cliente, Clientes.Nome
FROM Encomendas INNER JOIN Clientes ON Encomendas.ID_Cliente = Clientes.ID

Uma forma de facilmente fazeres os queries é usar o Query Design do Access

Edited by nelsonr
Posted (edited)

No primeiro post falas numas tabelas, mas o exemplo usa outras.

De qualquer maneira, vais ter de usar o JOIN no select para juntar 2 tabelas.

Por exemplo, se tiveres a tabela Clientes com o campo ID e Nome, e tiveres a tabela Encomendas com o campo ID_Cliente, podes usar o seguinte query para retornar as encomendas juntamente com o nome do cliente a que se refere

SELECT Encomendas.ID_Cliente, Clientes.Nome
FROM Encomendas INNER JOIN Clientes ON Encomendas.ID_Cliente = Clientes.ID

Uma forma de facilmente fazeres os queries é usar o Query Design do Access

Bom adaptado o codigo deu isto:

ConnectionString.Open()

cmd = New OleDbCommand("SELECT Encomenda_Casa.ID_Fornecedor, Fornecedores.Nome FROM Encomenda_Casa INNER JOIN Fornecedores ON Encomenda_Casa.ID_Fornecedor = Fornecedores.ID_Forn", ConnectionString)

While reader.Read
		FornCB1.Items.Add(reader.Item("Fornecedores.ID_Forn"))
		FornCB2.Items.Add(reader.Item("Fornecedores.ID_Forn"))
	End While
	ConnectionString.Close()

(Este codigo encontra-se no Form Load)

Mas não me esta a deixar abrir o form.

Edited by Luisveiga18
Posted (edited)

No select retorna 2 campos, ID_Fornecedor e Nome.

No reader estás a ler Fornecedores.ID_Forn.

Não coloques o nome da tabela no reader e poe o nome de acordo com o resultado do SELECT.

E não sei se isso do item funciona (nao consigo experimentar). Senao podes ler com algo assim:

FornCB1.Items.Add(reader.GetInt32(reader.GetOrdinal("ID_Fornecedor")))
Edited by nelsonr
Posted

No select retorna 2 campos, ID_Fornecedor e Nome.

No reader estás a ler Fornecedores.ID_Forn.

Não coloques o nome da tabela no reader e poe o nome de acordo com o resultado do SELECT.

E não sei se isso do item funciona (nao consigo experimentar). Senao podes ler com algo assim:

FornCB1.Items.Add(reader.GetInt32(reader.GetOrdinal("ID_Fornecedor")))

Se fizer assim:

ConnectionString.Open()

cmd = New OleDbCommand("SELECT Encomenda_Casa.ID_Fornecedor, Fornecedores.Nome FROM Encomenda_Casa INNER JOIN Fornecedores ON Encomenda_Casa.ID_Fornecedor = Fornecedores.ID_Forn", ConnectionString)

While reader.Read
           FornCB1.Items.Add(reader.GetInt32(reader.GetOrdinal("ID_Fornecedor"))

Apenas vão aparecer os ID do campo ID_Fornecedor da Tabela Encomenda_Casa (Ou seja os Id's já inseridos no campo) e não os id's da tabela fornecedores + nomes.

Posted

Sim, se quiseres o id e o nome podes usar algo como:

FornCB1.Items.Add( String.Format("{0} - {1}", reader.GetInt32(reader.GetOrdinal("ID_Fornecedor")), reader.GetString(reader.GetOrdinal("Nome")) ))

Mas esse exemplo está a ir buscar os fornecedores que existem na tabela de encomeda_casa.

O que é que pretendes exactamente?

Posted

Sim, se quiseres o id e o nome podes usar algo como:

FornCB1.Items.Add( String.Format("{0} - {1}", reader.GetInt32(reader.GetOrdinal("ID_Fornecedor")), reader.GetString(reader.GetOrdinal("Nome")) ))

Mas esse exemplo está a ir buscar os fornecedores que existem na tabela de encomeda_casa.

O que é que pretendes exactamente?

Bom explicado no inicio. Na Tabela Encomeda_Casa eu tenho um campo ID_Fornecedor que esta ligado (por relações) ao campo ID_Forn da Tabela Forncedores. O que eu queria é que ele fosse buscar o nome associado a cada id à tabela Fornecedores para assim na CoBoBox em vez de aparecerem os Id's (como estao a aparecer agora) aparecerem os nomes. Ou seja eu quero "mascarar" o id para aparecerem nomes em vez de numeros.

Posted (edited)

Mas se queres ter na combo apenas os fornecedores (mostrando o nome), para que precisas da tabela encomenda_casa?

Basta fazeres um select do tipo:

cmd = New OleDbCommand("SELECT ID_Forn, Nome FROM Fornecedores", ConnectionString)

E ao adicionares à lista, adicionas só o nome

FornCB1.Items.Add(reader.GetString(reader.GetOrdinal("Nome")) )

Depois o mais provavel é precisares de guardar o ID algures ai para conseguires saber qual o fornecedor selecionado

Edited by nelsonr
Posted

Mas se queres ter na combo apenas os fornecedores (mostrando o nome), para que precisas da tabela encomenda_casa?

Basta fazeres um select do tipo:

cmd = New OleDbCommand("SELECT ID_Forn, Nome FROM Fornecedores", ConnectionString)

E ao adicionares à lista, adicionas só o nome

FornCB1.Items.Add(reader.GetString(reader.GetOrdinal("Nome")) )

Depois o mais provavel é precisares de guardar o ID algures ai para conseguires saber qual o fornecedor selecionado

Mas as encomendas vão ficar guardadas na Tabela Encomenda_Casa, e nesse tabela apenas existe o ID_Fornecedor (Que como já disse esta ligado ao ID_Forn da Tabela Fornecedores)

Posted

Vai por partes...

Queres ter na combo apenas a lista dos fornecedores, correcto? Ai não precisas da tabela de encomendas.

Depois queres em outro sitio ir buscar as encomendas do fornecedor selecionado, é isso?

Posted (edited)

Vai por partes...

Queres ter na combo apenas a lista dos fornecedores, correcto? Ai não precisas da tabela de encomendas.

Depois queres em outro sitio ir buscar as encomendas do fornecedor selecionado, é isso?

Depois noutro sitio em quero fazer encomendas a partir dessa lista de fornecedores, essas encomendas serão inseridas na tabela encomendas_casa

Edited by Luisveiga18