Jump to content
AJBM

Endereçamento IP

Recommended Posts

AJBM

Boas !

Eu tenho algumas duvidas, no endereçamento de redes ip deste exercício http://www.imagensonline.net/images/imagemzfz.png

O numero de necessidades da Lan_Sede é 225(host) +2 mascara,broadcast -- como é um switcth não tem ip para router

O numero de necessidades da Lan_3 é 25(host) +1 (router)+ 2(mascara,broadcast)

A minhas duvidas sao se o meu raciocino acima descrito esta correcto, ou seja, para saber as necessidades da rede é o numero de host+numero de router+mascara e broadcast

AJBM

ja sei a resposta,

@Rui Carlos tens razão mascara não interessa, em vez de mascara e endereço de rede,

A Lan_Sede vai ter 225+4(routers)+2(rede,boadcast)

Edited by AJBM

AJBM

ja agora aproveito para colocar outra duvida.

Como e que eu faço a tabela de encaminhamento para o router1, ligar router1 a lan_6 e lan_2 eu sei, a minha duvida é como vou ligar a lan_5,lan_4?

Dr_Lion

Como disseste logo no inicio, se eu estou a ver bem e os objectos redondos R são routers, e o objecto quadrado é o switch.

O switch não tem ip, logo para questões de endereçamento, é transparente, é como se o router que queres configuarar estivesse ligado directamente ao router seguinte por cabo.

A forma de configuração é exatamente igual á configuração do R1 para as redes 2 e 6, só que imaginemos que para a rede 2 usas a porta 1 e para a rede 6 usas a porta 2 do R1, para as redes 3 4 e 5 usas a porta 3 do R1. No router 1 deves ter 3 entradas, cada uma correspondente a cada rede com que pretendes comunicar. Nessas 3 entradas, o porto de saída do R1 vai ser o mesmo, porque é comum ;)