Jump to content
nram

JEE Sessões e Carregamento de Objetos

Recommended Posts

nram

Boas,

Como é que podemos fazer um sistema de sessões (login) minimamente seguro em JEE (web)?

Que informação guardam na sessão? E como conseguem determinar que esses dados não foram alterados? Pensei em introduzir uma "chave" gerada aleatoriamente e guardada temporariamente na BD, mas acho que isso teria que fazer uma query a cada pedido.

Outra coisa, eu tenho 2 tabelas onde terei talvez uma milhares de registos, como é que eu posso manter essas tabelas em memória de maneira a que quando necessário não fosse preciso fazer a query e apenas chamasse-mos esse objeto já em memória?

Rui Carlos

Boas,

Como é que podemos fazer um sistema de sessões (login) minimamente seguro em JEE (web)?

Que informação guardam na sessão? E como conseguem determinar que esses dados não foram alterados? Pensei em introduzir uma "chave" gerada aleatoriamente e guardada temporariamente na BD, mas acho que isso teria que fazer uma query a cada pedido.

Penso que essa é uma solução comum. E para que as queries não causem problemas de desempenho, podes colocar a tabela em memória (normalmente é uma tabela pequena, e se se perder, por não estar em disco, a única consequência é que os utilizadores têm que fazer login novamente).

Outra coisa, eu tenho 2 tabelas onde terei talvez uma milhares de registos, como é que eu posso manter essas tabelas em memória de maneira a que quando necessário não fosse preciso fazer a query e apenas chamasse-mos esse objeto já em memória?

Estás a usar algum ORM, ou estás a lidar com a BD directamente? Penso que alguns ORMs têm funcionalidades de cache. Se está a lidar com a BD directamente, tu próprio podes guardar os dados em objectos, que reutilizas mais tarde (tens é que ter cuidado com eventuais problemas de concorrência).

nram

Estou a usar hibernate, tenho que verificar isso da cache, porque o meu prof nem falou na possibilidade de o hibernate ter uma espécie de cache.

Por falar em hibernate, uma das coisas que mais me dá cabo da paciência é o facto de eu achar que ele gere mal as ligações. Isto é, eu apartir do hibernate util só deveria estar interessado no getSession e fazer qualquer tipo de transação, e ele não se chatear com o tipo de "fetch" Lazy. Basicamente a minha solução atual (que não é nada boa) é abrir uma sessão quando o meu Bean chama um DAO (que por sua vez chama o genericDao). Mas isto é tão absurdo que até gostava de ver o número de ligações que ele anda a perder.