Jump to content
davidnarciso

Sugestões para servidor web jogo online

Recommended Posts

davidnarciso

Boa noite a todos, não sabia bem onde colocar este tópico mas penso estar no sítio certo!

Ora então é o seguinte, gostaria de desenvolver um jogo onde os utilizadores pudessem encontrar-se e jogar online, mas ao invés de se ligarem pelo website e jogarem por lá, ligarem-se através de uma aplicação móvel, usando por exemplo windows phone, win8, android etc.

A ideia é criar inicialmente um jogo simples como o jogo do galo onde vários utilizadores de várias plataformas possam jogar uns com os outros..

Até à data a única interacção que fiz de aplicações para um servidor web foi lidar com pedidos e respostas http com a finalidade de gerir uma pequena BD para os scores dos utilizadores, um pedido post para colocar um score, e um get para obter a lista da tabela com os scores na tal BD.

Quanto ao desenvolvimento web tenho alguma embora pouca experiência com php e asp.net

Peço que se não se importarem me elucidem sobre este tema, sobre quais as tecnologias normalmente são precisas/utilizadas para o servidor lidar com estas interacções entre dois jogadores e talvez explicarem qual é a lógica por detrás do funcionamento de um jogo online como por exemplo o jogo do galo, jogo da forca.. coisas mais simples para ser talvez mais fácil entender..

Se souberem de algum material de leitura que me possa ajudar também agradeço ;)

As plataformas que funcionariam como clientes inicialmente seriam Windows Phone e Windows 8..

Um exemplo disto é a aplicação Air Soccer fever(win8 e wp)

cumprimentos e obrigado desde já.

Edited by davidnarciso

davidnarciso

Olá yoda, obrigado pela resposta, realmente é vaga ainda estou a tentar perceber como vou abordar este "problema"..

entretanto andei a pesquisar, e tenho alguma noção daquilo que é talvez mais adequado para o caso, será uma arquitectura cliente-servidor, com a comunicação estabelecida através de sockets via udp.. (Quanto ao comet não conheço mas vou pesquisar)

o que eu não percebo são os servidores web, apenas os conheço como alojamento de websites.. posso desenvolver eu um software, por exemplo em c# e por a correr num servidor ? onde o software abre por exemplo um socket numa porta X e quando recebe os dados processa-os e devolve respostas aos clientes ? Ou por alguma razão tem de se comunicar por alguma linguagem server-side como por ex. php..?

cumprimentos e obrigado.

yoda

Comet é o que o Facebook usa por exemplo para mostrar as actualizações em tempo real no chat e afins, é uma técnica que permite que o servidor envie informação por HTTP ao cliente sem que o browser faça um pedido, ideal para os teus jogos se necessitarem disso (jogo do galo por exemplo). Podes actualmente escolher entre instalar e configurar num servidor ou usar um serviço gratuito que te permita pelo menos testar a tecnologia por meio de uma API (exemplo, sem querer fazer qualquer tipo de publicidade : http://www.realtime.co/).

Podes aliar ao Comet o PHP ou ASP, linguagens de scripting relativamente fáceis de aprender e aplicar.

Edited by yoda

brunoais

A questão é vaga, podes usar várias linguagens diferentes para conseguires o que queres. Para as comunicações recomendo Comet.

Websocket é ainda mais apropriado para isto que o XMLHttpRequest, para os browsers que o suportam (a última versão de practicamente todos os browsers (IE, FF, chrome, Opera, etc...) suportam o WebSocket). Acho ser um bom sítio por onde começar. Podes tb fazer algo simples em XMLHttpRequest (como o long pulling) para os outros browsers, se achas que precisas de suporta-los.

Toma:

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/WebSockets/Writing_WebSocket_client_applications

diverte-te :)

Edited by brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

HappyHippyHippo

acho que falta aqui definir algo muito importante.

pretendes realmente usar uma stack HTTP ?? é que todos os comentários apresentados assumem isso, mas não vejo essa afirmação da tua parte a não ser em trabalho antigos. além disso andas a ler coisas que passam completamente à parte disso.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

davidnarciso

acho que falta aqui definir algo muito importante.

pretendes realmente usar uma stack HTTP ?? é que todos os comentários apresentados assumem isso, mas não vejo essa afirmação da tua parte a não ser em trabalho antigos. além disso andas a ler coisas que passam completamente à parte disso.

Olá HappyHippyHippo, obrigado pela resposta, realmente olhando para trás e talvez tenha induzido a malta em erro por não saber exactamente aquilo que quero, e por isso peço imensa desculpa a todos os que gastaram o seu tempo para me ajudarem :/

eu de facto dei a entender que iria por tudo sobre uma stack http, isto porque eu até agora só usei alojamentos web, ou seja apenas websites, e neste caso a intenção é criar um software que faça a gestão da interacção entre dois jogadores, onde estes dois jogadores vão ser plataformas móveis como android e windows phone por exemplo, e não criar o jogo num website como o http://mybrute.com/ .. é suposto cada plataforma poder jogar através de uma aplicação descarregada do market, de maneira a só comunicar com o servidor para obter os dados do outro jogador por exemplo e a aplicação lá trata de renderizar tudo direitinho..

tenho pensado num vps.. visto que posso por um software meu criado (por exemplo c++) a correr lá certo ?

é nesta vertente que preciso do vosso conhecimento, porque nunca usei um servidor que não fosse para alojar um site..

peço também desculpa pela resposta tardia :(

davidnarciso

Consegues boas VPS de 5 a 10€ por mês para testares o jogo, e sim podes configurar tudo o que quiseres, tens controlo root da máquina.

Hm óptimo acho que aí sim tendo controlo total sobre a máquina e juntando a informação que tenho andado a ler consigo fazer o que quero, obrigado pela informação yoda os preços que andei a ver eram ligeiramente mais altos, acho que nesta fase vou mesmo optar pelo mais barato para testes.. podes-me mandar por pm onde praticam esses preços sff ?

obrigado pela resposta