Jump to content

Recommended Posts

Posted

Esta app já tem algum tempo, mas infelizmente só a descobri há uns dias. Existe nas versões OS X e iOS, sendo que a versão OS X é gratuita e no iOS tem o custo de 0,89€.

Links

Mac App Store

iTunes Store

iProcrastinate website

O que é o iProcrastinate?

O iProcrastinate é simplesmente mais um utilitário task management (gestor de tarefas), existem vários disponíveis tanto para OS X como para iOS, e este até está bastante bem qualificado em ambas as lojas. Tanto o OS X (10.8.x) como o iOS (6.x) já vêm com um task management, a app Lembrete (Reminders) portanto acaba por ser algo redundante ter mais uma app para fazer o mesmo no nosso sistema. Então é aí que se coloca a questão:

Porquê o iProcrastinate?

Pela organização que o mesmo oferece. No nosso dia a dia temos várias tarefas e que por vezes se repetem com alguma frequência, e por que não organizá-las em categorias? E se tivéssemos um calendário para podermos perceber o quão ocupada será a nossa semana ou mês? Isto tudo é oferecido por várias outras apps, mas com o iProcrastinate encontrei isto bastante bem organizado, e com algumas funcionalidades simples, mas bastante práticas.

Disposição inicial

Assim que se abre a app, aparece no ecrã inicial 5 secções, que irei explicar em mais detalhe mais abaixo. "Groups", "Subjects", "Tasks", "Steps" e "Files". Infelizmente a app apenas existe em Inglês, contactei o autor para saber se está planeado adicionar outros idiomas, mas tendo em conta que nem sequer alemão nem francês aparecem disponíveis, não me parece que venha a ser sequer equacionado.

33ct3s1.png

Vista em Calendário

Esta é a vista para quem gosta de entrar em pânico, com todas as tarefas do mês por fazer, e com a opção de mostrar também as tarefas já concluídas. Uso esta vista para editar tarefas que coincidem em dias de férias, viagem e afins, é possível apagar ocorrências em específico de algumas tarefas recursivas sem danificar o resto da sequência, se não querem ficar com uma lista grande de tarefas em "Overdue", o melhor é mesmo garantir que durante as vossas férias as tarefas são removidas 🙂

f05ilv.png

Grupos

  • Due Today: Este grupo contém as tarefas do dia de "hoje", normalmente é o grupo que tenho sempre activo.
  • Due Tomorrow: À semelhança do grupo anterior, este grupo contém as tarefas pendentes até ao dia seguinte, amanhã.
  • Upcoming: Este grupo lista todas as tarefas a realizar no futuro, dá para configurar nas preferências quantas semanas queremos ver neste grupo, actualmente tenho 2 semanas, portanto, este grupo irá mostrar as minhas tarefas das próximas duas semanas.
  • Overdue: Este é o grupo que nos obriga a não procrastinar 🙂 Aqui irão estar todas aquelas tarefas que temos em atraso, bom bom seria estar vazio 🙂
  • Starred: Algumas tarefas são mais importantes que outras, daí dar para definir prioridades nas tarefas entre Baixa, Média e Alta. Mas ainda assim, há tarefas que não queremos mesmo deixar passar, e aí podemos marcá-las com uma "estrela". É para este grupo que vão essas tarefas.
  • All Tasks: Este grupo é um pouco semelhante ao Overdue, a diferença é que dá para ver ainda mais tarefas. No exemplo abaixo dá para ver que nas preferências tenho para mostrar 2 semanas (a aparecer no grupo Overdue) mas limitar a 7, sendo estas 7 semanas que irão ser visíveis no All Tasks.

jpzt5t.png

Temas

Uma forma de organização é por temas, uma forma simples e que ajuda imenso a seguir as tarefas para cada um dos temas definidos por nós.

20schw.png

Tarefas

Isto é a "alma" desta aplicação, a criação de tarefas não podia ser mais simples e intuitiva. Dá para criar tarefas simples e com frequência de repetição, diária, semanal (dias da semana) ou mensal (semanas do mês ou dia em particular).

8weiz9.png

Passos das Tarefas

Uma coisa boa para controlar o estado de uma tarefa, é separá-la por passos, é uma boa forma de organização em tarefas mais complexas, ou mesmo para controlar o estado actual de uma tarefa que não se tem tempo de terminar no dia esperado.

4zvm1l.png

Ficheiros

No caso de alguns profissionais, ou estudantes, dá sempre jeito ter "à mão" o ficheiro que vamos trabalhar, em vez de andar a procurar pelas dezenas de pastas que temos no disco, por que não ter um link para esse ficheiro directamente da aplicação? E sim, quem é organizado por natureza tem os ficheiros bem estruturados numa hierarquia de pastas, mas se estamos a falar de uma tarefa para "procrastinadores", faz algum sentido ter as coisas ali mesmo à mão 🙂

7.png
  • Vote 1

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.