brunoais Posted June 15, 2013 at 06:23 PM Report #513154 Posted June 15, 2013 at 06:23 PM (edited) Eu tenho, para um trabalho que estou a fazer, que usar o MPICH (não me dão hipotese, tem mm q ser o MPICH) para por um programa a executar distribuido por várias máquinas. Na faze em que estou, preciso de enviar uma struct pela rede. O problema é que todo o conteúdo que ela aponta tem que ir atráz. Isto significa que num caso como o meu que tenho algo do tipo: struct A{ int a; B* b; C** c; }; struct B{ char* d; int e; D* f; }; struct C{ int g; }; struct D{ int h; }; Podem encontrar, se precisarem, o manual aqui: http://www.mpi-forum.org/docs/mpi-3.0/mpi30-report.pdf A parte sobre o assunto começa na página 131. Há alguém que consiga ajudar-me como fazer isto para, por exemplo, o caso simplista que mostrei? Eu não consigo perceber o manual correctamente Edited June 15, 2013 at 06:24 PM by brunoais "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
HappyHippyHippo Posted June 15, 2013 at 06:34 PM Report #513157 Posted June 15, 2013 at 06:34 PM existe algum problema em fazer : struct A{ int a; B* b; C** c; }; struct B{ char* d; int e; D* f; }; struct C{ int g; }; struct D{ int h; }; struct Pack { int a; struct { char* d; int e; struct { int h; } f; } b; struct { int g; } c; } struct Pack do_pack(struct A) { // pegar na info de struct A e enfiar numa struct Pack } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Rui Carlos Posted June 15, 2013 at 07:25 PM Report #513169 Posted June 15, 2013 at 07:25 PM A única solução que conheço passa por serializar os dados (mais ou menos o que o HHH fez). Sempre que possível, convém ter estes pormenores em conta no planeamento das estruturas de dados, pois corres o risco de introduzir overheads com serializações que limitam fortemente a escalabilidade da solução que estás a desenvolver. À partida também podias enviar os dados correspondentes a cada região contígua de memória em separado, evitando a serialização. Mas regra geral isso não compensa, devido ao peso da latência nas comunicações. EDIT: Aparentemente pretendes usar o MPI_Pack (função à qual nunca recorri). Em todo o caso, penso que precisas de algo deste género: struct A x; char buffer[N]; int position = 0; MPI_Pack(&(x.a), 1, MPI_INT, buffer, N, &position, MPI_COMM_WORLD); int len = strlen(x.b.d)+1; // só funciona com strings... MPI_Pack(&len, 1, MPI_INT, buffer, N, &position, MPI_COMM_WORLD); // isto é necessário para o MPI_Unpack MPI_Pack(x.b.d, len, MPI_CHAR, buffer, N, &position, MPI_COMM_WORLD); MPI_Pack(&(x.b.e), 1, MPI_INT, buffer, N, &position, MPI_COMM_WORLD); //... Mas penso que as vantagens em usar o MPI_Pack são reduzidas. Rui Carlos Gonçalves
brunoais Posted June 15, 2013 at 07:59 PM Author Report #513178 Posted June 15, 2013 at 07:59 PM EDIT: Aparentemente pretendes usar o MPI_Pack (função à qual nunca recorri). Era sobre isso que eu referia-me 🙂 . É isso que planeio usar. Mas preciso de saber melhor como usar para o que quero... Pelo que li do manual, ele é capaz de copiar isso tudo directamente para algo correspondente do outro lado (uma struct igual, mas pode ter as várias memórias contíguas em locais diferentes). O programa usa pouca comunicação e está bem preparado para esconder bem a latência da comunicação. Só falta mm lidar com isto. Foi um problema que me esqueci de verificar correctamente, infelizmente... O prazo que falta para entrega é curto e se n conseguir descobrir como usar o pack correctamente vou ter que arranjar uma maneira de serializar isto tudo... A resposta do @HappyHippyHippo não é muito completa mas vou pegar no manual e no que o @HappyHippyHippo fez e tentar fazer... @HappyHippyHippo Se poderes fazer uma resposta mais completa seria bom. Especialmente se indicasses um código exemplo. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
Rui Carlos Posted June 15, 2013 at 08:15 PM Report #513183 Posted June 15, 2013 at 08:15 PM brunoais, vê o código que adicionei à minha mensagem anterior. Rui Carlos Gonçalves
HappyHippyHippo Posted June 15, 2013 at 08:15 PM Report #513184 Posted June 15, 2013 at 08:15 PM o código do exemplo seria seria: struct Pack do_pack(struct A dados) { struct Pack pack; pack.a = dados.a; // guarda a info da struct A pack.b = *dados.b; // guarda a info da struct B pack.b.f = *(*dados.b).f;// guarda a info da struct D pack.c = **dados.c; // guarda a info da struct C return pask; } struct A dados; struct Pack pack = do_pack(dados); // pack é feito de dados contíguos (serializável sem problemas) IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Rui Carlos Posted June 15, 2013 at 08:17 PM Report #513185 Posted June 15, 2013 at 08:17 PM Já agora, penso que o que o HHH tem precisa de algumas melhorias, nomeadamente, tens que remover de lá o char* d;. Se tiveres uma estrutura sem apontadores, já podes fazer send como se a estrutura fosse um array de bytes, e usas o sizeof para calcular o tamanho. EDIT1: Para campos de tamanho variável (arrays, strings, etc.), tens que enviar o tamanho primeiro, e depois envias o campo. EDIT2: Estava aqui a pensar como é que faria a serialização à mão e cheguei à conclusão que, assumindo que o B.d e o A.c são arrays, usar o MPI_Pack até é capaz de ajudar. Sem o MPI_Pack, penso que será mais simples serializar para um array de bytes do que para uma struct. Rui Carlos Gonçalves
brunoais Posted June 16, 2013 at 08:19 AM Author Report #513220 Posted June 16, 2013 at 08:19 AM (edited) Pois... Esqueci-me de indicar que o: C** c; É um array variável de elementos. Pode-se assumir que o seu tamanho é o valor que está em a (na struct A). Pelo menos, Rui Carlos... Pensaste nisso 🙂 Edited June 16, 2013 at 08:20 AM by brunoais "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
Recommended Posts