taviroquai Posted June 15, 2013 at 01:51 PM Report #513103 Posted June 15, 2013 at 01:51 PM (edited) Viva! É verdade que não pesquisei muito sobre o assunto na esperança de obter aqui na comunidade o que procuro 🙂 Existe alguma forma mais recente de "forçar" o tipo (class) de elemento de uma lista? Também com o propósito de aquando a programar com o IDE, obtenhamos com o type hint a indicação da classe do elemento. Exemplo: class Tipo { } class Teste { /** * Aqui quero uma lista de objetos da classe Tipo */ private $lista1 = array(); /** * Aqui quero uma lista de strings */ private $lista2 = array(); // Construtor bla bla bla... /** * Magic get para obter a propriedade */ public function __get($prop) { return $this->$prop; } } // Depois fora da classe, ao programar, queria saber qual o tipo de elemento da lista, assim: $teste = new Teste(); $item = reset($teste->lista1); // aqui queria saber qual o tipo (ou classe) do elemento // O mesmo para adicionar... $teste = new Teste(); $teste->lista1[] = '' // Só deveria deixar adicionar elementos de um determinado tipo... (isto sem ser necessário criar um método específico para adicionar elementos). Sei que em Java podem-se definir o tipo dos elementos de uma lista com List<String> stringList = new ArrayList<String>(); Existe em PHP algo recente que também permita definir assim um array? Obrigado. Edited June 15, 2013 at 01:53 PM by taviroquai
HappyHippyHippo Posted June 15, 2013 at 02:32 PM Report #513107 Posted June 15, 2013 at 02:32 PM (edited) os arrays em php sempre foram intrinsecamente heterogéneos. por outras palavras : nop. o que deverias ter para forcar isso seria (em PHP 5): class Tipo { public $i; public function __construct($i) { $this->i = $i; } } class ArrayTipo extends ArrayObject { public function __construct() { // prevent all the strange initialization process of the base class parent::__construct(); } public function append($value) { if (!($value instanceof Tipo)) { throw new Exception("invalid input"); } parent::append($value); } public function offsetSet($index, $newval) { if (!($newval instanceof Tipo)) { throw new Exception("invalid input"); } parent::offsetSet($index, $newval); } public function exchangeArray($input) { if (!is_array($input)) { return false; } foreach ($input as $value) { if (!($value instanceof Tipo)) { return false; } } parent::exchangeArray($input); } } $lista = new ArrayTipo(); Edited June 15, 2013 at 02:35 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
yoda Posted June 15, 2013 at 06:39 PM Report #513160 Posted June 15, 2013 at 06:39 PM Não tenho a certeza de ter entendido a pergunta, mas .. public function __set(Teste $obj) {} before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
taviroquai Posted June 15, 2013 at 07:46 PM Author Report #513174 Posted June 15, 2013 at 07:46 PM Ya happy com isso garanto que só adiciono itens do tipo Tipo... e com isto garantia o type hint ao devolver: /** * @return Tipo */ public function getItemLista1($offset) { return $this->lista1[$offset]; } @yoda, sim... dessa forma posso forçar a inserção de elementos só dessa class... Mas lá está... teria que criar métodos específicos para cada lista... Pois se não houver outra forma tenho que criar estes 2 métodos... o método para inserir e o método para obter o item...
PeterS Posted June 16, 2013 at 11:33 PM Report #513288 Posted June 16, 2013 at 11:33 PM (edited) <?php /** * @author Pedro Gouveia Sousa */ class Tipo { private $id; function __construct($id) { $this->id = $id; } public function getId() { return $this->id; } } class TipoA extends Tipo { function __construct($id) { parent::__construct($id); } } class TipoB extends Tipo { function __construct($id) { parent::__construct($id); } } class Teste { private $nome = "Class Test"; public function getNome() { return $this->nome; } private $lista = []; public function getLista() { return $this->lista; } public function addTipo (Tipo $novoTipo) { // só objectos da class TIPO $this->lista[] = $novoTipo; } public function getObjecto ($elemento) { return $this->lista[$elemento]; } public function getClass($elemento) { return get_class($elemento); } } $teste = new Teste("IDTeste"); $umTipo = new TipoA("IDTipoA"); $outroTipo = new TipoB("IDTipoB"); $aindaOutroTipo = new Tipo("Sou 'parent' mas sou um tipo tambem.."); if ($teste->getClass($umTipo) == 'TipoA') // aqui escolhes a classe..se é da class X adiciona. $teste->addTipo($umTipo); $teste->addTipo($outroTipo); // aqui não há nenhuma condicao, 'entra' tudo... $teste->addTipo($aindaOutroTipo); foreach($teste->getLista() as $objecto) { echo "Sou do {$teste->getClass($objecto)}"; echo " e tenho o ID: " . $objecto->getId() . "<br>"; } echo '<pre>'; print_r($teste->getLista()); Pelo que percebi é isso que queres... =) Edited June 17, 2013 at 01:07 AM by PeterS
PeterS Posted June 17, 2013 at 12:07 AM Report #513290 Posted June 17, 2013 at 12:07 AM (edited) Não sei qual o IDE que usas mas para o netbeans para forçar a aparecer os métodos da class faço assim. Por exemplo para usar os métodos da class PDO: /*** @var PDO $conn */ public static $conn = NULL; O IDE sabe que a variável $conn pertence à class PDO e sempre que usares $conn->, o IDE dá-te os métodos do PDO. Também podes fazer com a variável teste acima descrito .... ATENÇÃO: Funciona no Netbeans à buereré, agora nos outros desconheço... Edited June 17, 2013 at 01:30 AM by PeterS
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 04:42 AM Report #513299 Posted June 17, 2013 at 04:42 AM Pelo que percebi é isso que queres... =) não. isto: $lista[] = 34; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = 'sf'; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = true; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = new Tipo(); /* ok */ IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
PeterS Posted June 17, 2013 at 05:07 AM Report #513302 Posted June 17, 2013 at 05:07 AM Não estou a perceber bem, pegando no meu exemplo, no array lista[] ter qualquer tipo de dados, string, objectos e ver de que tipo é que são?
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 05:16 AM Report #513303 Posted June 17, 2013 at 05:16 AM não ter uma array que só aceite um tipo de dados bem definido IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
PeterS Posted June 17, 2013 at 02:54 PM Report #513387 Posted June 17, 2013 at 02:54 PM E então não pode porque? No array em cima, o array tem tipo bem definidos..... TipoA, TipoB, etc..., e é aceite porque TipoA é de determinado Tipo. Até podes criar a class String, boolean etc... e usar o type hint na chamada do parametro da funcão como está em cima...
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 03:56 PM Report #513403 Posted June 17, 2013 at 03:56 PM 1º - o que tens não é um array, é uma classe. 2º - lê bem o que OP escreveu: Existe em PHP algo recente que também permita definir assim um array? ele pediu um array, é porque necessita de uma array. e como disse a tua solução não é um array é uma classe convencional !!! se te desses ao trabalho de ler tanto o código que apresentei assim com ler o código de exemplo : $lista[] = 34; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = 'sf'; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = true; /* erro : tipo de dados não aceite */ $lista[] = new Tipo(); /* ok */ verias que o que está a ser criado é uma classe (não existe outra forma, sem usar classes), mas com o interface de um array que só aceita o tipo de dados pedido pelo OP. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
PeterS Posted June 17, 2013 at 04:36 PM Report #513414 Posted June 17, 2013 at 04:36 PM Estamos todos aqui para aprender, mesmo com alguns anos nisto, pelo menos eu. Eu li mais de 40 vezes tudo o que foi aqui falado, não há necessidade de falares assim, aliás eu meti até mais código que tu e tive a amabilidade de andar a me preocupar com o problema dele e até sou novo aqui no fórum. Em PHP, um array pode ter TODOS os tipos que quisermos, e no problema que ele falou, ele pode verificar qualquer que seja o tipo de dados existente no array! No problema do jovem que abriu o topico e ainda não falou, o indexed array pode estar assim: lista[0] = 10; lista[1] = "10"; lista[2] = true; lista[3] = "TipoA object"; lista[4] = "TipoB object"; lista[5] = "Seja o que for object"; Neste caso, é tirar o (Tipo $umTipo) na classe teste, e fica ($umTIpo), e podemos testar se é string, numero, boolean, array, objecto do TipoA, TipoB, e ele pode testar qual é o tipo de elemento que está no array e depois fazer o que quiser... $lista[] = 34; /* ok */ $lista[] = 'sf'; /* ok */ $lista[] = true; /* ok */ $lista[] = new Tipo(); /* ok */ $lista[] = new sadfdsfjdslfsdjlfdslj(); /* ok */ Para o problema que o jovem falou(ele comentou o código), é isso que ele quer...um array não tem que ter só inteiros ou strings associadas, pode ter qualquer tipo.
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 04:41 PM Report #513419 Posted June 17, 2013 at 04:41 PM volta a ler o post original : Existe alguma forma mais recente de "forçar" o tipo (class) de elemento de uma lista? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
yoda Posted June 17, 2013 at 04:49 PM Report #513423 Posted June 17, 2013 at 04:49 PM @taviroquai, manda aí o contexto da pergunta. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
PeterS Posted June 17, 2013 at 04:51 PM Report #513424 Posted June 17, 2013 at 04:51 PM Sim pode, neste caso: public function addTipo (Tipo $novoTipo) { // só objectos da class TIPO $this->lista[] = $novoTipo; } Força a que o elemento seja do Tipo "Tipo". TipoA e TipoB são subclasses de Tipo.
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 04:54 PM Report #513427 Posted June 17, 2013 at 04:54 PM e voltamos novamente à questão : o que tens é uma classe e não um array (ou algo com um interface de um array) Existe em PHP algo recente que também permita definir assim um array? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
PeterS Posted June 17, 2013 at 05:00 PM Report #513437 Posted June 17, 2013 at 05:00 PM Não devo estar a perceber, peço desculpa se estou a ser chato. Então entrava como parametro em vez do objecto da class Tipo, o parametro era um array e nesse array tinha elementos de vários tipos? E depois ele testava os tipos desses elementos?
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 05:06 PM Report #513439 Posted June 17, 2013 at 05:06 PM bem .. não queria chegar a isto, mas vai ter que ser Existe em PHP algo recente que também permita definir assim um array? http://php.net/manual/en/language.types.array.php o que é um array ? como interages com um array ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
PeterS Posted June 17, 2013 at 05:17 PM Report #513442 Posted June 17, 2013 at 05:17 PM Porque não dizes tudo de uma vez ? Um array é um conjunto de elementos, por exemplo, no mundo real, o array mochila pode ter livros, canetas, etc. Interagir com um array posso interagir de várias formas....(foreach, each, while, for)
HappyHippyHippo Posted June 17, 2013 at 05:47 PM Report #513447 Posted June 17, 2013 at 05:47 PM um array tem métodos ? podes definir métodos de um array ? podes fazer o seguinte num array ? $lista->addTipo(new Tipo()); IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts