Jump to content

Pequena ajuda para iniciantes em ambiente com formularios

Recommended Posts

Posted

Boas malta,

Precisava de uma pequena ajuda em C# em ambiente de formularios. Eu não tenho muita pratica neste ambiente, ja fiz alguns programas onde estudo mas foi em console.

a minha duvida é a seguinte, tenho que fazer um codigo que permita o registo de clientes. Já tenho criado a classe cliente. Queria saber como faço para ao clicar num botao, por exemplo o nome do cliente que tenho escrito em determinada textbox passar para a propriedade da classe que guarde o nome para os clientes

cumps

Posted

Cliente _cliente = new Cliente();
_cliente.Nome = TextBox1.Text;

obrigado pela ajuda,

eu coloquei esse codigo so que a parte do "new Cliente()" fica-me sublinhado a vermelho. sabe-me dizer como devo ter o construtor da classe para que não me de este erro

Posted

public class Cliente

{

public int Codigo { get; private set; }

public string Nome { get; set; }

public string Morada { get; set; }

public Cliente(int cod, string nome, string morada = "")

{

Codigo = cod;

Nome=nome;

}

}

para já tenho so para estes campos referentes aos clientes. digam-me os mais entendidos fazer so com estes campos ou mais é igual, certo?

Posted

A class apenas tem um constructor em que tens de passar o codigo e nome (morada opcional)

Assim, ajustando o codigo do legd1991, pode ser algo assim

Cliente _cliente = new Cliente(1, TextBox1.Text);
Posted

A class apenas tem um constructor em que tens de passar o codigo e nome (morada opcional)

sim a morada esta como opcional. sendo opcional dentro do contrutor tenho que ter Morada=morada; ou não é necessario uma vez que é opcional?

Posted

eu ja coloquei este codigo e está a funcionar, tenho agora outro problema, eu queria que estes dados que estou a guardar desse para serem vistos num outro formulario atraves de uma listbox, mas assim como tenho deve-me depois nesse formulario dar erro

Posted

Como é que estás a preencher a listbox?

Deve ser algo assim:

listBox1.Items.Add(_cliente.Nome);

No entanto, é aconselhavel fazeres de outra maneira, adicionar o próprio objecto (facilita para depois leres os dados do cliente selecionado).

Para isso, adicionas na class do cliente, indicação do que deve retornar quando a class é convertida para string

public class Cliente
{
  // ...

// Indicar que quando converte a class para string, deve retornar o nome do cliente
  public override string ToString()
  {
  return(Nome);
  }

// resto da class

Depois podes adicionar o objecto à lista assim:

listBox1.Items.Add(_cliente);

Para depois leres o cliente selecionado na lista, podes usar algo assim;

// Confirmar que existe um item selecionado
if(listBox1.SelectedIndex>=0)
{
  // Ler object selecionado, fazendo o cast para Cliente
  Cliente _clienteSelecionado=(Cliente)listBox1.SelectedItem;

// ...
}
Posted

essa parte de codigo para adicionar à listbox coloco quando o form é aberto?? o que eu pretendo é ter um formulario onde tenho varias textbox onde introduzo os dados e ao clicar no botao para guardar ele passe os dados para a classe(esta parte ja fiz) e queria noutro formulario ao abrir parecer na listbox a listagem de todos os dados que tenho na classe. n sei se sera esta a melhor opção, mas como tambem nao percebo muito disto parece ser

Posted

Entao tens um formulario para preencher os dados dos clientes, em que tens 2 botoes: um para adicionar os dados ao cliente e outro para abrir um novo form com a listbox dos clientes introduzidos?

Indo por partes, podes fazer mais ou menos estes passos:

- No form 1 tens as textboxs para preencher os dados do cliente, e crias também uma lista onde vais guardar os clientes adicionados. Algo assim:

public partial class Form1 : Form
{
  public class Cliente
  {
  //...
  }
  // Criar uma lista para guardar os clientes
  List<Cliente> listaClientes = new List<Cliente>();
  // Guardar o proximo codigo unico do cliente
  int ProximoCodigo=1;

// ...

// No evento do click do botão adicionar
  private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
  {
  // Crias um novo objecto do cliente e preenches os dados das textboxs
  // No primeiro parametro, utiliza o contador atual
  Cliente _cliente=new Cliente(ProximoCodigo, txtNome.Text, txtMorada.Text);

// Adicionas o novo cliente à lista
  listaClientes.Add(_cliente);

// Incrementa o código a usar no proximo cliente
  ProximoCodigo++;

// Podes limpar os dados para um novo cliente
  txtNome.Text="";
  txtMorada.Text="";
  }

// No evento do click do botão para abrir o form que tem a listbox
  private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
  {
  // Crias um novo objecto do tipo do form2
  Form2 form2=new Form2();

// Chamas um metodo publico com a lista de clientes a preencher
  form2.PreencheLista(listaClientes);

//
  form2.Show();
  }
}

Depois no form2 (onde tens a listbox), adicionas o metodo para preencher a listbox

public partial class Form2 : Form
{
  // ...

public void PreencheLista(List<Form1.Cliente> listaClientes)
  {
  foreach (Form1.Cliente _cliente in listaClientes)
  }
}
Posted

Depois no form2 (onde tens a listbox), adicionas o metodo para preencher a listbox

public partial class Form2 : Form
{
  // ...

public void PreencheLista(List<Form1.Cliente> listaClientes)
  {
  foreach (Form1.Cliente _cliente in listaClientes)
  }
}

ao fazer este codigo o "Form1.Cliente" a palavra cliente fica sublinhada. isto esta mais complicado do que eu pensava 😄

Posted

Crias a class Cliente a parte sem ser no form1, depois metes assim:

List<Cliente> listaClientes

este codigo é na mesma dentro do form certo?? com o que tenho só me esta a passar para a listbox o nome

Posted

ao fazer este codigo o "Form1.Cliente" a palavra cliente fica sublinhada. isto esta mais complicado do que eu pensava 😄

A class Cliente está criada no Form1, exacto?

E está como publica, como no exemplo?

Posted

eu nem tinha reparado que a classe estava criada no form neste exemplo que mostras-te. eu no meu programa a classe nao esta criada em nenhum form, esta criada À parte

Posted

Acho que vou deixar isto assim, é mais complicado do que pensava. eu ja estou a conseguir passar alguma coisa para o listbox, passa so é o nome o codigo e a morada nao me esta a passar