Jump to content
nando4

Abrir user control dentro de user control

Recommended Posts

nando4

Boas, estou com umas duvidas/problemas acerca dos "panels".

É o seguinte:

- tenho o form principal onde tenho 1 panel e alguns botoes

- quando carrego num botao, o user control respectivo deve aparecer no panel (ate aqui tudo bem)

- no user control que abri tem mais botoes que quando carregar num deles neles deve abrir o respectivo user control no panel (aqui é que estou a ter problemas em descobrir como fazer isto)

//abre o pg_clientes no panel
panel1.Controls.Clear();
pg_clientes oi = new pg_clientes();
panel1.Controls.Add(oi);
oi.Show();

Este é o codigo que estou a usar para abrir os user controls no panel

A ordem pela qual eles devem abrir é a seguinte: Form principal -> Clientes -> Adicionar novo cliente

Dos Clientes para o Adicionar novo cliente nao estou a conseguir porque o objecto panel1 ja nao é reconhecido

Agradeço desde ja qualque ajuda

Cumprimentos

nelsonr

Se pretendes aceder ao panel1 dentro do usercontrol, podes criar lá dentro uma variavel publica do tipo do panel e quando crias o usercontrol passas la para dentro o panel1.

(ou crias uma variavel privada e passas la para dentro por um metodo do usercontrol)

Apesar de achar que o melhor seria o usercontrol mandar o form principal fazer esse trabalho de abrir um novo usercontrol, em vez de abrir ele proprio

nando4

Nao sei se percebi bem o que querias dizer, querias dizer algo assim deste genero?

Form1 principal = new Form1();

principal.panel1.Controls.Clear();
pg_add_cliente oi = new pg_add_cliente();
principal.panel1.Controls.Add(oi);
oi.Show();

nelsonr

No entanto, também podes aceder ao panel1 dentro do usercontrol usando this.parent.

Mas se dentro do usercontrol mandares o panel1 (parent) limpar os controls, vais limpar o próprio usercontrol e depois dá erro.

Podes é, no click no usercontrol, em vez de mandares o panel limpar, escondes o proprio e mostra o novo

this.Hide();
this.Parent.Controls.Add(new UserControl2());

nando4

No entanto, também podes aceder ao panel1 dentro do usercontrol usando this.parent.

Mas se dentro do usercontrol mandares o panel1 (parent) limpar os controls, vais limpar o próprio usercontrol e depois dá erro.

Podes é, no click no usercontrol, em vez de mandares o panel limpar, escondes o proprio e mostra o novo

this.Hide();
this.Parent.Controls.Add(new UserControl2());

Muito obrigado funcionou as mil maravilhas :thumbsup: