Jump to content
andreia

Protocolo MQTT

Recommended Posts

andreia

Bom dia,

Estou a desenvolver uma aplicação em vb.net.

Tenho um site com todas as configurações e funcionalidades.

Em paralelo tenho uma aplicação desenvolvida em android.

Sempre que existe uma actualização no lado do servidor eu necessito de informar o "android" que existem dados novos.

Após várias pesquisas, cheguei a conclusão que deveria usar o protocolo MQTT.

Contudo, a biblioteca é extensa para java e muito reduzida para dotNet.

Existem métodos que necessitava de ter acesso no vb e não consigo aceder a eles, nomeadamente o MqttDeliveryToken.

Alguém já trabalhou com algo parecido? Sabem de algum "sítio" onde se possa encontrar uns exemplos e tirar umas notas?

Obrigado desde já.

Marisa Fernandes

nelsonr

Boas,

nunca trabalhei com MQTT nem android, mas viste se havia outras possibilidades?

Por exemplo, não dava para a aplicação em android estar à escuta numa porta de rede e o servidor abrir ligação ao IP/porta do android e indicar que houve alteração?

Já agora, para histórico, post relacionado

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/59846-comunicacao-entre-servidor-e-app-android/

Edited by nelsonr

andreia

sm explorei várias possibilidades. Mas muitas delas necessitam de uma ligação internet e eu só tenho disponivel intranet.

No que sugeres existe a possibilidade de eu trabalhar offline?

nelsonr

Depois de responder é que vi no outro tópico que pretendes trabalhar offline.

No exemplo que dei, o servidor precisa contactar com o android pelo IP. Mas podia fazer que caso não encontrasse, tentasse mais tarde.

Ou então o contrário, o android de X em X tempos contactava com o servidor para ver se havia alterações.

andreia

Essa foi a minha primeira abordagem, o android de x em x tempo contactar com o servidor. Mas isto trás várias desvantagens. A nivel de bateria dos tablet e a ocupação de rede. Pois a aplicação irá ser utilizada por certa de 100 utilizadores que podem estar todos ligados ao memso tempo.