Jump to content
Angela_Santos

Página Seguinte Página Anterior

Recommended Posts

Angela_Santos

<?php
 $pagina=0;

$pagina=(int)$_REQUEST['pagina'];
 $registosPorPagina=(int)$_REQUEST['produto_id'];

$sql="select * from tabela order by indice limit " . $pagina * $registosPorPagina - $registosPorPagina - 1 . "," . $registosPorPagina;

print "Página Anterior";
 print "<a href='" . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?NumRegistos=5&pagina=" . $pagina+1 . "'>Página Seguinte</a>";

?>

Eu tenho este código que deveria de me passar para a página seguinte e anterior, mas não o faz apresenta-me escrito isto:

Notice: Undefined index: pagina in C:\xampp\htdocs\site_callang\pag1.php on line 138

Notice: Undefined index: produto_id in C:\xampp\htdocs\site_callang\pag1.php on line 139

Página Anterior1'>Página Seguinte

Não sei como colocar a funcionar bem.

Edited by yoda

Dannyps
$_REQUEST é uma array associativa que por padrão contém informações de $_GET, $_POST and $_COOKIE. Ora, se está a dar esses dois erros é porque esses índices(pagina e produto_id) não foram definidos nem com get, nem post, nem sob a forma de cookies. Se tentar abrir a página com o extra ?pagina=x&produto_id=y, teoricamente funcionará.

yoda

Experimenta assim (não sei o contexto a que isto se aplica, mas deve funcionar) :

<?php

# pagina corrente, se nao estiver definida no request o valor defeito é zero
$pagina = array_key_exists('pagina', $_REQUEST) ? (int) $_REQUEST['pagina'] : 1;

# numero de registos por pagina, se nao estiver definido no request o valor defeito é 10
$registosPorPagina = array_key_exists('NumRegistos', $_REQUEST) ? (int) $_REQUEST['NumRegistos'] : 10;

# o comando LIMIT tem 2 parâmetros, vamos tratar deles fora da string $sql
$offset = $pagina > 1 ? ($pagina * $registosPorPagina - $registosPorPagina) : 0;
$limit = $registosPorPagina;

$sql = "SELECT * FROM tabela ORDER BY indice LIMIT $offset, $limit";

$anterior = $pagina > 1 ? $pagina - 1 : 1;
$seguinte = $pagina + 1;

print "<a href='" . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?NumRegistos=5&pagina=" . $anterior . "'>Página Anterior</a>";
print "<a href='" . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?NumRegistos=5&pagina=" . $seguinte . "'>Página Seguinte</a>";

?>

Edited by yoda
  • Vote 1

Angela_Santos

Muito Obrigado já está a funcionar, é para um site que tem várias páginas de produtos.

A vossa ajuda foi preciosa

yoda

Vais ter de aplicar ainda um procedimento : A lista que vais obter da base de dados tem um limite de registos, e acontece caso vás clicando continuamente na página seguinte que a query a uma certa altura não devolva registos, pois o offset já está fora do limite. Para resolveres isto, basta contares o número de registos que existem na base de dados numa segunda query.

Aqui está um exemplo da query (devolve o campo "n" como total de registos) :

$sql = "SELECT COUNT(*) AS n FROM tabela";

Edited by yoda
  • Vote 1