Devexz Posted June 11, 2013 at 10:02 PM Report #512159 Posted June 11, 2013 at 10:02 PM (edited) Boas, Eu usava o notepad++ com windows, mas agora tive que mudar para linux. O problema é que no sistema operativo do pinguim o notepad++ não dá. Algum editor de texto para linux que vocês usem e que seja MUITO bom? Cumps. Edited June 11, 2013 at 10:03 PM by Devexz Contador de calorias: caloriaspordia.com
Rui Carlos Posted June 11, 2013 at 10:05 PM Report #512160 Posted June 11, 2013 at 10:05 PM Vim ou Emacs. São do melhor que pode haver, embora possam ter uma curva de aprendizagem não muito favorável. Para o Vim, podes começar com o vimtutor (comando do terminal que normalmente fica disponível com o Vim). Rui Carlos Gonçalves
HappyHippyHippo Posted June 11, 2013 at 10:18 PM Report #512163 Posted June 11, 2013 at 10:18 PM eu uso o sublime text 2, mas deves gostar mas dos grátis ... talvez IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
polska Posted June 11, 2013 at 11:22 PM Report #512182 Posted June 11, 2013 at 11:22 PM Epah eu uso o gedit que vem como "default", pelo menos no ubuntu, e nunca tive problemas.. Tens syntax highlighting, podes configurar a tabulação e outras preferências, etc etc.. Serve-me bastante bem 👍 Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
Devexz Posted June 12, 2013 at 12:59 PM Author Report #512319 Posted June 12, 2013 at 12:59 PM o gedit é o que uso actualmente, mas não é assim tão bom quanto o notpadd++. Bem vou quase todos para ver o melhor para mim. obrigado a todos pelas vossas sugestões. Contador de calorias: caloriaspordia.com
pwseo Posted June 12, 2013 at 05:08 PM Report #512440 Posted June 12, 2013 at 05:08 PM Gosto bastante do vim e do emacs (utilizo o vim). Uma vez que és iniciado, recomendo-te o Sublime Text 2 (que o HappyHippyHippo já referiu). É o único que me lembro que me parece valer a pena além dos que já referi. Bónus: o Sublime Text 2 também funciona nos sistemas operativos mais utilizados, por isso só precisas de um editor de texto 🙂 (o vim e o emacs também, claro, mas há que considerar a curva de aprendizagem). Caso estejas disposto a perder algum tempo, pega no vim ou no emacs. São mesmo porreiros! (especialmente o vim xD)
Devexz Posted June 12, 2013 at 08:37 PM Author Report #512464 Posted June 12, 2013 at 08:37 PM pelo que tive a ver, o vim parece que muita gente aconselha, dá para editar directamente um ficheiro pelo ftp com o vim, tal como dá no notepad++? Contador de calorias: caloriaspordia.com
pwseo Posted June 12, 2013 at 08:38 PM Report #512465 Posted June 12, 2013 at 08:38 PM Sim. Mas tem uma curva de aprendizagem bastante íngreme, como já foi dito.
Dr_Lion Posted September 18, 2013 at 08:52 AM Report #524960 Posted September 18, 2013 at 08:52 AM Eu uso o que aparece a mão para criar ficheiros novos e escrever umas linhas de texto, mas se for para programar por exemplo, ou ficheiros com muitas linhas, se tiveres que fazer comparações de ficheiros, vim ou sublime text2. Como já disseram no sublime é sempre a andar para a frente, tem umas cores diferentes mas até acho agradáveis, quando se está 6h seguidas ao computador o branco habitual (pk até no gedit dá para meter esquema com fundo cinzento) cansa os olhos. O vim tens a vantagem de editares um ficheiro de qualquer lado, todos os pcs têm vim, a questão de alguns caracteres especiais ou teclados podem dar problemas, e os atalhos de copiar, colar, procurar etc que ao início e até te habituares vais andar ás aranhas.. Costumo usar mais o vim quando preciso de edição remota para poucas linhas. Ou então faço o donwload upload do ficheiro e edito na minha máquina.
pwseo Posted September 18, 2013 at 02:36 PM Report #525027 Posted September 18, 2013 at 02:36 PM (edited) (...) todos os pcs têm vim (...) Isto não é bem verdade. Todos os PCs *nix têm o vi, que é muito mais limitado que o vim. São editores de texto radicalmente diferentes em termos de capacidades, mas têm o básico dos básicos em comum. Edited September 18, 2013 at 02:37 PM by pwseo
Virneto Posted September 18, 2013 at 02:53 PM Report #525030 Posted September 18, 2013 at 02:53 PM Boas, Eu usava o notepad++ com windows, mas agora tive que mudar para linux. O problema é que no sistema operativo do pinguim o notepad++ não dá. Algum editor de texto para linux que vocês usem e que seja MUITO bom? Cumps. Eu fiz a transição para o 'pinguím' já noano passado e esta foi precisamente a grande desilusão que tive. E continuo com saudades do np++. mas depois de andar meio perdido fiquei-me pelo Gedit 'quitado'! Ficou uma máquina!!! Pões, se ainda não, o Gedit e depois vês plugins tipo isto: [https://wiki.gnome.org/GeditPlugins] ou isto [http://www.makeuseof.com/tag/top-plugins-to-extend-and-make-gedit-a-more-useful-text-editor-linux/]. No início instalei-os todos e depois fui selecionando apenas os que melhoram a produtividade. Se não gostares do Gedit vê o Geany. Também gostei dele. Com base nos comentários que aqui ficaram, no futuro hei-de dar mais uma oportunidade ao vim, ou descobrir emacs :PHave fun! "Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Linuxando.com | ...
eatg75 Posted September 19, 2013 at 01:36 AM Report #525106 Posted September 19, 2013 at 01:36 AM Eu recomendaria o Emacs, que e e sera sempre o melhor editor de texto alguma vez escrito, o problema do Emacs e a sua curva de aprendizagem e bastante acentuada, o que levera algum tempo ate tirares proveito das principais funcionalidaes do editor. Um dos problemas que encontrei quando comecei a usar o Emacs e a nomenclatura (ele utiliza muitos coceitos da Lisp Machine), primeiro tive que me familiarizar com a sua giria para poder de ler a manual e perceber as coisas. Um outro ponto forte do Emacs e a personalizacao! Para personalizares o editor escreves codigo, o editor e programavel atraves do Elisp que um dialeto do Lisp, atraves da personalizacao do Emacs apaixonei-me pelo Lisp e hoje ela esta entre as 10 linguagens de programacao que mais gosto. O Emacs torna a edicao de texto bem engracada. Se estivers interessado instalas a versao 24.x e para leres o tutorial caregas C-h t (onde C refere-se a tecla Control, primeiro carregas em Control+h em simultaneo e largas as teclas e depois carregas na tecla t). Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him. Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see. Moqorro's dark eyes seemed to shine. Moqorro - I see dragons.
pwseo Posted September 19, 2013 at 01:46 PM Report #525163 Posted September 19, 2013 at 01:46 PM (edited) Eu recomendaria o Emacs, que e e sera sempre o melhor editor de texto alguma vez escrito, o problema do Emacs e a sua curva de aprendizagem e bastante acentuada (...) Por acaso achei o emacs bastante mais intuitivo que o vim (o próprio elisp é uma linguagem mais madura que o vimscript). O problema do emacs (para mim) foi a sua sintaxe para expressões regulares -- quando a comparamos com a utilizada em perl ou até mesmo no vim, até dá vontade de chorar (e escrever elisp com regex no código? ouch). Tirando isso, é um editor bastante bom, com uma curva de aprendizagem bastante confortável (no que diz respeito aos básicos da edição de texto). Edited September 19, 2013 at 01:47 PM by pwseo
Recommended Posts