Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas,

Eu usava o notepad++ com windows, mas agora tive que mudar para linux. O problema é que no sistema operativo do pinguim o notepad++ não dá.

Algum editor de texto para linux que vocês usem e que seja MUITO bom?

Cumps.

Edited by Devexz

Contador de calorias: caloriaspordia.com

Posted

Epah eu uso o gedit que vem como "default", pelo menos no ubuntu, e nunca tive problemas.. Tens syntax highlighting, podes configurar a tabulação e outras preferências, etc etc.. Serve-me bastante bem 👍

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Gosto bastante do vim e do emacs (utilizo o vim).

Uma vez que és iniciado, recomendo-te o Sublime Text 2 (que o HappyHippyHippo já referiu). É o único que me lembro que me parece valer a pena além dos que já referi. Bónus: o Sublime Text 2 também funciona nos sistemas operativos mais utilizados, por isso só precisas de um editor de texto 🙂 (o vim e o emacs também, claro, mas há que considerar a curva de aprendizagem).

Caso estejas disposto a perder algum tempo, pega no vim ou no emacs. São mesmo porreiros! (especialmente o vim xD)

• 3 months later...
Posted

Eu uso o que aparece a mão para criar ficheiros novos e escrever umas linhas de texto, mas se for para programar por exemplo, ou ficheiros com muitas linhas, se tiveres que fazer comparações de ficheiros, vim ou sublime text2.

Como já disseram no sublime é sempre a andar para a frente, tem umas cores diferentes mas até acho agradáveis, quando se está 6h seguidas ao computador o branco habitual (pk até no gedit dá para meter esquema com fundo cinzento) cansa os olhos. O vim tens a vantagem de editares um ficheiro de qualquer lado, todos os pcs têm vim, a questão de alguns caracteres especiais ou teclados podem dar problemas, e os atalhos de copiar, colar, procurar etc que ao início e até te habituares vais andar ás aranhas..

Costumo usar mais o vim quando preciso de edição remota para poucas linhas.

Ou então faço o donwload upload do ficheiro e edito na minha máquina.

Posted (edited)

(...) todos os pcs têm vim (...)

Isto não é bem verdade. Todos os PCs *nix têm o vi, que é muito mais limitado que o vim. São editores de texto radicalmente diferentes em termos de capacidades, mas têm o básico dos básicos em comum.

Edited by pwseo
Posted

Boas,

Eu usava o notepad++ com windows, mas agora tive que mudar para linux. O problema é que no sistema operativo do pinguim o notepad++ não dá.

Algum editor de texto para linux que vocês usem e que seja MUITO bom?

Cumps.

Eu fiz a transição para o 'pinguím' já noano passado e esta foi precisamente a grande desilusão que tive. E continuo com saudades do np++.

mas depois de andar meio perdido fiquei-me pelo Gedit 'quitado'! Ficou uma máquina!!!

Pões, se ainda não, o Gedit e depois vês plugins tipo isto: [https://wiki.gnome.org/GeditPlugins] ou isto [http://www.makeuseof.com/tag/top-plugins-to-extend-and-make-gedit-a-more-useful-text-editor-linux/].

No início instalei-os todos e depois fui selecionando apenas os que melhoram a produtividade.

Se não gostares do Gedit vê o Geany. Também gostei dele.

Com base nos comentários que aqui ficaram, no futuro hei-de dar mais uma oportunidade ao vim, ou descobrir emacs :PHave fun!

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Posted

Eu recomendaria o Emacs, que e e sera sempre o melhor editor de texto alguma vez escrito, o problema do Emacs e a sua curva de aprendizagem e bastante acentuada, o que levera algum tempo ate tirares proveito das principais funcionalidaes do editor. Um dos problemas que encontrei quando comecei a usar o Emacs e a nomenclatura (ele utiliza muitos coceitos da Lisp Machine), primeiro tive que me familiarizar com a sua giria para poder de ler a manual e perceber as coisas. Um outro ponto forte do Emacs e a personalizacao! Para personalizares o editor escreves codigo, o editor e programavel atraves do Elisp que um dialeto do Lisp, atraves da personalizacao do Emacs apaixonei-me pelo Lisp e hoje ela esta entre as 10 linguagens de programacao que mais gosto. O Emacs torna a edicao de texto bem engracada. Se estivers interessado instalas a versao 24.x e para leres o tutorial caregas C-h t (onde C refere-se a tecla Control, primeiro carregas em Control+h em simultaneo e largas as teclas e depois carregas na tecla t).

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Posted (edited)
Eu recomendaria o Emacs, que e e sera sempre o melhor editor de texto alguma vez escrito, o problema do Emacs e a sua curva de aprendizagem e bastante acentuada (...)

Por acaso achei o emacs bastante mais intuitivo que o vim (o próprio elisp é uma linguagem mais madura que o vimscript). O problema do emacs (para mim) foi a sua sintaxe para expressões regulares -- quando a comparamos com a utilizada em perl ou até mesmo no vim, até dá vontade de chorar (e escrever elisp com regex no código? ouch).

Tirando isso, é um editor bastante bom, com uma curva de aprendizagem bastante confortável (no que diz respeito aos básicos da edição de texto).

Edited by pwseo