Jump to content
surfistacool

[Resolvido] Erros PHP

Recommended Posts

surfistacool

Boas,

Sou o Zé, inscrevi-me hoje porque necessito de ajuda. Já sigo alguns posts à bastanto tempo mas apenas hoje resolvi registar visto estar com problemas e ter pouco tempo de sobra!

Ora bem, estou a fazer um site em PHP, e estou com alguns erros, como no login.

No campo login, quando o utilizador insere dados que não constam na BD, o site rebenta...

"Notice: Undefined variable: cargo in C:\wamp\www\mst_site\mst_site\login1.php on line 26"
"Notice: Undefined variable: cargo in C:\wamp\www\mst_site\mst_site\login1.php on line 30"

Deixo o php c/Ligação à BD (login1.php), penso não ser necessário a colocação dos outros dois visto os erros indicarem esta página:

<?php
$a=$_POST["t1"];
$b=$_POST["t2"];
if($a!="" && $b!==""){
$site="localhost";
$user="root";
$pass="";
$bd="mst";
$liga=mysql_connect("$site","$user", "$pass");
if(!mysql_select_db("$bd")) {
echo "Base de Dados Indisponivel.";
}
$sql="select * from utilizador where email ='$a'";
$resultado=mysql_query($sql, $liga);
$num=mysql_num_rows($resultado);

if($resultado) {
while($registo=mysql_fetch_array($resultado)){
$cargo=$registo["id_cargo"];
$email=$registo["email"];
$password=$registo["password"];
$idu=$registo["id"];
}
}
if($cargo==1 && $b==$password) {
$_REQUEST['a']=$idu;
include("login_user.php");

} elseif($cargo==2 && $b==$password) {
$_REQUEST['a']=$idu;
include("login_admin.php");
} else{
include("index.php");
echo "<script>alert('Password errada!')</script>";
}
}else {
include("index.php");
echo "<script>alert('Insira os dados!')</script>";
}
?>

Ele nos erros queixa-se da linha 26 e 30, as quais onde menciono os cargos. O cargo 1 (cliente) e o cargo 2 (admin).

Já li e voltei a ler, mas nem sei se é das directas que tenho em cima, se é do código...

Cumprimentos,

José Simões

Edited by yoda

yoda

Isso não é um erro, é um Notice, que apenas te Notifica que existe alguma incongruência no código que "pode" fazer com que ele apresente resultados inesperados. No teu caso está a avisar-te que a variável não existe. Experimenta imprimir o valor de $registo["id_cargo"] assim que entras no while()

surfistacool

Boa tarde!

Obrigado pela ajuda pessoal, realmente simplesmente defini o cargo com valor 0 e bombou logo :cheesygrin:

Às vezes estas coisinhas pequeninas é que me dão cabo da cabeça ahah

Peço desculpa pelo tópico repetido, mas mal isso aconteceu eu enviei uma mensagem a um moderador para eliminar um dos posts.

Cumprimentos,

José Simões

Devexz

Não percebo como é que atribuir um valor fixo a uma variável que supostamente era dinâmica resolve o problema.

Isso é porque dentro do while não recebia nada da query ficando a variável indefinida, logo no if íamos receber esse tal notice.

Mas agora como ele definiu a váriável em causa antes do ciclo, se a query não retornar nada, ele fica com o valor fixo :D , o default.

Agora em termos de lógica, alguma coisa há de correr mal, agora imaginemos que à segunda vez a query não retorna nada, o valor da variável ficaria o último que lhe foi atrubuído, se é que me fiz entender :D

Edited by Devexz

Contador de calorias: caloriaspordia.com

HappyHippyHippo

Isso é porque dentro do while não recebia nada da query ficando a variável indefinida, logo no if íamos receber esse tal notice.

Mas agora como ele definiu a váriável em causa antes do ciclo, se a query não retornar nada, ele fica com o valor fixo :D , o default.

o que o @yoda quis dizer foi :

- "o que é que um penso rápido resolve uma perna fracturada ?"

ao primeiro uso da perna partida vais sentir a dor agoniante de não ter uma tala/gesso.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

nelsonr

O problema estava que a variavel era definida dentro de um ciclo, o que faz com que ao sair do ciclo, seja destruida.

Ao definir lá em cima, o scope da variavel fica geral, ou seja, fica disponível quando entra no ciclo while e quando sai

Devexz

o que o @yoda quis dizer foi :

- "o que é que um penso rápido resolve uma perna fracturada ?"

ao primeiro uso da perna partida vais sentir a dor agoniante de não ter uma tala/gesso.

ah lol, my fault. :D

O problema estava que a variavel era definida dentro de um ciclo, o que faz com que ao sair do ciclo, seja destruida.

Ao definir lá em cima, o scope da variavel fica geral, ou seja, fica disponível quando entra no ciclo while e quando sai

seja destruída? acho que não é isso que se está a passar... :confused:

nelsonr
seja destruída? acho que não é isso que se está a passar... :confused:

É isso sim. As variaveis existem dentro do scope onde são definidas.

O que acontece é que a variavel deixava de existir mal saia do while.

Depois quando ias consultar, não tinha valor (porque não estava definida).

Ao definires lá em cima, o scope passou a ser geral do ficheiro

HappyHippyHippo

em PHP, um ciclo não cria um scope. o que quer dizer que uma variável instanciada dentro do ciclo não "morre" no fim deste.

o problema do código é muito simples:

if($resultado) {
 while($registo=mysql_fetch_array($resultado)){
   $cargo=$registo["id_cargo"];                 // <-- instanciação da variável "$cargo"
   $email=$registo["email"];
   $password=$registo["password"];
   $idu=$registo["id"];
 }
}
if($cargo==1 && $b==$password) {                 // <-- uso da variável "$cargo"
                                                // o que não faz sentido se $registo for avaliado como falso ou
                                                // o recordset "$resultado" não tiver registos

a solução é simples : se o SQL deu erro ou não devolveu registos é obvio que não se encontra autenticado o que deveria automaticamente ser redireccionado para o script de autenticação.

• Vote 1

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

nelsonr
Experimenta e depois diz o que aconteceu.

Não tenho o PHP instalado, não vou teimar.

Pela informação disponibilizada, parecia ser esse o problema.

Edited by nelsonr

Devexz

Não tenho o PHP instalado, não vou teimar.

Pela informação disponibilizada, parecia ser esse o problema.

Esta lá o link, clica em "Experimenta" :D