mib Posted June 8, 2013 at 11:58 PM Report #511698 Posted June 8, 2013 at 11:58 PM Ola. Precisava da vossa ajuda se fosse possível. Ja configurei uma dropdownlist e agora tenho a dropdownlist com nomes de vários professores. Agora, quando selecciono um dos professores queria que me mostrasse numa datagriedview as disciplinas que o professor dá aulas. Alguém sabe como é que posso fazer isto? Obrigad
nelsonr Posted June 9, 2013 at 12:10 AM Report #511700 Posted June 9, 2013 at 12:10 AM Boas, indo por partes, primeiro tens de reagir ao selecionar de uma opção na dropdownlist. Já tens isso feito? Se não, podes fazer duplo click na dropdownlist para criar o evento "onselectedindexchanged". Depois podes colocar a propriedade de AutoPostBack a true, para que faça o postback quando selecionar um item. Depois no evento vais ter de ler as disciplinas (de base de dados?), filtrando pelo professor escolhido (dropdownlist.selecteditem.value) e adicionar à grelha.
mib Posted June 9, 2013 at 12:21 AM Author Report #511701 Posted June 9, 2013 at 12:21 AM sim estou a usar a base de dados oracle. até agora ainda só consegui "popular" a dropdownlist com os professores que vêm da minha base de dados. já meti o autopostback a true como disseste. agora para mostrar na gridview não estou mesmo a ver como se faz e não encontro nada na net que me ajude. agradeço desde já a tua resposta!
nelsonr Posted June 9, 2013 at 10:53 AM Report #511716 Posted June 9, 2013 at 10:53 AM Existem várias formas. Por exemplo, podes ler os dados com um DataAdapter e usar preencher uma DataTable, que atribuis à dataSource da gridview. Estás a usar que linguagem? Exemplo em C#: OleDbConnection con = new OleDbConnection("......."); // Coloca aqui a tua connection string OleDbDataAdapter dataAdapter = new OleDbDataAdapter(String.Format("select * from disciplinas where idprofessor={0} ", IDProfessor), con); DataTable table = new DataTable(); dataAdapter.Fill(table); GridView1.DataSource = table; GridView1.DataBind(); É apenas um exemplo, tens de ter em atenção para que o IDProfessor seja inteiro, e não deixar colocar texto para reduzir o risco de SQLInjection.
mib Posted June 9, 2013 at 02:40 PM Author Report #511736 Posted June 9, 2013 at 02:40 PM agradeço imenso a tua resposta. 🙂 já agora estou com outro problema, eu nos computadores da universidade já tinha a dropdownlist com o nome dos professores. agora estou a tentar fazer o mesmo em casa e quando crio uma datasource através da dropdownlist no visual studio não me aparecem as tabelas que pretendo, só aparecem umas tabelas de "JObs, Countries,etc,etc" que nunca criei. e já fiz o download do oracle e criei as tabelas todas na minha conexão aqui de casa. alguém sabe porque será? e esqueci-me de dizer...sim estou a usar c#!
mib Posted June 9, 2013 at 03:00 PM Author Report #511737 Posted June 9, 2013 at 03:00 PM já consegui resolver em vez de escolher a opção "specify columns from a table or view", escolhi a opcao para especificar o comando sql e escrevi o comando que pretendia. Vou agora experimentar o código que me disseste!
mib Posted June 9, 2013 at 03:15 PM Author Report #511740 Posted June 9, 2013 at 03:15 PM isto não está faci!! agora quando executo a página onde tenho o dropdown dá.me um erro de servidor na aplicação. ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified Detalhes da Exceção: System.Data.OracleClient.OracleException: ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified
nelsonr Posted June 9, 2013 at 03:20 PM Report #511743 Posted June 9, 2013 at 03:20 PM Isso parece problema da connection string com a base de dados Oracle.
Recommended Posts