Jump to content

filtar gridview tendo em conta o valor selecionado na dropdownlist

Recommended Posts

Posted

Ola.

Precisava da vossa ajuda se fosse possível.

Ja configurei uma dropdownlist e agora tenho a dropdownlist com nomes de vários professores.

Agora, quando selecciono um dos professores queria que me mostrasse numa datagriedview as disciplinas que o professor dá aulas.

Alguém sabe como é que posso fazer isto?

Obrigad

Posted

Boas,

indo por partes, primeiro tens de reagir ao selecionar de uma opção na dropdownlist.

Já tens isso feito? Se não, podes fazer duplo click na dropdownlist para criar o evento "onselectedindexchanged". Depois podes colocar a propriedade de AutoPostBack a true, para que faça o postback quando selecionar um item.

Depois no evento vais ter de ler as disciplinas (de base de dados?), filtrando pelo professor escolhido (dropdownlist.selecteditem.value) e adicionar à grelha.

Posted

sim estou a usar a base de dados oracle.

até agora ainda só consegui "popular" a dropdownlist com os professores que vêm da minha base de dados.

já meti o autopostback a true como disseste.

agora para mostrar na gridview não estou mesmo a ver como se faz e não encontro nada na net que me ajude.

agradeço desde já a tua resposta!

Posted

Existem várias formas.

Por exemplo, podes ler os dados com um DataAdapter e usar preencher uma DataTable, que atribuis à dataSource da gridview.

Estás a usar que linguagem? Exemplo em C#:

OleDbConnection con = new OleDbConnection("......."); // Coloca aqui a tua connection string
OleDbDataAdapter dataAdapter = new OleDbDataAdapter(String.Format("select * from disciplinas where idprofessor={0} ", IDProfessor), con);
DataTable table = new DataTable();
dataAdapter.Fill(table);
GridView1.DataSource = table;
GridView1.DataBind();

É apenas um exemplo, tens de ter em atenção para que o IDProfessor seja inteiro, e não deixar colocar texto para reduzir o risco de SQLInjection.

Posted

agradeço imenso a tua resposta. 🙂

já agora estou com outro problema, eu nos computadores da universidade já tinha a dropdownlist com o nome dos professores.

agora estou a tentar fazer o mesmo em casa e quando crio uma datasource através da dropdownlist no visual studio não me aparecem as tabelas que pretendo, só aparecem umas tabelas de "JObs, Countries,etc,etc" que nunca criei.

e já fiz o download do oracle e criei as tabelas todas na minha conexão aqui de casa.

alguém sabe porque será?

e esqueci-me de dizer...sim estou a usar c#!

Posted

já consegui resolver em vez de escolher a opção "specify columns from a table or view", escolhi a opcao para especificar o comando sql e escrevi o comando que pretendia.

Vou agora experimentar o código que me disseste!

Posted

isto não está faci!!

agora quando executo a página onde tenho o dropdown dá.me um erro de servidor na aplicação.

ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified

Detalhes da Exceção: System.Data.OracleClient.OracleException: ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified