Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

tenho um exercicio para entregar de AED sobre heaps até amanha e não estou a compreender como o posso resolver. :S

sera que alguem me pode ajudar ?

TPC Extra 2 - Exerccios sobre Heaps

Recorde a materia referente a definicão do tipo abstracto de dados Fila Prioritaria e ao tipo 'Heap' e

reveja as implementacões com representacão vectorial e dinâmica.

1. Implemente, em Java, a operação boolean e_Heap(Int[ ] v) que verifica se um dado array unidimen-

sional (vetor) de inteiros possui a propriedade de 'Heap'.

2. Repita o exerccio anterior mas agora considerando a a implementacão din^amica de 'Heap' usada na

declaração da FilaPrioriHeap2, implementando a operação boolean e_Heap(No h).

3. Quais são, na sua opinião, as principais vantagens / desvantagens entre uma representacão e outra

de 'Heap'?

Obrigado desde já! 🙂

Edited by power2win
Posted

Podes começar por rever a implementação vectorial de uma heap. (E aproveitas para deixares aqui a descrição da mesma, pois assumo que estás a usar a implementação vectorial usual, mas pode não ser o caso.)

Com isso, deves perceber como determinar os filhos de cada nó da heap, o que é meio caminho andado para resolveres a primeira questão. (Assumindo que sabes o que é a "propriedade de heap". Se não sabes, podes encontrá-la aqui.)

PS: Convém explicares os problemas que tens em vez te copiares enunciados. Caso contrário, corres o risco de ver o tópico eliminado.