Jump to content

a referência de objeto não foi definida como uma instância de um objecto

Recommended Posts

Posted

Olá,

Tenho o seguinte código:

OleDbCommand cmd = new OleDbCommand("SELECT top 1 InicInt FROM BlFactManuais where Loja ='" + DropLoja2.SelectedItem.Text + "'and Estado ='Aberto'", conn);
			 OleDbCommand cmd2 = new OleDbCommand("SELECT top 1 FimInt FROM BlFactManuais where Loja ='" + DropLoja2.SelectedItem.Text + "'and Estado ='Aberto'", conn);

Count = (int)cmd.ExecuteScalar();
			 Count2 = (int)cmd2.ExecuteScalar();

cmd.Connection = conn;
			 cmd.ExecuteNonQuery();
			 cmd2.Connection = conn;
			 cmd2.ExecuteNonQuery();
			 conn.Close();

O problema é quando os dois counts vêm sem nada da´-me erro: a referência de objeto não foi definida como uma instância de um objecto.

Se coloco a verificação antes, retorna sempre como null. Se meto dp, dá-me sempre o tal erro.

Como faço a verificação?

Posted (edited)

Provavelmente um desses select não está a retornar nenhum registo, e o ExecuteScalar retorna um objecto com null, e estas a fazer o cast para int.

Edited by nelsonr
Posted

Provavelmente um desses select não está a retornar nenhum registo, e o ExecuteScalar retorna um objecto com null, e estas a fazer o cast para int.

Não está. Como faço para dar uma mensagem a dizer que não existe registos.

Posted

Poes a variavel Count do tipo object. Depois fazes algo assim:

Count = cmd.ExecuteScalar();
if(Count!=null)
{
// Aqui já podes usar o cast para int
}

Isso já tinha feito. Como tinha dito na criação do tópico, quando meto uma mensagem dp dá-me erro. Executa esta linha Count = (int)cmd.ExecuteScalar(); e como vem null passa para o catch

Posted

Isso já tinha feito. Como tinha dito na criação do tópico, quando meto uma mensagem dp dá-me erro. Executa esta linha Count = (int)cmd.ExecuteScalar(); e como vem null passa para o catch

Mas leste o que escrevi?

Não poes o casts ai, só fazes o cast depois de confirmares que a variavel não é null.

Posted

Mas leste o que escrevi?

Não poes o casts ai, só fazes o cast depois de confirmares que a variavel não é null.

Desculpa, com a pressa n reparei bem. Só falta o object antes do Count. 👍