Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

apesar de eu normalmente estar mais ligado a java, comecei agora a trabalhar também com ASP .NET.

Ando a desenvolver uma aplicação web que requer registo por parte dos utilizadores, registo esse que é para ser posteriormente activado por um administrador e depois a conta pode ser utilizada para fazer log in e utilizar a aplicação.

Desenvolvi um formulário de registo com todas as verificações necessárias (e-mail/pass's/etc) e coloco a informação do utilizador logo na BD de utilizadores registados com uma flag que indica que a conta ainda não foi aprovada.

O meu problema é o seguinte, para diversos tipos de utilizadores vou ter diversos links visiveis (e possiveis de utilizar) dependendo do tipo de utilizador, no entanto não sei qual a melhor maneira de fazer isto em asp, li algumas coisas sobre meter uma protecção de "roles" no web.config, no entanto não sei como defino um role de um formulário de registo feito á mão por mim, alguém me sabe ajudar?

Ou então indicar-me outra alternativa ao que quero fazer?

Obrigado desde já

Posted

Death_Knight (já agora eu é mais Druidas 😉), podes utilizar roles, mas terás de criar um provider teu ou tentar arranjar um que já exista de modo a reflectir a tua base de dados.

Eu pessoalmente costumo não utilizar os roles de .Net e controlar toda a parte de autênticação eu mesmo. Há quem diga que é ridículo e que os roles servem para isso, mas eu tenho a tendência de usar aquilo com que me sinto à vontade.

Eu faria uma tabela de DB com os meus próprios roles (ou níveis de permissão, o que lhe quiseres chamar) e associava os utilizadores a esses roles. Ao fazer login (que seria com base numa query à base de dados - aconselho-te vivamente a leres tudo o que encontrares sobre "password encryption with salt" e "user registration security") mostras os dados conforme os roles dos users.

Faz-te sentido?

Abraço.