Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal

Não consigo encontrar informação suficiente na net sobre esta questão:

será que devo colocar um programa em .c noutro "main.c"? Porque os .h são genéricos e queria utilizá-los de forma geral, mas os .c como sendo subdivisões do programa além-funções().

Como faço isso? Porque estou a tentar e, no entanto, não estou a conseguir.

Obrigado desde já

Posted

Acabei por descobrir sozinho. Retirei o main() do ficheiro adicionado.

Pergunto ainda, no entanto, se é boa prática segmentar o programa desta forma, em vez de ter códigos de +200 linhas com funções dispersas.

Posted

Nao, nao é boa pratica segmentar o programa em varios ficheiros de extensao .c e fazer o #include deles.

O que é boa pratica é escrever funcoes relacionadas num ficheiro de extensao .c e o correspondente ficheiro de extensao .h.

Depois ao compilar um programa (um ficheiro com extensao .c e que define a funcao main()) pede-se ao compilador para juntar os ficheiros de extensao .c necessarios.

O que eu faco numa primeira abordagem é imaginar em que grandes areas se divide o problema.

Depois faco um ficheiro de extensao .c e outro de extensao .h para cada area.

Por exemplo, para resolver o problema "Qual é o menor numero primo maior que um numero introduzido pelo utilizador?" eu vejo logo 2 areas: INPUT, NUMEROS PRIMOS.

Entao teria os ficheiros input.c e input.h (para tratar do INPUT), primo.c e primo.h (para tratar do NUMEROS PRIMOS), e o ficheiro problema.c que usa as funcionalidades fornecidas pelos outros.

No fim, para compilar tudo usaria qualquer coisa como

gcc problema.c input.c primo.c -o problema.exe
  • Vote 1

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

porque se compilares os ficheiros separadamente e juntares tudo no linker, este irá se queixar e não concluir o processo de criação do executável.

a razão disso é porque ficam a existir várias instâncias das funções em vários ficheiros objectos, e o linker não sabe qual deles usar em cada ocasião.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p