Jump to content
ppiiaa

Form2 assumir um procedimento conforme escolha na Form1

Recommended Posts

ppiiaa

Boa Tarde a todos.

A ver se alguém me consegue esclarecer neste assunto e ver se me consigo explicar também.

Desde já agradeço.

É o seguinte:

Tenho uma form(Form1) que tem 5 botões. Cada um desses botões deve estar associado a um documento diferente.

Clicando num botão, aparece uma nova form(Form2), que terá duas funções (uma para abrir, outra para imprimir o respectivo documento)

Dim FilePath As String = "<YourFilePath>" & "<YourFileName>" & ".pdf"
Dim Process As System.Diagnostics.Process = New System.Diagnostics.Process
Process.StartInfo.FileName = FilePath
Process.Start()

Dim psi As New ProcessStartInfo
psi.UseShellExecute = True
psi.Verb = "print"
psi.WindowStyle = ProcessWindowStyle.Hidden
psi.FileName = sReport
Process.Start(psi)

É lógico que se eu fizer uma nova form(Form2,Form3,Form4,Form5,Form6) para cada um dos documentos, esse projecto é executado sem qualquer problema. A minha questão é:

É possível só com uma nova form (Form2) abrir ou imprimir o documento correspondente, conforme a acção(documento) escolhida na Form1?

nelsonr

Não sei se percebi bem.

Mas se tens uma form principal (onde estão os botões), podes passar uma referencia para dentro da Form1 por exemplo, e la dentro, quando abres ou imprimes o documento, atualizas informação na form principal.

Depois ao abrires a Form2, passas tambem por referencia a form principal e vais ler a variavel que foi atualizada pela form 1.

ppiiaa

Eu sei que é um pouco confuso.

Agora já fiz com todas aquelas forms... o que pretendo mesmo é aprender mais um pouco, assim para a próxima tenho 1/5 do trabalho :D

Estou a perceber o que queres dizer e vou testar.

No fundo, ficar registado na form1 a minha primeira escolha, e quando faço a acção na form2 ele vai buscar o registo à form1 e assim sabe qual foi o documento que escolhi entre os 5 que havia.

SCosta

Tenho uma dúvida: quando chamas forms, estás a dizer que são páginas diferentes? Passas de uma página para outra?

É que se assim for, estás a complicar algo que será simples. Basta teres um botão que faça postback e aí esconderes as opções e apresentares os 2 botões que queres, com o comportamento desejado.

Sérgio Costa

Realtime Developer Evangelist

@SergioMSCosta

www.realtime.co

nelsonr
Tenho uma dúvida: quando chamas forms, estás a dizer que são páginas diferentes? Passas de uma página para outra?

Deve ser winforms, visto esta secção ser vb.net e no exemplo está a tentar abrir um PDF com o process start. Não estou a ver fazer isso em asp.net

SCosta

Tens razão, até porque ele fala em imprimir. Assumi que seriam páginas pois ele menciona passar de um form para outro após a escolha, o que é ainda mais overkill.

Sérgio Costa

Realtime Developer Evangelist

@SergioMSCosta

www.realtime.co

ruiribeiro

Poderás fazer isso fazendo um overload do construtor do form2, para aceitar um parametro

Form1:

Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click
 'Fazer qualquer coisa
 Dim f1 As New Form2(1)
 f1.Show()
 'Fazer cenas
 Dim f2 As New Form2(2)
 f2.Show()
End Sub

Form2:

Public Sub New(WhatShouldIDo As Integer)
 InitializeComponent()
 Select Case WhatShouldIDo
	 Case 1
		 'Fazer qualquer coisa
	 Case 2
		 'fazer cenas
 End Select
End Sub

Espero ter ajudado

Edited by ruiribeiro

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais